O que é graute?

O que é graute?

30 novembro, 2018

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetivo desse material é solidarizar a armadura e aumentar a capacidade portante.

O para o concreto ou argamassa seja considerado um graute é necessário que:

- Dispense o adensamento, ou seja, possua consistência fluida.

- Atinja altas resistências iniciais e finais;

- Apresente expansão controlada.

O graute possui consistência fluida por causa da composição, por exemplo as britas são de pequena dimensão, em contramão, a quantidade de cimento Portland é cinco vezes superior à da utilização da mistura convencional. Além disso, o graute recebe adição de aditivos superplastificante, usadas para manter o equilíbrio da quantidade de água no traço, sem que haja alterações no desempenho do material.

UTILIZAÇÃO DO GRAUTE

O graute é um dos materiais mais indicados para ser usado juntamente com as estruturas metálicas, pois ele protege-as da corrosão. Esse material também é usado para preencher trincas e fissuras, para preenchimento de blocos de alvenaria estrutural armada e para regularização de superfícies.

TIPOS DE GRAUTE

Normalmente os grautes são de dois tipos: o de base mineral e o de base orgânica.

Graute de base mineral: esse tipo é utilizado principalmente para construções civis, devido ao seu baixo custo. O graute mineral é composto por uma base cimentícia, suas características podem variar conforme o cimento usado para sua produção.

Graute de base orgânica: como seu próprio nome diz, esse graute possui origem orgânica. Geralmente é constituído por resinas epóxi derivadas do petróleo. Esse processo torna o graute orgânico mais caro, por isso só é usado em condições especiais, como obras industriais, injeções e reparos em trincas e fissuras, expostas a altas temperaturas ou submersas.

USE GRAUTE INDUSTRIALIZADO

Os grautes industrializados são melhores que os feitos no canteiro de obras. O graute feito de maneira industrial possui maior resistência, ele já chega pré-misturado, exigindo apenas a adição de água. Além disso, o graute industrializado é uma solução extremamente homogenia, passando por um rigoroso processo de fabricação.

Fonte: Escola da Engenharia e Mapa Obra.

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

• 22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

• 18 de maio de 2018

Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

• 16 de maio de 2018

O que é a norma de desempenho NBR 15575?

Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)

• 15 de maio de 2018

Você sabe o que faz um Tecnólogo em Construção de Edifícios?

O mercado de trabalho pede cada vez mais rapidez na formação profissional, por isso está se tornando muito comum as pessoas optarem por cursos superiores de tecnologia, esses curs(...)

20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)