Ponte importante em SP é interditada!

Ponte importante em SP é interditada!

24 janeiro, 2019

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.

A falha foi constatada em uma vistoria solicitada pela prefeitura de São Paulo. A ponte ficará fechada por tempo indeterminado, diariamente cerca de 50 mil carros passavam pelo trecho.

O bloqueio foi feito dois dias antes do feriado que comemora o aniversário da capital paulista, a previsão era que 200 mil veículos usassem a via nesta data.

Foto: TV Globo/Reprodução

De acordo com o prefeito Bruno Covas, o dano ocorrido nesta ponte é muito semelhante ao que levou o viaduto da Marginal Pinheiros ceder em novembro de 2018. Ele também não descartou o surgimento de novos problemas no decorrer do processo.

Covas já entrou em contato com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, já que a ponte é federal, e precisa da resposta de Brasília para dar início a recuperação. Além disso, o prefeito afirmou que se coloca à disposição para fazer a obra de recuperação da via, mas pediriam o ressarcimento para o governo federal.

A Dutra é muito utilizada para levar motoristas ao Rio de Janeiro, mas a via também é usada para chegar ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na capital de São Paulo.

A ponte em questão é propriedade do O DNIT – Departamento Nacional de Transportes, o órgão ainda não se manifestou oficialmente, porém, na manhã dessa quinta-feira (24) técnicos do departamento vistoriaram o local do rompimento e tiraram fotos, inclusive com drones.

A recorrência desses acidentes só demostra o grande descaso com essas obras no Brasil e também a escassez de profissionais capazes de avaliar com exatidão o surgimento de problemas. Observando esse cenário, o IDD disponibiliza a pós-graduação em Pontes e Grandes Estruturas Viárias com Ênfase em Projetos, não deixe de conferir.

Fonte: G1 e Folha de S. Paulo

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

• 14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

• 07 de maio de 2018

Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

• 17 de abril de 2018

Pontes incríveis pelo mundo!

Hoje vamos conhecer algumas das mais incríveis pontes ao redor do mundo, modernas ou tradicionais as pontes são um grande desafio para os engenheiros e arquitetos.  Ponte de Vi(...)

• 13 de abril de 2018

Casas pequenas que são verdadeiras inspirações

A cada ano que passa, a população mundial só aumenta. É um desafio para os engenheiros e arquitetos encontrar soluções para este problema .Hoje o IDD New(...)

• 12 de dezembro de 2017

Aprenda a especificar e executar pisos industriais

Hoje vamos te mostrar como especificar e executar os pisos industriais, pois todo projetista deve conhecer o tipo do terreno, as características da área, o nível da agressividade (...)

• 09 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado

As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

• 24 de outubro de 2017

A primeira ponte impressa em 3D do Mundo!

Holanda inaugura a primeira ponte de concreto impressa em 3D do mundo!Na semana passada (17) foi inaugurada a primeira ponte impressa em 3D, na Holanda. Ela foi impressa pela Universidade de Tecn(...)

• 16 de outubro de 2017

Tipos de Demolição - A importância da especialização

TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA. A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, c&(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)