O que é Retrofit ?

O que é Retrofit ?

22 janeiro, 2019

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?

O retrofit surgiu na Europa, continente que possui grande incidência de prédios antigos. Essa palavra não tem uma tradução literal, porém, podemos traduzi-la como “renovar o antigo”, seja realizando reformas ou restaurações, essa técnica visa atualizar velhas construções e torna-las aptas as necessidades atuais, mas sem que elas percam sua excentricidade.

A prática do retrofit logo migrou da Europa para os Estados Unidos, país onde a constituição proibi que prédios e construções antigas sejam derrubadas, pois considera-se que essas estruturas possuem um imenso valor histórico e arquitetônico.

Normalmente as reformas realizadas em construções antigas custam mais do que caro que construir uma edificação do zero, porém, quando o retrofit é bem planejado e executado, ocasiona menores custos com manutenção, aumenta as possibilidades do uso dos espaços e prolonga a vida útil do imóvel.  Além desses benefícios, os prédios que passaram pelo retrofit são muito valorizados, portanto recupera-se rapidamente o valor investido na reforma.

Outra vantagem do retrofit é a recuperação de imóveis abandonados ou em péssimo estado, com o uso dessa técnica essas estruturas podem ser novamente reintegradas na sociedade. A revitalização não se limita em edifícios e construções, ela também pode ser feita em grandes áreas urbanas, com recuperação de parques e espaços públicos.

Por se tratar de estruturas antigas, o retrofit requer tempo e mão de obra especializada. Nesse caso, a supervisão precisa ser mais frequente do que em obras tradicionais. Os arquitetos escolhidos precisam ter conhecimento da legislação, pois existem uma série de normas e documentação que são necessárias para a execução da obra.

As principais etapas do retrofit são: demolição controlada, reforço estrutural, fechamento de acabamentos, modernização das instalações elétricas, telefonia e dados, hidráulica e ar condicionando, piso elevado, e por último, a fachada.

Lembre-se! O retrofit é uma técnica indispensável para qualquer profissional de arquitetura ou engenharia, escolha sempre os melhores produtos e mão de obra qualificada para o planejamento e execução da sua obra.

Fonte: Casa 3 e Hometeka

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

• 22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!