Saiba tudo sobre o concreto usinado!

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

18 julho, 2018

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado possui qualidade maior que o do concreto convencional rodado em obra.

A mistura para a obtenção do concreto usinado é feita em usinas de concreto, e segue a NBR 7212/2012. O transporte desse material até a obra pode ser feito em caminhões betoneiras ou em veículos que não possuem equipamentos de agitação.

A unidade de medida do concreto usinado é o metro cúbico (m³), o concreto é medido durante o adensamento e enquanto estiver fresco. O concreto usinado também é conhecido como concreto dosado em central (CDC).

Cuidados no recebimento do concreto na obra

- Conferir se o caminhão betoneira está devidamente lacrado;

- Checar se o código do lacre é o mesmo da nota fiscal;

- Verificar se a resistência e o volume do material são os mesmos solicitados;

- Realize um slump test para conferir a consistência do concreto.

Cuidados no lançamento do concreto

Para garantir que o lançamento do concreto seja um sucesso, é necessário que seja feito um planejamento de concretagem.  Neste documento terá todas as recomendações para que a execução seja realizada da maneira correta.  Outro passo importante, é seguir as regras da NBR 7212/2012.

Vantagens do concreto usinado

- Maior controle na qualidade do concreto;

- Menos desperdício de material;

- Ganho de produtividade no canteiro de obras;

- Ganho de espaço físico na obra.

Desvantagens do concreto usinado

- Maior preço;

-  Dificuldade de trabalhar com pequenas quantidades de concreto;

-  Dependência da concreteira quanto a disponibilidade de entrega;

-  Dependência da concreteira quanto aos materiais utilizados na dosagem;

- Possibilidade de atraso na entrega do concreto.

Fonte: Escola Engenharia

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 03 de julho de 2018

Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 17 de maio de 2018

Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

• 07 de maio de 2018

Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

1. MANASSÉS 05 de novembro, 2018 - 17h15

ass protensão.

Deixe sua resposta

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)