Entre em contato conosco

O que preciso saber para começar um projeto estrutural?

  • O que preciso saber para começar um projeto estrutural?

O que preciso saber para começar um projeto estrutural?

20 outubro, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 1

Para a elaboração de um projeto estrutural adequado, o Engenheiro de estruturas precisa dispor de um conjunto de informações preliminares antes de iniciar o seu trabalho e algumas dessas informações podem interferir até mesmo no valor a ser cobrado pelo projeto.

Agora vamos mostrar para você uma lista das principais informações que um profissional deve conhecer para montar uma proposta de elaboração do projeto e também na condução do projeto junto com contratante.

1 – Projeto Arquitetônico da Edificação

É necessário que se tenha um projeto arquitetônico para elaborar os complementares. Porém, alguns projetistas recebem apenas o que já foi aprovado pela Prefeitura. Quando o arquitetônico ainda é apenas um estudo preliminar ou um projeto básico, já é possível fazer um pré-lançamento da estrutura e fazer pequenos ajustes na arquitetura, mas que podem fazer grande diferença para a solução estrutural, tanto no aspecto de desempenho quanto em economia.

2 – Laudos de Sondagem do Terreno

O laudo de sondagem não pode ser visto como custo extra, pois além de representar um aspecto de segurança para a obra, representa também economia porque reduz a incerteza do dimensionamento.

3 – Levantamento Topográfico

Esse processo não é exigido em todas as obras, porém, quando o território é acidentado, esse documento é fundamental. É utilizado para definir estruturas de contenção, além das cotas de fundações

Os colapsos de uma estrutura de concreto podem ainda prejudicar usuários. É importante que o engenheiro saiba como identificar a manifestação, o desempenho e segurança estrutural. E pensando nisso, o Grupo IDD está com as vagas abertas para o curso de Pós-Graduação em Sistemas Estruturais em Concreto. As aulas começam em 2018.

 

4 – Obras Especiais

Quando as obras são especiais – barragens, viadutos, pontes, usinas, estações de tratamento – são necessários os perfis geológicos, relatórios hidrológicos e ate informações sismológicas.

5 – Avaliação das Características das Edificações Vizinhas

A maioria das obras construídas em área urbana já tem uma obra ao lado ou futuramente ainda vai ter. Quando existem essas construções, os profissionais antes de começarem seus projetos, precisam conhecer as condições de projeto e construção dessas obras.

6 – Caracterização do Macro Ambiente da Obra

Para desenvolver um projeto de acordo com a norma NBR 6118, o Engenheiro precisa definir a classe de agressividade ambiental da construção. Deve-se também verificar se a obra a ser erguida vai ser encontrada em um ambiente rural, urbano, industrial ou marinho. Esses diferentes macro ambientes podem influenciar na definição de outros parâmetros de projeto.  

7 – Planejamento Previsto para Execução da Estrutura

De acordo com a norma NBR 14931, deve ser elaborado um plano de execução de estruturas e um projeto do sistema de formas e escoramentos com definições sobre o processo de cura de concreto e o prazo para a retirada das formas e escoramentos. Quando o projetista não conhece esse plano de execução, faz o projeto estrutural sem levar em conta essas informações e não tem como garantir que o projeto cumpra os requisitos necessários durante a fase de execução, comprometendo a segurança e a durabilidade.

8 – Prazo Desejado para Início da Obra

Quanto maior o prazo para elaboração do projeto estrutural, melhor e mais econômica é a solução.

9 – Preferências do Cliente quanto a Solução

Procure conhecer as expectativas do cliente quanto às soluções a serem adotadas antes mesmo de iniciar seu projeto.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: MaisEngenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 22 de janeiro de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é Retrofit ?

    A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

  • 20 de dezembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

    Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

  • 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

    Por que as paredes estouram?

    Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

  • 30 de novembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é graute?

    Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

  • 20 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

    Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

  • 02 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

    A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

  • 09 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Motivos para fazer uma Pós-Graduação

    O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, atualmente ter somente uma graduação não garante o sucesso profissional.  Neste post iremos te dar 5 bons motivos (...)

  • 28 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

    Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

  • 25 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Quanto tempo dura um prédio?

    Você já se perguntou por que alguns prédios duram séculos e outros são interditados logo após o seu lançamento?  Existem vários fatores intr(...)

  • 20 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é Concreto Celular?

    O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

Deixe seu comentário
  1. Gleison Alves 07 de fevereiro, 2018 - 18h21

    Um excelente resumo para quem quer conhecer melhor as etapas de um projeto de engenharia estrutural.
    http://www.concregeo.com.br/

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
15 de março de 2019
Por: Instituto IDD

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019
Por: Instituto IDD

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

11 de fevereiro de 2019
Por: Instituto IDD

Aprenda a fazer o reforço estrutural corretamente.

Apesar das várias tecnologias existentes na produção do concreto, nenhuma delas é capaz de fazer com que ele não se deteriore.  Há diversas causas para e(...)

29 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

24 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)