Entre em contato conosco

Por que as paredes estouram?

  • Por que  as paredes estouram?

Por que as paredes estouram?

18 dezembro, 2018
Por : Alexandre Britez
Comentários : 0

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. O diagnóstico desse tipo de patologia é muito difícil para determinação de sua causa, pois envolve uma série de fatores, desde o projeto, a execução e os materiais envolvidos.

No Brasil ainda não há cultura de investimento em projeto. A ampla maioria das empresas contrata apenas o projeto de concepção estrutural, e quando é contratado um projeto para produção das vedações, o objetivo se relaciona basicamente à modulação do bloco. Muitas empresas inclusive deixam para decidir qual tipo de bloco vão utilizar no momento do início da alvenaria, levando em conta apenas o preço unitário. Os materiais são negligenciados da mesma forma, no passado era abundante o uso de tijolo cerâmico com furos na horizontal. Somente com o advento da evolução da tecnologia dos blocos cerâmicos, com o uso de componentes de maior resistência e com furos na vertical, diminuiu-se sensivelmente essa manifestação patológica.

Com relação à recomendação de se retardar a fixação, ela advém do intuito de permitir que a estrutura absorva as cargas previstas da edificação, como as alvenarias e os revestimentos dos andares acima. Ao se fazer a fixação da parede, a alvenaria e a estrutura passam a trabalhar em conjunto. Entretanto, este equilíbrio será rompido se houver deformação excessiva da estrutura.

Com foco na racionalização da produção e, por meio do advento de programas computacionais que permitem maiores precisões dimensionais, as estruturas tornaram-se mais esbeltas, grandes vãos passaram a ser privilegiados e houve diminuição do número de pilares. Contudo, com o conhecimento das características e das propriedades dos materiais no último ano, essa situação de estouro de paredes, presente nas publicações de meados de 2005, diminuiu sensivelmente, não sendo mais um problema comum nas obras.

As constatações de ruptura do revestimento e da alvenaria concentram-se, principalmente, em blocos cerâmicos assentados na horizontal e em paredes sob vigas, conforme apontam os estudos sobre encurtamento de pilares apresentados por especialistas do setor. Por meio da observação desse tipo de patologia durante quase 20 anos, constata-se que a ocorrência desse tipo de caso se dá essencialmente em vigas, mesmo de vã os pequenos, provavelmente em virtude desse efeito.

Do ponto de vista da segurança estrutural, a contribuição de alvenaria de vedação é praticamente desprezada, porém ela interage com a estrutura porque tem rigidez e tem que ter certa resistência para ter o comportamento adequado. Esse tema é tão importante que movimentou os principais profissionais do setor. Atualmente, existe um grupo para o estudo da « Interação da estrutura e alvenaria de vedação com bloco cerâmico» formado pela ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural e ANICER – Associação Nacional da Industria Cerâmica com o objetivo de publicar uma recomendação técnica para o setor.

Apesar de tudo isso muitos profissionais do mercado ignoram todos esses fatores e atacam apenas um dos sintomas, sintetizando toda solução apenas na substituição do bloco, adotando componentes ainda mais resistentes, como tijolos maciços ou blocos de concreto. Essa ação sem nenhum estudo investigatório, investimento em projeto, procedimentos executivos e especificação de materiais pode até ser um risco, pois ao invés de tratar a causa, está na verdade, mascarando um eventual problema que pode apenas ter sido retardado ou acabar desencadeando outras manifestações patológicas.

Referências: 

1. FRANÇA, Ricardo Leopoldo e Silva. Danos nas vedações: deficiência da alvenaria ou deformação das estruturas?. In: 3º Seminário de Tecnologia das Estruturas, Sinduscon-SP, São Paulo. 2. LOTURCO, Bruno. Alvenaria. Téchne, São Paulo, n. 86, maio 2004. Disponível em: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/86/artigo285314-1.aspx>. Acesso em: 29 agosto 2018.3. MEDEIROS, Heloisa. Alerta! Deformações excessivas. Téchne. São Paulo, n. 97, abril 2005a. Disponível em: <http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/97/artigo287361-1.aspx>. Acesso em: 29 agosto 2018. 4. MEDEIROS, Heloisa. Entrevista: Construção Crítica. Téchne. São Paulo, n. 99, junho 2005b. Disponível em <http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/99/artigo287377-1.aspx>. Acesso em: 29 agosto 2018. 5. SAYEGH, Simone. Última fiada. Téchne. São Paulo, n. 120, março 2007. Disponível em: <http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/120/artigo287425-1.aspx>. Acesso em: 29 agosto 2018.6. THOMAZ, Ércio; FILHO, Cla?udio Vicente Mitidieri; CLETO, Fabiana da Rocha, CARDOSO, Francisco Ferreira. Código de práticas nº 01: alvenaria de vedação em blocos cerâmicos. IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, São Paulo, 2009.
 

   Alexandre Britez é mestre em Engenharia Civil e professor   do   curso de especialização (Poli Íntegra) na área de   Tecnologia e  gestão da produção de Edifícios.

   Atualmente também é consultor para o mercado em geral   da   construção civil.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários! 

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 12 de março de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os principais sistemas de contenção

    Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

  • 24 de janeiro de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Ponte importante em SP é interditada!

    No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

  • 22 de janeiro de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é Retrofit ?

    A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

  • 11 de janeiro de 2019
    Por: Instituto IDD

    5 tendências para Engenharia Civil em 2019

    Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

  • 20 de dezembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

    Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

  • 30 de novembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é graute?

    Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

  • 06 de novembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Fibras de Concreto

    As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

  • 26 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

    A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

  • 17 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 princípios básicos do Lean Construction

    O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

  • 04 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça as vantagens da laje de isopor!

    Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
15 de março de 2019
Por: Instituto IDD

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019
Por: Instituto IDD

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

11 de fevereiro de 2019
Por: Instituto IDD

Aprenda a fazer o reforço estrutural corretamente.

Apesar das várias tecnologias existentes na produção do concreto, nenhuma delas é capaz de fazer com que ele não se deteriore.  Há diversas causas para e(...)

29 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

24 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)