Quais são as funções do CREA ?

Quais são as funções do CREA ?

11 julho, 2018

A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, possui entidades em cada estado do Brasil e constituem a incorporação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia –CONFEA. O CREA é o maior Conselho de Fiscalização do exercício profissional da América Latina.

As principais funções do CREA são: verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além disso, promove a valorização profissional e garante a primazia dos exercícios das atividades profissionais.

Cada estado brasileiro possui sua própria sede do CREA e conta com agentes fiscais distribuídos através de regionais administrativas. As regionais realizam pesquisas internas e externas e também fiscalizações de rotina.

A fiscalização baseia-se em visitas dos agentes fiscais as obras, em empresas públicas ou privadas, para averiguar o cumprimento das responsabilidades técnicas dos serviços efetuados nas áreas de Engenharia e Agronomia.

De acordo com a lei, a responsabilidade técnica sobre as obras e serviços nas áreas citadas só pode ser conferida por profissionais que são habilitados com registro no CREA.  Caso for constatada alguma irregularidade na obra é executado à lavratura da Notificação e, caso seja necessário, é conferido Auto de Infração.

Caso o Auto de Infração não seja atendido dentro das exigências da Lei, o CREA abre um processo administrativo, conforme a classificação pertinente à atividade ou irregularidade encontrada.

A responsabilidade profissional do CREA está firmada por meio do Código de Defesa e Proteção do Consumidor, portanto é essencial que os profissionais estejam atentos e das observâncias às Normas Técnicas e ao cumprimento do orçamento prévio do projeto, com as devidas especificações da qualidade e da garantia contratual através de contrato escrito e legal.

A função mais importante do CREA é assegurar a proteção e o cumprimento dos direitos da sociedade.

Fonte: Civilização Engenheira

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 05 de setembro de 2018

Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

13 de setembro de 2018