O que é graute?

O que é graute?

30 novembro, 2018

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetivo desse material é solidarizar a armadura e aumentar a capacidade portante.

O para o concreto ou argamassa seja considerado um graute é necessário que:

- Dispense o adensamento, ou seja, possua consistência fluida.

- Atinja altas resistências iniciais e finais;

- Apresente expansão controlada.

O graute possui consistência fluida por causa da composição, por exemplo as britas são de pequena dimensão, em contramão, a quantidade de cimento Portland é cinco vezes superior à da utilização da mistura convencional. Além disso, o graute recebe adição de aditivos superplastificante, usadas para manter o equilíbrio da quantidade de água no traço, sem que haja alterações no desempenho do material.

UTILIZAÇÃO DO GRAUTE

O graute é um dos materiais mais indicados para ser usado juntamente com as estruturas metálicas, pois ele protege-as da corrosão. Esse material também é usado para preencher trincas e fissuras, para preenchimento de blocos de alvenaria estrutural armada e para regularização de superfícies.

TIPOS DE GRAUTE

Normalmente os grautes são de dois tipos: o de base mineral e o de base orgânica.

Graute de base mineral: esse tipo é utilizado principalmente para construções civis, devido ao seu baixo custo. O graute mineral é composto por uma base cimentícia, suas características podem variar conforme o cimento usado para sua produção.

Graute de base orgânica: como seu próprio nome diz, esse graute possui origem orgânica. Geralmente é constituído por resinas epóxi derivadas do petróleo. Esse processo torna o graute orgânico mais caro, por isso só é usado em condições especiais, como obras industriais, injeções e reparos em trincas e fissuras, expostas a altas temperaturas ou submersas.

USE GRAUTE INDUSTRIALIZADO

Os grautes industrializados são melhores que os feitos no canteiro de obras. O graute feito de maneira industrial possui maior resistência, ele já chega pré-misturado, exigindo apenas a adição de água. Além disso, o graute industrializado é uma solução extremamente homogenia, passando por um rigoroso processo de fabricação.

Fonte: Escola da Engenharia e Mapa Obra.

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

• 22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)