Entre em contato conosco

Primeira Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Brasil supre demanda por qualificação

  • Primeira Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Brasil supre demanda por qualificação

Primeira Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Brasil supre demanda por qualificação

07 abril, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

O rompimento da barragem de Fundão, operada pela mineradora Samarco, em novembro de 2015, ocasionou uma tragédia sem precedentes e que é, até o momento, considerada o pior acidente da mineração brasileira. A enxurrada de lama devastou o distrito de Bento Gonçalves, em Mariana, deixou um rastro de destruição conforme avançava pelo Rio Doce, e evidenciou a urgência de discutir a manutenção e segurança de barragens no nosso país.

Em 2010, muito tempo antes de essa necessidade estar em tamanha evidência, a Lei Federal 12.334 estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens, que foi um dos fatores decisivos para a criação do primeiro curso de Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Brasil, idealizado pelo Grupo IDD

O principal objetivo deste curso é suprir a demanda por profissionais capacitados e qualificar empresas e especialistas envolvidos nessa área, possibilitando a reciclagem e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos. Trata-se de uma oportunidade única de troca de experiências com professores que são referência na área, com o Prof. Dr. José Marques Filho, que é consultor da Companhia Paranaense de Energia, presidente do Instituto Brasileiro de Concreto e coordenador da Comissão de Concreto do Comitê Brasileiro de Barragens, entre tantos outros títulos que consagram seu nome. 

A Pós-Graduação em Segurança de Barragens do Grupo IDD é o único curso com este caráter no Brasil, e proporciona o mais completo aprofundamento em todos os aspectos envolvidos, desde a concepção do projeto, até a gestão da segurança, passando pelo monitoramento, patologia, análise de riscos e planos de ações emergenciais para barragens. Quer saber mais da próxima turma com início nesse semestre? É só acessar o link.

A falta de preparo dos profissionais e prestadores de serviços e o desmazelo em relação à manutenção das barragens, mais cedo ou mais tarde, cobram seu preço. E diante dos danos sociais e ambientais que ainda estão presentes desde a tragédia em Mariana, é cada vez mais importante tomar providências para que este problema seja uma página virada na história da Engenharia.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

    Por que as paredes estouram?

    Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

  • 04 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça as vantagens da laje de isopor!

    Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

  • 01 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de barragens mais usadas na engenharia

    A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

  • 10 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

    No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

  • 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

    Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

  • 30 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

    Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

  • 07 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

    Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

  • 11 de abril de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 Obras Sustentáveis no Brasil

    O Brasil é o 4º país do mundo no ranking de construções sustentáveis certificadas pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), em um mundo o onde (...)

  • 24 de outubro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    A primeira ponte impressa em 3D do Mundo!

    Holanda inaugura a primeira ponte de concreto impressa em 3D do mundo!Na semana passada (17) foi inaugurada a primeira ponte impressa em 3D, na Holanda. Ela foi impressa pela Universidade de Tecn(...)

  • 17 de outubro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

    De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
15 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018
Por: Instituto IDD

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

20 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)