Entre em contato conosco

Reparos superficiais em estruturas de concreto

  • Reparos superficiais  em estruturas de concreto

Reparos superficiais em estruturas de concreto

16 agosto, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento mal executado, entre outros. Com o passar do tempo surgem fissuras, trincas e lascamentos na estrutura, com isso, a armadura fica exposta ao ambiente, causando a corrosão.

 O procedimento para reparar erros superficiais é bastante simples, mas é preciso seguir alguns passos, como: a delimitação da área, limpeza das amaduras, aplicação da argamassa polimérica ou graute, compatível com a estrutura.

Para preenchimento de reparos mais profundos geralmente é usado o graute, esse material pode ser aplicado em camadas de até 5 cm de espessura, sem precisar adicionar brita ou pedrisco, esse tipo de produto sofre um processo micro expansivo após a aplicação, a fim de se travar nas paredes da área reparada.

Já a argamassa polimérica é recomendada para preencher reparos até 2cm de espessura, para garantir sua sustentação e aderência à área reparada, antes da pega do material. Para garantir o sucesso do reparo, é necessário verificar se as paredes possuem ângulos de 90°, além disso a área de reparo precisa ter profundidade uniforme.

Antes de comprar o graute ou a argamassa, conheça todas as características do reparo, como: os agentes causadores da corrosão, o grau de impermeabilidade, o tempo de cura, a resistência de compreensão necessária ao material, etc.

Para pequenos reparos você pode optar tanto pelo graute quanto pela argamassa polimérica, é preciso somente se atentar principalmente à profundidade do local.  Geralmente a argamassa polimérica ou o graute são usados para reparos não estruturais.

 A pessoa ainda pode escolher entre o produto fluído recomendado para preenchimento horizontal ou em locais com muitos obstáculos, ou o produto moldável mais indicado para superfícies verticais, porém o mais importante do reparo é preencher totalmente a área.

Veja abaixo como realizar um reparo superficial:

Primeiro Passo: Marque a área

A delimitação precisa ter um ângulo reto e aparência retangular, com uma folga de 10 a 15 centímetros da área com a armadura exposta.

 

 

Segundo Passo: Corte

Corte a região demarcada com um disco de corte apropriado. Tome cuidado ao realizar o cruzamento dos cortes nos cantos do reparo a fim de manter a profundidade, esse cuidado garante maior facilidade na hora da limpeza do local.  No momento do corte, tenha cautela para não romper a armadura.

 

Terceiro Passo: Remova o concreto deteriorado

Use o ponteiro e marreta ou um rompedor elétrico, para eliminar todas ás áreas deterioradas, criando uma superfície limpa e regular.

 

 

Quarto Passo: Limpeza da área de trabalho

 Não pode haver nenhum resquício de partículas soltas ou da presença de graxa e óleos. Além disso a área precisa estar rugosa para garantir uma boa aderência.  Não deixe de limpar a armadura com lixa ou escova de aço, a fim de eliminar as ferrugens, em seguida aplique com um pincel uma camada de produto inibidor de corrosão, evitando manchar o concreto. É necessário obedecer ao tempo de cura do produto especificado pelo palestrante

 

 

Quinto Passo: Preparação de mistura e da área

Primeiramente é necessário umedecer a área com um broxa, logo em seguida prepare a argamassa ou o graute de acordo com a recomendação do fabricante.

 

 

Sexto Passo: Recomposição do concreto

Logo após a preparação da mistura, aplique a argamassa na área de reparo moldando com a colher de pedreiro.  Recomenda-se aplicar por camadas. O tempo de cura varia de acordo com o fabricante, normalmente cada camada demora cerca 06 horas.  

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Todas as imagens e a fonte para o texto foram tiradas do site Dr Faz Tudo

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 06 de novembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Fibras de Concreto

    As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

  • 26 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

    A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

  • 18 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Saiba tudo sobre o concreto usinado!

    O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

  • 03 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

    O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

  • 02 de julho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

    Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

  • 29 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

    As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

  • 20 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é Concreto Celular?

    O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

  • 04 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

    As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

  • 17 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

    O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

  • 07 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

    Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
15 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018
Por: Instituto IDD

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

20 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)