O que é Retrofit ?

O que é Retrofit ?

22 janeiro, 2019

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?

O retrofit surgiu na Europa, continente que possui grande incidência de prédios antigos. Essa palavra não tem uma tradução literal, porém, podemos traduzi-la como “renovar o antigo”, seja realizando reformas ou restaurações, essa técnica visa atualizar velhas construções e torna-las aptas as necessidades atuais, mas sem que elas percam sua excentricidade.

A prática do retrofit logo migrou da Europa para os Estados Unidos, país onde a constituição proibi que prédios e construções antigas sejam derrubadas, pois considera-se que essas estruturas possuem um imenso valor histórico e arquitetônico.

Normalmente as reformas realizadas em construções antigas custam mais do que caro que construir uma edificação do zero, porém, quando o retrofit é bem planejado e executado, ocasiona menores custos com manutenção, aumenta as possibilidades do uso dos espaços e prolonga a vida útil do imóvel.  Além desses benefícios, os prédios que passaram pelo retrofit são muito valorizados, portanto recupera-se rapidamente o valor investido na reforma.

Outra vantagem do retrofit é a recuperação de imóveis abandonados ou em péssimo estado, com o uso dessa técnica essas estruturas podem ser novamente reintegradas na sociedade. A revitalização não se limita em edifícios e construções, ela também pode ser feita em grandes áreas urbanas, com recuperação de parques e espaços públicos.

Por se tratar de estruturas antigas, o retrofit requer tempo e mão de obra especializada. Nesse caso, a supervisão precisa ser mais frequente do que em obras tradicionais. Os arquitetos escolhidos precisam ter conhecimento da legislação, pois existem uma série de normas e documentação que são necessárias para a execução da obra.

As principais etapas do retrofit são: demolição controlada, reforço estrutural, fechamento de acabamentos, modernização das instalações elétricas, telefonia e dados, hidráulica e ar condicionando, piso elevado, e por último, a fachada.

Lembre-se! O retrofit é uma técnica indispensável para qualquer profissional de arquitetura ou engenharia, escolha sempre os melhores produtos e mão de obra qualificada para o planejamento e execução da sua obra.

Fonte: Casa 3 e Hometeka

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)