Entre em contato conosco

Protensão no caso de pontes

  • Protensão no caso de pontes

Protensão no caso de pontes

14 agosto, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concreto armado comprimidos por cordoalhas tensionadas que atravessam o interior das peças. Graças a esse estado de tensão, há aumento da resistência da estrutura e seu comportamento sob diversas condições de carga. Com isso é possível viabilizar projetos com vãos maiores entre os pilares.

Depois da popularização do uso da protensão, pontes em arco metálico e as pontes em arco de concreto armado caíram no ostracismo.  Para vãos acima de 200 metros é recomendado usar sistemas estruturais mais aprimorados, como pontes em treliças metálicas ou pontes estaiadas.

Materiais Aplicados

O concreto protendido precisa ter maior resistência que o concreto armado, especialistas recomendam no mínimo 35 MPa, porém, em alguns casos, as normas técnicas admitem valores um pouco menores.

O concreto protendido também deve apresentar baixa permeabilidade e boa compacidade para proteger as armaduras passivas e ativas da corrosão. Para evitar a corrosão recomenda-se a utilização de aditivos químicos que não prejudicam as armaduras.

 

Foto: Impacto Protensão 

 

Os aços empregados em peças protendidas devem apresentar alto limite elástico, devido às elevadas tensões de tração aplicadas. Os aços de protensão são constituídos por barras rosqueadas, os fios possuem diâmetros de 4mm a 9mm ou cordoalhas formadas pela reunião de fios de 7 fios, sendo um central e seis em forma de trança em torno do fio central.

Para que a protensão seja realizada é necessário o auxílio de macacos hidráulicos implantados nas extremidades das vigas.  Os cabos de protensão são alojados em bainhas metálicas galvanizadas, preenchidas com nata de cimento e areia, cuja a função é proteger o aço dos cabos contra a corrosãoe reestabelecer a aderência entre os cabos e os concretos que os envolvem.

Sistemas Utilizados

O método mais empregado em obras de pontes e viadutos é a pós-tração interna aderente, nesse caso, o tensionamento é feito após o concreto ter adquirido resistência.  Em pontes e viadutos com vigas pré-moldadas, pode ser usada a pré-tração, ou seja, os cabos são tensionados antes do concreto ser lançado dentro da forma.

Segundo o sócio e diretor técnico da Arte Pontes Consultoria e Projetos, Sérgio Marques Ferreira de Almeida, “Com a adoção da Protensão, abre-se um leque de possibilidades de métodos construtivos mais econômicos e ágeis”.

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: AECweb

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 03 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

    O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

  • 17 de abril de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Pontes incríveis pelo mundo!

    Hoje vamos conhecer algumas das mais incríveis pontes ao redor do mundo, modernas ou tradicionais as pontes são um grande desafio para os engenheiros e arquitetos.  Ponte de Vi(...)

  • 07 de dezembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça tudo sobre a laje protendida!

    As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.A técnica de protensão(...)

  • 09 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

    Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

  • 21 de junho de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    As 4 estruturas de pontes com que você precisa saber lidar!

    Tipos de estruturas de pontes existem aos montes, mas existem quatro tipos de pontes com que todo engenheiro precisa saber trabalhar de olhos fechados! Vem saber quais são elas.Resultado de ano(...)

  • 23 de janeiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Por que você precisa conhecer o caso E-Tower?

    Porque todo engenheiro deve saber a história do concreto de resistência 125 Mpa que permitiu reduzir seções de pilares no edifício!Para começo de histór(...)

  • 09 de janeiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Projetos de pontes que desafiam qualquer padrão!

    Novas pontes que desafiam o padrão de projetos, você vê aqui no IDD News! Junto a edifícios ambiciosos, os profissionais da construção vêm construind(...)

  • 16 de novembro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O condomínio Pateo e o caso do concreto autoadensável

    Conheça o caso do concreto que reduziu pela metade o tempo de concretagem e diminuiu custos com mão de obra! Era início de maio, e o condomínio residencial Pateo, em S(...)

  • 27 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    As maiores pontes verdes do mundo!

    Confira as maiores pontes verdes construídas que permitem que animais transitem em segurança por estradas e ferrovias.  Um dos novos cursos do IDD é a pós-gradua&(...)

  • 04 de outubro de 2016
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer? Protensão de pontes e viadutos

    Seis dicas para quem quer acertar em cheio na protensão de pontes e viadutos! Fazendo um pequeno retrospecto a quê se refere a protensão, lembramos que ela é uma t&eacu(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
11 de fevereiro de 2019
Por: Instituto IDD

Aprenda a fazer o reforço estrutural corretamente.

Apesar das várias tecnologias existentes na produção do concreto, nenhuma delas é capaz de fazer com que ele não se deteriore.  Há diversas causas para e(...)

29 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

24 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)