Os drones podem melhorar a segurança e produtividade na sua obra

Os drones podem melhorar a segurança e produtividade na sua obra

28 maio, 2018

A cada ano que passa os drones são mais utilizados no canteiro de obras, principalmente para verificar as condições de infraestrutura e instalações das obras.

No ano passado, somente no Reino Unido 56 pessoas morreram no trabalho, 31 pessoas atropeladas e 25 por queda em altura. Perante isso é evidente que o setor da construção civil precisa implementar novas tecnologias para reduzir ao até mesmo eliminar totalmente os riscos nos campos de trabalho.

Isso está resultando na introdução de veículos aéreos não tripulados, mais conhecidos como drones, eles podem tirar fotografias e filmagens em alta definição e podem ser operados em uma infinidade de ambientes.

Um exemplo disso é o uso de drones para avaliar a condição de infraestrutura em construções muito movimentadas, como em levantamentos de pontes e estradas, além de causar menos interrupções no tráfego, garante a segurança dos trabalhadores responsáveis por essa tarefa.

Um piloto experiente consegue imagens valiosas, até menos onde é difícil de alcançar, aumentando assim a segurança e a produtividade. Os drones também podem ser usados para verificar a condição de grandes instalações de construção, como guindastes e plataformas de empilhamento.

Fonte: ICE

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)