Problemas com manifestações patológicas? Então vem ler!

Problemas com manifestações patológicas? Então vem ler!

07 novembro, 2017

O que são as Patologias nas Obras Civis? Como posso me prevenir desses incômodos? Essas dúvidas e outras a gente te explica agora!

A Patologia é o estudo de doenças ou defeitos. O termo é bastante utilizado em diversas áreas, e uma delas é na construção civil. O estudo detalhado das patologias do concreto é muito complexo, pois as causas podem ser diversas. Por exemplo, reações químicas, sobrecargas estruturais, materiais de baixa qualidade, entre outros.

Ao analisar as possíveis causas da patologia no concreto é necessário estudar a fonte ou causa, bem como as possíveis manifestações que prejudicaram o desempenho do edifício. Além disso, devem ser analisados fatores como traço e composição do concreto (incluindo aditivos), adensamento do concreto, tempo inicial de pega do concreto, além da sua cura efetiva e cobrimento das armaduras.

É importante que sempre haja o acompanhamento de cada fase da construção. No entanto, existem patologias cujas falhas estão na concepção dos projetos, na utilização de materiais de má qualidade, mão de obra desqualificada e na falta de manutenção preventiva.

O controle tecnológico é de extrema importância para minimizar as patologias. É preciso garantir as especificações técnicas de cada concreto. Nessa questão, o controle do cimento, seus aspectos físicos e o tipo apropriado para o fim a que se destina também influenciam nos aspectos físicos e químicos do material. A mistura dos componentes deve ser realizada até alcançar a homogeneidade.

CUIDADOS NA EXECUÇÃO

A falha na execução da concretagem também causa danos e patologias. Deve haver cuidado no lançamento, principalmente em locais poucos visíveis. No adensamento do concreto, com o uso excessivo, a ausência ou deficiência no uso do vibrador gera patologias como segregação (mistura heterogênea dos materiais).

A cura do concreto deve ser controlada. Consiste em manter o teor de umidade suficiente para a hidratação do concreto de modo que se mantenham as propriedades desejadas. Quando não controlada, causa fissuras superficiais e deixa o concreto permeável.

Agora você pode conferir algumas causas que podem surgir no concreto.

APRISIONAMENTO DE AR NA CONCRETAGEM

Deixa o concreto mais permeável, menos denso e mais sensível a ações de agentes químicos, prejudicando a integridade da superfície. Se eliminado, aumenta a aderência entre o concreto e as ferragens, bem como melhora a sua aparência superficial.

TEMPO EXCESSIVO ENTRE AS CONCRETAGENS

Seja pela falta de concreto ou demora no transporte, o tempo entre uma concretagem e outra pode ocasionar perda da trabalhabilidade e fluidez, de modo que se usado esse concreto irá causar juntas sem aderências.

No caso do uso de concreto usinado, o tempo de transporte entre a concreteira e o local da obra deve ser bem controlado para evitar alterações nas propriedades do concreto, bem como variações de temperatura.

RECOBRIMENTO INSUFICIENTE

As armaduras devem ser totalmente cobertas pelo concreto e devem ser usados espaçadores, conforme especificado em projeto. Se o recobrimento não for suficiente as armaduras ficarão expostas e podem surgir reações químicas que causam oxidação e corrosão.

Atualmente o Brasil apresenta uma larga demanda por profissionais especializados para atuar na recuperação e manutenção de edificações com incidências patológicas e pensando nisso o Instituto IDD está ofertando o curso de Pós Graduação em Patologia nas Obras Civis! As inscrições já estão abertas! Vem fazer parte desse time!

FISSURAS

As fissuras, aberturas superficiais, causam danos a estrutura. Algumas são retração hidráulica causada pela falta de água, calor excessivo ou falta de proteção térmica no concreto, assim como materiais de má qualidade utilizados na preparação, etc.

Essas são apenas alguns das muitas causas patológicas do concreto. A cada construção surgem novos objetos de estudos. É importante salientar que apenas um profissional qualificado pode analisar com precisão tais patologias. Portanto, para minimizar as patologias na construção civil, é preciso treinar mão de obra, realizar o controle de qualidade constantemente junto com o controle tecnológico.

Fontes: Blog da Engenharia
Imagens: Pixabay

23 de abril de 2018

Dicas rápidas para alavancar a carreira na Engenharia

Na atual crise que assola o país, é importante se destacar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Não basta ser um ótimo engenheiro, é necessário que(...)

20 de abril de 2018

Termos que todo engenheiro deve conhecer

No mundo da engenharia existe muitos termos, neste post nós vamos ensinar os significados de alguns deles, vem com a gente aprender! Agregado – Nome dado à areia (agregado mi&(...)

19 de abril de 2018
Arquitetura

2 arquitetas que você precisa conhecer!

Atualmente mulheres são maioria nos cursos de arquitetura do país, entretanto alguns anos atrás não era exatamente o que acontecia, nesta publicação vamos dar(...)

18 de abril de 2018
Arquitetura

As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

17 de abril de 2018

Pontes incríveis pelo mundo!

Hoje vamos conhecer algumas das mais incríveis pontes ao redor do mundo, modernas ou tradicionais as pontes são um grande desafio para os engenheiros e arquitetos.  Ponte de Vi(...)

16 de abril de 2018

Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

As casas pré-moldadas de concreto estão casa vez mais presentes na construção civil, por utilizar processos construtivos industrializados esse tipo de construç&atild(...)