Entre em contato conosco

Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

  • Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

Proteja estruturas de madeira antiga contra incêndios

28 junho, 2016
Por : Instituto IDD
Comentários : 1

Saiba qual é o melhor tratamento em estruturas de madeira para evitar incêndios.

 

Estruturas de madeira antiga apresentam um risco maior de sofrer acidentes, como o que aconteceu com a cobertura do prédio do Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo, em 2015.

Uma boa notícia é que essas estruturas podem ser tratadas para que se tornem resistentes ao fogo e outros agentes deterioradores.

O detalhe é que a dimensão da resistência das madeiras antigas contra o fogo, por exemplo, deve ser observada ainda no desenvolvimento do projeto estrutural da construção. Os parâmetros mais conhecidos são a razão de carbonização e o comprometimento das propriedades mecânicas da madeira, que é previsível.

Segundo o engenheiro Antonio Fernando Berto, uma das opções para garantir a resistência da madeira é encapsular os elementos que a compõem com materiais que retardam o comprometimento incessante das seções pela ação do fogo.

Ele diz que pinturas ou vernizes são tratamentos superficiais e não resolvem o problema, assim como a impregnação. O que é eficiente são as placas ou mantas termoisolantes que envolvem toda a seção de cada peça de madeira.

Procedimentos superficiais ou por impregnação também podem ser aplicados, mas estes são mais utilizados apenas para limitar a reação do fogo, impedindo que ele se propague pela superfície de revestimentos ou forros de madeira. Estes tratamentos não impedem a ação direta do calor intenso sobre esse tipo de material.

O Decreto Estadual 56.819/2011 do Corpo de Bombeiros não exige que estruturas de madeira sejam resistentes ao fogo, mas precauções, principalmente como as mantas termoisolantes, podem prevenir grandes acidentes como o da Estação da Luz.

Por isso, se especializar na área de Avaliações e Perícias é uma grande alavanca para quem quer gerir melhor o seu trabalho e impulsionar a sua carreira! Conheça mais do curso de pós-graduação do IDD e comece a planejar o seu futuro.

Conhece outros métodos de prevenção? Compartilhe com a gente nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter

 

Fonte: blogdaengenharia

Imagens: oglobo

casema

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 29 de janeiro de 2019
    Por: Instituto IDD

    Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

    A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

  • 16 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Reparos superficiais em estruturas de concreto

    Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

  • 02 de julho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

    Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

  • 29 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

    As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

  • 04 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

    As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

  • 07 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

    Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

  • 05 de outubro de 2017
    Novidades
    Por: Instituto IDD

    O incrível concreto da Roma Antiga

    Recentemente foi descoberta pelos cientistas a incrível resistência do concreto criado na Roma Antiga. Os pesquisadores conseguiram desvendar os componentes químicos que havia no m(...)

  • 17 de julho de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Estruturas de concreto protendido: fatos que você precisa conhecer

    Se você quer trabalhar com o material, precisa saber de alguns fatos básicos para se sair bem na sua construção. Vem conferir eles com a gente!Antes de falar sobre o assunto(...)

  • 21 de junho de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    As 4 estruturas de pontes com que você precisa saber lidar!

    Tipos de estruturas de pontes existem aos montes, mas existem quatro tipos de pontes com que todo engenheiro precisa saber trabalhar de olhos fechados! Vem saber quais são elas.Resultado de ano(...)

  • 07 de outubro de 2016
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Dicas para se encontrar nos mundos da engenharia e da arquitetura!

    Está na hora de conhecer qual é o seu caminho dentro da área que escolheu. As oportunidades estão apenas esperando a sua escolha! Mesmo depois de cinco anos estudando,(...)

Deixe seu comentário
  1. Michel Haddad 28 de junho, 2016 - 19h57

    O tema é muito interessante e merece destaque, principalmente quando se trata de patrimônio histórico onde as características não podem ser alteradas.
    Neste caso, me parece que o uso de placas ou mantas pode ser um problema, se a estrutura for aparente.
    Há algum tempo, tive contato com pinturas intumescentes próprias para estruturas de madeira, incolores, que poderiam também ser uma alternativa interessante.
    Fica para discussão.
    Obrigado e parabéns por fomentar discussões deste tipo.
    Michel Haddad

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
11 de fevereiro de 2019
Por: Instituto IDD

Aprenda a fazer o reforço estrutural corretamente.

Apesar das várias tecnologias existentes na produção do concreto, nenhuma delas é capaz de fazer com que ele não se deteriore.  Há diversas causas para e(...)

29 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

24 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)