Entre em contato conosco

Seis obras irreverentes de Oscar Niemeyer

  • Seis obras irreverentes de Oscar Niemeyer

Seis obras irreverentes de Oscar Niemeyer

10 abril, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Oscar Niemeyer é o mais famoso arquiteto do Brasil. Especialista no uso de concreto armado, Niemeyer criou obras irreverentes e grandiosas. Saiba quais são as seis obras mais famosas do arquiteto localizadas no Brasil.

Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba - PR

Popularmente conhecido como museu do olho, o MON é famoso por sua belíssima arquitetura. Inaugurado em 1978, a estrutura era apenas um prédio modernista que abrigava algumas secretarias do Estado. Somente em 2002, com a construção do olho, o edifício se tornou um museu de arte e design.

Brasília

Juscelino Kubitschek escolheu Niemeyer para traçar e erguer os edifícios governamentais de Brasília, as obras começaram em 1956 e foram inauguradas em 1960, porém outras criações como o Palácio do Itamaraty o Ministério da Justiça, e o Aeroporto, foram construídos anos mais tarde.

Casas das Canoas – Rio de Janeiro

Projetada sem alterar os desníveis do terreno, a Casa das Canoas foi construída para ser a residência do arquiteto. A casa fica completamente imersa na natureza.  A construção se iniciou em 1950 e foi até 1954, os materiais mais utilizados na obra são o concreto e o vidro.

Conjunto da Pampulha, Belo Horizonte – MG

Juscelino Kubistchek quando prefeito de Belo Horizonte, escolheu Oscar Niemeyer para projetar um bairro completamente voltado ao lazer. Desenhado em apenas uma noite, o Conjunto Pampulha conta com clube, igreja e restaurantes. Em 2016 o Conjunto Arquitetônico da Pampulha ganhou da Organização das Nações Unidas o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Museu de Arte Contemporânea (MAC), Niterói - RJ

Inaugurado em 1996, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), se destaca em meio à paisagem com seus traços modernos e irreverentes.  O museu faz parte do Caminho Niemeyer, um percurso com cerca de 3,5 km.

Passarela Professor Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro – RJ

Mais conhecida como Passarela do Samba, Marquês de Sapucaí ou Sambódromo do Rio de Janeiro, a Passarela Professor Darcy Ribeiro também foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 1984 hoje é o maior símbolo do Carnaval do Rio de Janeiro.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Casa Vogue

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 10 de agosto de 2018
    Por: Instituto IDD

    As mais incríveis obras de Renzo Piano

    Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

  • 30 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

    Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

  • 18 de abril de 2018
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

    O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

  • 11 de abril de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 Obras Sustentáveis no Brasil

    O Brasil é o 4º país do mundo no ranking de construções sustentáveis certificadas pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), em um mundo o onde (...)

  • 15 de dezembro de 2017
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    7 incríveis obras arquitetônicas

    Você está preparado para ficar impressionado com extraordinárias obras da Arquitetura? Então olha só essas que separamos para te mostrar. MUSEU GUGGENHEIM, ESPAN(...)

  • 08 de dezembro de 2017
    Gestão e Construção
    Por: Instituto IDD

    3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

    Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

  • 16 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

    O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

  • 01 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    10 motivos para você nunca deixar de fazer a manutenção das suas obras!

    O planejamento das manutenções de uma Construção Civil traz muitos ganhos, deve ser implementado sempre! A construtora aumenta seu grau de confiança nas máqui(...)

  • 23 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    3 dicas para erros comuns que você pode cometer no orçamento de obras

    Confira como evitar erros comuns e bem fáceis de cometer durante o orçamento da sua obra.Grandes erros ou pequenas distorções em qualquer documento de um projeto de obra po(...)

  • 30 de março de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 motivos para planejar obras com o BIM

    Se você ainda tem algum pré-conceito contra a nova tecnologia, é melhor dar uma olhada nisso.Um planejamento de obra tem como seu principal elemento o orçamento ligado ao pr(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
30 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

20 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

06 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

01 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

26 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

17 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

***1