Os 7 maiores Engenheiros civis da história!

Os 7 maiores Engenheiros civis da história!

31 outubro, 2017

Você vai conhecer agora os 7 maiores Engenheiros Civis que a história já viu!

1. GUSTAVE EIFFEL

Gustave Eiffel foi o responsável pela construção da Torre Eiffel, o maior símbolo arquitetônico e turístico de Paris. Além de Engenheiro Civil, Gustave também era Arquiteto e contribuiu para o projeto de outras construções famosas, como o Viaduto Garabit, na França, e a famosa Estátua da Liberdade (EUA).

2. FRANCISCO PRESTES MAIA

Francisco foi Engenheiro, Arquiteto, Professor e planejador urbano brasileiro. Formado pela Escola Politécnica da USP, Prestes também foi prefeito de São Paulo por três vezes.

Durante seus mandatos, elaborou o projeto de reestruturação da cidade e comandou a construção de importantes obras públicas que facilitariam a circulação e o acesso à capital paulista, hoje reconhecida como uma das maiores metrópoles do mundo.

3. ROBERT MAILLART

O Engenheiro Civil suíço Robert Maillart ficou conhecido por revolucionar o uso do concreto armado em sua época, a partir de elementos como o arco de três articulações, as lajes de assoalho sem emenda e o teto em forma de cogumelo para edifícios industriais.

Em 1991, a ponte Salginatobel foi declarada como um marco histórico da engenharia civil pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

4. THOMAS TELFORD

O escocês Thomas Telford foi engenheiro civil, arquiteto e pedreiro, tendo ganhado destaque na história pela construção de estradas, pontes e canais. Telford comandou diversos projetos de infraestrutura em seu país natal, tendo construído túneis, portos e rodovias, além de 40 igrejas em comunidades do interior.

5. ELMINA WILSON

Aos 24 anos, Elmina Wilson foi a primeira mulher a receber um diploma em Engenharia Civil nos Estados Unidos. Ela também foi a primeira mulher a ingressar como professora na Universidade de Iowa. Seu primeiro trabalho na área foi como assistente no projeto da Marston Water Tower, no campus da própria universidade onde estudava.

Durante os anos na universidade, Elmina ganhou experiência ao trabalhar como voluntária em escritórios de arquitetura e engenharia.

6. JOHN ROEBLING

Nascido na Alemanha e naturalizado americano, o engenheiro civil John Roebling foi pioneiro na projeção e construção de pontes suspensas a partir de cabos metálicos – incluindo a Brooklyn Bridge, símbolo histórico da engenharia civil dos Estados Unidos.

Especializado na construção de pontes e fundações, Roebling também era arquiteto e comandou a construção de aquedutos, ferrovias e maquinário construtivo.

7. LEONARDO DA VINCI

Além de um grande artista, escultor, pintor e cientista, Leonardo da Vinci também era arquiteto e engenheiro. O italiano desenvolveu estudos notáveis na área de estruturas, além de ter projetado uma série de invenções como máquinas, ferramentas construtivas, pontes, bombas hidráulicas e um sistema inteiro para desviar o fluxo do rio Arno, na região da Toscana (Itália).

Fonte: Construct

• 15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)