Segurança nas alturas: sistemas de proteção

Segurança nas alturas: sistemas de proteção

15 setembro, 2017

Saiba como manter sua obra segura

O Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) possui soluções que são obrigatórias para a criação de ‘’barreiras coletivas’’ (que evitam a queda de pessoas ou objetos da obra) para obras que tenham mais de 20 trabalhadores, segundo a NR-18. O projeto deve apresentar um caderno de especificações integrado com os demais projetos da edificação, "O projeto deve estar acompanhado de memorial de cálculo, ter foco na execução da obra e, principalmente, no pós-obra", diz Antonio Pereira do Nascimento, Coordenador do Programa Estadual de Construção Civil do Estado de São Paulo.

Para diminuir os riscos fatais e não fatais da construção civil, é preciso uma boa orientação e seguir a risca todas as diretrizes do projeto de segurança.

Conheça alguns dos modelos:

Guarda-corpos de madeira: Os guarda-corpos de madeira devem ter montantes com espaçamento recomendado de 1 m entre si, aos quais se fixam três elementos horizontais: um travessão superior (altura mínima de 1,20 m), um travessão intermediário (altura mínima de 70 cm) e rodapé (altura mínima de 20 cm). Os vãos entre as travessas devem ser preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.

Guarda-corpos metálicos fixados com sargentos: Sistema de proteção para estruturas reticuladas. As telas são encaixadas em montantes fixados com grampos de aperto (sargentos) nas vigas ou nas lajes da estrutura.

Guarda-corpos metálicos para alvenaria estrutural: Sistema feito de aço para alvenaria estrutural funciona com telas telescopáveis encaixadas em montantes (postes), que ficam fixados nos blocos de alvenaria.

Guarda-corpos metálicos fixados por pressão: O sistema de proteção fixa com escora para estrutura reticulada combina telas modulares encaixadas em montantes (escoras especiais) fixados à estrutura do edifício por meio da pressão vertical entre piso e laje da estrutura.

Guarda-corpos metálicos ancorados na estrutura: O sistema de proteção fixa com prisioneiro é indicado para situações em que o pé-direito é muito elevado, e quando a espessura das vigas e lajes ultrapassa 90 cm, inviabilizando a fixação por grampos de aperto (sargento).

Bandejas: Esse sistema é obrigatório em edificações com quatro pavimentos ou mais. O que são as bandejas? São estruturas de madeira sustentadas por dispositivos metálicos ou por vigas de madeira que ajudam a limitar a queda do material. Podem ser classificadas em bandejas primária, secundária e terciária.

a) é colocada logo após a concretagem da primeira laje da edificação;

b) secundária: são montadas a cada três pavimentos e devem ser tiradas quando a vedação externa até a plataforma superior correspondente estiver finalizada;

c) terciária: são colocadas a cada dois pavimentos abaixo do térreo, isso acontece quando um edifício possui vários subsolos;

Redes do tipo forca: Sistema limitador de quedas que são compostas por rede de segurança, cordas de sustentação ou de amarração e perimétrica da rede. O conjunto reúne o elemento forca e seus grampos de fixação mais os ganchos de ancoragem da rede na parte inferior. O projeto deve ser realizado por um profissional legalmente habilitado. A instalação de sistemas limitadores de queda de altura com a utilização de redes de segurança é permitida pela NR-18 como alternativa às plataformas secundárias de proteção.

‘’Seu uso só faz sentido em casos específicos, como na construção de uma torre em um terreno com recuo pequeno", afirma Rodrigo Vaz, engenheiro do departamento de planejamento e controle da BKO.

Fonte: técnhe
Imagens: técnhe

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 07 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 2

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.Viga (ou feixe)Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um f(...)

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 31 de outubro de 2017

Os sistemas de impermeabilização que você deve saber!

A importância da impermeabilização pode ser medida por sua quase onipresença nas diferentes partes da edificação. Da base ao topo, passando pela fachada e os a(...)

• 10 de agosto de 2016

O que tem o Light Steel Frame que os outros sistemas construtivos não têm?

Saiba porque esse sistema de construção à seco vem ganhando o mercado brasileiro. O chamado "Light Steel Frame" é um sistema de construção(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)