O que é graute?

O que é graute?

30 novembro, 2018

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetivo desse material é solidarizar a armadura e aumentar a capacidade portante.

O para o concreto ou argamassa seja considerado um graute é necessário que:

- Dispense o adensamento, ou seja, possua consistência fluida.

- Atinja altas resistências iniciais e finais;

- Apresente expansão controlada.

O graute possui consistência fluida por causa da composição, por exemplo as britas são de pequena dimensão, em contramão, a quantidade de cimento Portland é cinco vezes superior à da utilização da mistura convencional. Além disso, o graute recebe adição de aditivos superplastificante, usadas para manter o equilíbrio da quantidade de água no traço, sem que haja alterações no desempenho do material.

UTILIZAÇÃO DO GRAUTE

O graute é um dos materiais mais indicados para ser usado juntamente com as estruturas metálicas, pois ele protege-as da corrosão. Esse material também é usado para preencher trincas e fissuras, para preenchimento de blocos de alvenaria estrutural armada e para regularização de superfícies.

TIPOS DE GRAUTE

Normalmente os grautes são de dois tipos: o de base mineral e o de base orgânica.

Graute de base mineral: esse tipo é utilizado principalmente para construções civis, devido ao seu baixo custo. O graute mineral é composto por uma base cimentícia, suas características podem variar conforme o cimento usado para sua produção.

Graute de base orgânica: como seu próprio nome diz, esse graute possui origem orgânica. Geralmente é constituído por resinas epóxi derivadas do petróleo. Esse processo torna o graute orgânico mais caro, por isso só é usado em condições especiais, como obras industriais, injeções e reparos em trincas e fissuras, expostas a altas temperaturas ou submersas.

USE GRAUTE INDUSTRIALIZADO

Os grautes industrializados são melhores que os feitos no canteiro de obras. O graute feito de maneira industrial possui maior resistência, ele já chega pré-misturado, exigindo apenas a adição de água. Além disso, o graute industrializado é uma solução extremamente homogenia, passando por um rigoroso processo de fabricação.

Fonte: Escola da Engenharia e Mapa Obra.

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)