Entre em contato conosco

Seis obras irreverentes de Oscar Niemeyer

  • Seis obras irreverentes de Oscar Niemeyer

Seis obras irreverentes de Oscar Niemeyer

10 abril, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Oscar Niemeyer é o mais famoso arquiteto do Brasil. Especialista no uso de concreto armado, Niemeyer criou obras irreverentes e grandiosas. Saiba quais são as seis obras mais famosas do arquiteto localizadas no Brasil.

Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba - PR

Popularmente conhecido como museu do olho, o MON é famoso por sua belíssima arquitetura. Inaugurado em 1978, a estrutura era apenas um prédio modernista que abrigava algumas secretarias do Estado. Somente em 2002, com a construção do olho, o edifício se tornou um museu de arte e design.

Brasília

Juscelino Kubitschek escolheu Niemeyer para traçar e erguer os edifícios governamentais de Brasília, as obras começaram em 1956 e foram inauguradas em 1960, porém outras criações como o Palácio do Itamaraty o Ministério da Justiça, e o Aeroporto, foram construídos anos mais tarde.

Casas das Canoas – Rio de Janeiro

Projetada sem alterar os desníveis do terreno, a Casa das Canoas foi construída para ser a residência do arquiteto. A casa fica completamente imersa na natureza.  A construção se iniciou em 1950 e foi até 1954, os materiais mais utilizados na obra são o concreto e o vidro.

Conjunto da Pampulha, Belo Horizonte – MG

Juscelino Kubistchek quando prefeito de Belo Horizonte, escolheu Oscar Niemeyer para projetar um bairro completamente voltado ao lazer. Desenhado em apenas uma noite, o Conjunto Pampulha conta com clube, igreja e restaurantes. Em 2016 o Conjunto Arquitetônico da Pampulha ganhou da Organização das Nações Unidas o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Museu de Arte Contemporânea (MAC), Niterói - RJ

Inaugurado em 1996, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), se destaca em meio à paisagem com seus traços modernos e irreverentes.  O museu faz parte do Caminho Niemeyer, um percurso com cerca de 3,5 km.

Passarela Professor Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro – RJ

Mais conhecida como Passarela do Samba, Marquês de Sapucaí ou Sambódromo do Rio de Janeiro, a Passarela Professor Darcy Ribeiro também foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 1984 hoje é o maior símbolo do Carnaval do Rio de Janeiro.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Casa Vogue

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 10 de agosto de 2018
    Por: Instituto IDD

    As mais incríveis obras de Renzo Piano

    Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

  • 30 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

    Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

  • 18 de abril de 2018
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

    O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

  • 11 de abril de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 Obras Sustentáveis no Brasil

    O Brasil é o 4º país do mundo no ranking de construções sustentáveis certificadas pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), em um mundo o onde (...)

  • 15 de dezembro de 2017
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    7 incríveis obras arquitetônicas

    Você está preparado para ficar impressionado com extraordinárias obras da Arquitetura? Então olha só essas que separamos para te mostrar. MUSEU GUGGENHEIM, ESPAN(...)

  • 08 de dezembro de 2017
    Gestão e Construção
    Por: Instituto IDD

    3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

    Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

  • 16 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

    O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

  • 01 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    10 motivos para você nunca deixar de fazer a manutenção das suas obras!

    O planejamento das manutenções de uma Construção Civil traz muitos ganhos, deve ser implementado sempre! A construtora aumenta seu grau de confiança nas máqui(...)

  • 23 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    3 dicas para erros comuns que você pode cometer no orçamento de obras

    Confira como evitar erros comuns e bem fáceis de cometer durante o orçamento da sua obra.Grandes erros ou pequenas distorções em qualquer documento de um projeto de obra po(...)

  • 30 de março de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 motivos para planejar obras com o BIM

    Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
20 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

13 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

10 de setembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

05 de setembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

03 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

28 de agosto de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

***1