Saiba tudo sobre o concreto usinado!

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

18 julho, 2018

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado possui qualidade maior que o do concreto convencional rodado em obra.

A mistura para a obtenção do concreto usinado é feita em usinas de concreto, e segue a NBR 7212/2012. O transporte desse material até a obra pode ser feito em caminhões betoneiras ou em veículos que não possuem equipamentos de agitação.

A unidade de medida do concreto usinado é o metro cúbico (m³), o concreto é medido durante o adensamento e enquanto estiver fresco. O concreto usinado também é conhecido como concreto dosado em central (CDC).

Cuidados no recebimento do concreto na obra

- Conferir se o caminhão betoneira está devidamente lacrado;

- Checar se o código do lacre é o mesmo da nota fiscal;

- Verificar se a resistência e o volume do material são os mesmos solicitados;

- Realize um slump test para conferir a consistência do concreto.

Cuidados no lançamento do concreto

Para garantir que o lançamento do concreto seja um sucesso, é necessário que seja feito um planejamento de concretagem.  Neste documento terá todas as recomendações para que a execução seja realizada da maneira correta.  Outro passo importante, é seguir as regras da NBR 7212/2012.

Vantagens do concreto usinado

- Maior controle na qualidade do concreto;

- Menos desperdício de material;

- Ganho de produtividade no canteiro de obras;

- Ganho de espaço físico na obra.

Desvantagens do concreto usinado

- Maior preço;

-  Dificuldade de trabalhar com pequenas quantidades de concreto;

-  Dependência da concreteira quanto a disponibilidade de entrega;

-  Dependência da concreteira quanto aos materiais utilizados na dosagem;

- Possibilidade de atraso na entrega do concreto.

Fonte: Escola Engenharia

• 07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 03 de julho de 2018

Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 17 de maio de 2018

Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

1. MANASSÉS 05 de novembro, 2018 - 17h15

ass protensão.

Deixe sua resposta
11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!