Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

05 setembro, 2018

Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problemas.

Todo pavimento possui uma vida útil, que pode ser prolongada se receber manutenções corretas e periódicas. O primeiro passo na recuperação do pavimento é diagnosticar o tipo de patologia e as causas que levaram a ela, só assim seguir com a solução.

Antes de escolher as técnicas que serão empregadas na recuperação ou restauração, é preciso conhecer as verdadeiras condições do pavimento, para isso recomenda-se a realização de uma avaliação da parte funcional e estrutural do pavimento. Esse processo gerará dados para que a escolha do tipo de técnica para recuperação seja correta.

RECUPERAÇÃO DAS FENDAS OU TRINCAS

Para esse tipo de problema recomenda-se a utilização de capa selante, tratamento superficial lama asfáltica e micro revestimento asfáltico.

A capa selante consiste na aplicação de ligante asfáltico ou ligante e agregados sobre a superfície do pavimento. Ela serve para “rejuvenescer” o pavimento, selar tricas com pequenas aberturas, impedir a entrada de água na estrutura do pavimento, restabelecer o coeficiente de atrito pneu-pavimento e retardar o desgaste causado por intempéries naturais (Yoshizane 2005, p.8, apud ROCHA, 2010).

O tratamento superficial caracteriza-se pela a aplicação de ligantes asfálticos e agregados sem mistura prévia, na pista, posteriormente há uma compactação, esse procedimento promove o recobrimento parcial e a adesão entre agregados e ligantes.

Já a aplicação da lama asfáltica é recomendada para pavimento com desgaste superficial e pequeno grau de trincamento, atuando como um elemento de impermeabilização e rejuvenescimento da condição funcional do pavimento.

O micro revestimento asfáltico é uma técnica que utiliza emulsões asfálticas modificadas com polímeros.

RECUPERAÇÃO DOS AFUNDAMENTOS

Para essa patologia recomenda-se duas técnicas de recuperação: recapeamento e a fresagem.

O recapeamento é a construção de uma ou mais camadas asfálticas sobre o pavimento já existente. Geralmente é feita uma camada para corrigir o nivelamento do pavimento antigo, seguida de uma segunda camada com espessura uniforme, afirma Rocha (2010).

A fresagem é a operação de corte do revestimento asfáltico existente em um trecho para a restauração da qualidade ao rolamento da superfície ou melhor sua capacidade de suporte (BERNUCCI et al, 2008). Essa técnica também é ecologicamente correta, pois o material retirado do pavimento pode ser utilizado, contribuindo assim para a preservação de recursos minerais.

RECUPERAÇÃO DAS ONDULAÇÕES/ CORRUGAÇÕES

Para Rocha (2010) as técnicas recomendadas para recuperar esse tipo de defeito são as mesmas para a recuperação dos afundamentos, ou seja, o recapeamento e a fresagem, ambos descritos acima.

RECUPERAÇÃO DE BURACOS/PANELAS

A recuperação das panelas ou buracos pode ser realizada de por meio de remendos, desde que eles sejam bem executados. Se o defeito não atingiu a base, sub-base, ou subleito ele será superficial, em caso contrário ele será profundo.

A recuperação se dá através de um corte reto no revestimento (geralmente formando um retângulo) formando um ângulo de 90° com superfície, porém evitando o desmoronamento do revestimento. Em seguida será imprimado todo o local, inclusive nas bordas do corte (1 metro a partir delas é, geralmente, suficiente) para selar as trincas e depois será aplicado um novo pavimento asfáltico, para recuperação superficial, ou, no caso de recuperação profunda, todas as camadas de pavimento.

Fonte:  Gabriel Luan Paixão Mota -  LinkedIn

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

• 11 de fevereiro de 2019

• 29 de janeiro de 2019

• 24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!