Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

17 maio, 2018

O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da sua utilização.

No Brasil anualmente o setor de concreto gera cerca de 84 milhões de metros cúbicos de resíduos e apenas 17 milhões são reaproveitados, o que mais chama a atenção é que boa parte ainda é destinada a lixões, gerando uma quantidade alarmante de entulho. Esse concreto sobressalente poderia ser reutilizado em processos não estruturais, como processos de pavimentação e aterros.

O único concreto que não pode ser reaproveitando são aqueles que por algum motivo são contaminados por resíduos nocivos, como o sulfato de cálcio.

O processo de reciclagem do concreto

Assim que o material é recolhido e agrupado o concreto é quebrado por meio do uso de técnicas convencionais de demolição. Isso inclui as famosas bolas de demolição e as britadeiras, entre outros equipamentos.

Quando os pedaços não ultrapassam 130 cm, eles são levados às centrais de reciclagem para a etapa seguinte, que consiste na trituração. Lá, um maquinário especial desfaz os pedaços maiores até que fiquem parecidos com uma mistura grossa de areia.

Em seguida, é iniciada a etapa de reutilização do concreto reciclado. Para isso, ele é misturado ao agregado de concreto virgem, posteriormente utilizado para trabalhos específicos no canteiro de obras.

Vale mencionar que o concreto reciclado pode ser usado tanto como uma camada de base dos projetos como para outras funcionalidades. Ainda não existem estudos conclusivos que apontem onde esse tipo de material pode ou não ser utilizado.

Vantagens do uso do concreto reciclado?

- Sustentabilidade;

- Redução de custos;

-  Valorização da marca.

O concreto reciclável é seguro?

Sim, além de seguro, o concreto reciclável tem tido ampla indicação de uso, porém é recomendado que o processo passe por uma formulação de regras e técnicas padronizadas.

Fonte: Noventa TI

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)