Entre em contato conosco

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

  • Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

07 março, 2019
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, ciclovias e estacionamentos, que permite a infiltração de água em todo perfil do pavimento.

Muitas vezes os materiais de pavimentação permeável se assemelham aos materiais não porosos, porém os efeitos ambientais são extremamente diferentes.

São exemplos de pavimentação permeável: asfalto poroso, concreto permeável, pavimentos intertravados, ecopavimento com agregados ou grama.  Todos esses materiais possuem uma característica semelhante, a manutenção da permeabilidade do solo.

 

 

ONDE O PAVIMENTO PERMEÁVEL PODE SER APLICADO?

 

Os pavimentos permeáveis podem ser implantados em qualquer ambiente onde exista baixa permeabilidade, porém a natureza estrutural desses pisos faz com que eles não suportem cargas muito pesadas. Assim sendo, são mais recomendados para projetos comerciais e residenciais.

Sua aplicação é ideal em áreas externas, como parques, jardins, quadras poliesportivas, ciclovias, calçadas, estacionamentos, ambientes de circulação e caminhos verdes.

A técnica só será eficaz se o solo original tiver uma boa capacidade de infiltração.

 

VANTAGENS DO PAVIMENTO PERMEÁVEL

 

Gerenciamento da água do solo: os pavimentos permeáveis controlam o escoamento das superfícies pavimentadas.  

Controle de poluentes: o ecopavimento tem o objetivo de manter os poluentes próximos ao local onde se encontra, permitindo assim o escoamento da água para recarga de águas subterrâneas, evitando problemas de erosão causados pela vazão excessiva.

Arborização:  o pavimento permeável facilita a vida das árvores urbanas, pois deixam a água e o ar passar para o nível das raízes. As árvores são essenciais para a ecologia urbana, pois diminuem o efeito ilha de calor.

 

 

DESVANTAGENS DO PAVIMENTO PERMEÁVEL

 

Localização: pavimento permeável não é indicado para áreas onde o declive do local for superior a 20%.

Longevidade: a durabilidade desse tipo de pavimento pode ser inferior que as convencionais.

Poluentes: existem locais onde o escoamento é altamente contaminado, isso acontece onde há concentrações de poluentes que excedem os índices normais, por exemplo em: instalações de reciclagem, postos de gasolina, canteiros de obras, equipamentos de lavagem de veículos, marinas, armazenagem industrial, viveiros e pontos comerciais. Nesses ambientes o pavimento permeável não é recomendado, pois o pavimento poroso é uma prática de infiltração e não deve ser aplicado onde há risco de poluição em águas pluviais, devido a possibilidade de contaminação de águas subterrâneas.

Custo: os pavimentos permeáveis podem ser mais caros do que os pavimentos convencionais, entretanto é importante levar em consideração a economia com a canalização de águas pluviais.

 

TIPOS DE PAVIMENTO PERMEÁVEL

 

Concreto Permeável

O concreto permeável é amplamente disponível, ele capaz de suportar o tráfego frequente e além disso é universalmente acessível.

 

 

Asfalto poroso

Esse tipo de asfalto é misturado em usinas de asfalto convencional com agregados grandes que deixam porosidade.

 

 

Bloco de pedras com junta abertas

Esse tipo de pavimento permeável é uma alternativa bem conhecida.

 

 

Ecopavimento com agregado ou grama ou brita

Composto por uma grelha plástica sem aglutinante geralmente preenchida com cascalho ou brita. É o pavimento permeável mais barato.

 

 

Ecopavimento com grama

Esse modelo auxilia a transpiração da vegetação e aumenta a evapotranspiração diminuindo a ilha de calor.

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Ecotelhado

 

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 20 de novembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

    Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

  • 05 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

    Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

  • 03 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

    As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

  • 07 de agosto de 2018
    Por: Instituto IDD

    Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

    Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

  • 02 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

    A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

  • 18 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Saiba tudo sobre o concreto usinado!

    O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

  • 28 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

    Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

  • 17 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

    O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

  • 07 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

    Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

  • 12 de abril de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas básicas sobre impermeabilização

    A impermeabilização é muito importante para evitar danos futuros com infiltração. Fazer o processo de impermeabilização corretamente e usar produtos de(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
15 de março de 2019
Por: Instituto IDD

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

11 de fevereiro de 2019
Por: Instituto IDD

Aprenda a fazer o reforço estrutural corretamente.

Apesar das várias tecnologias existentes na produção do concreto, nenhuma delas é capaz de fazer com que ele não se deteriore.  Há diversas causas para e(...)

29 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

24 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)