Sistemas Estruturais - Parte 2

Sistemas Estruturais - Parte 2

07 junho, 2018

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.

Viga (ou feixe)

Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um feixe de uma casa, um arado, um tear ou um equilíbrio. Entretanto na construção de edifícios, um feixe é um membro horizontal que abrange uma abertura e carrega algum tipo e carga, que pode ser uma parede por exemplo.

Estrutura de cabo

Esse tipo de sistema estrutural é mais comum na construção de pontes suspensas e de telhado retransmitido.  A forma de estrutura é de longo alcance, sujeita a tensão e usa cabos de suspenção para suporte.

Cúpula

Na arquitetura é uma estrutura hemisférica que evoluiu a partir de um arco, comumente formando um teto ou telhado.  A cúpula surgiu a vários anos atrás, muito usada em cabanas e túmulos no Oriente Médio, índia e no Mediterrâneo.

Abóboda

Elemento estrutural constituído por um arranjo de arcos, que geralmente forma um telhado ou um teto, ela exerce o mesmo tipo de impulso que o arco circular e deve ser apoiado por todo o seu comprimento por paredes pesadas com aberturas limitadas.

Fonte: Noves Engenharia.

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 19 de abril de 2018
    Arquitetura

2 arquitetas que você precisa conhecer!

Atualmente mulheres são maioria nos cursos de arquitetura do país, entretanto alguns anos atrás não era exatamente o que acontecia, nesta publicação vamos dar(...)

• 06 de novembro de 2017

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)

• 31 de outubro de 2017

Os sistemas de impermeabilização que você deve saber!

A importância da impermeabilização pode ser medida por sua quase onipresença nas diferentes partes da edificação. Da base ao topo, passando pela fachada e os a(...)

• 27 de outubro de 2017

5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 2

Agora você confere a segunda parte da lista dos softwares de Engenharia!AUTOCAD CIVIL 3DO AutoCAD Civil 3D é também fornecido pela AutoDesk, seu foco é a criaçã(...)

• 23 de outubro de 2017

Iniciando minha vida profissional! Parte 1

Você é estudante de Engenharia Civil e quer muito começar a atuar no mercado? Então confere algumas vagas que separamos especialmente para você!ATIVIDADES: Trabal(...)

• 20 de outubro de 2017

5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 1

Aqui vai uma lista para você que está iniciando sua carreira profissional ou que deseja conhecer um pouco mais do mundo da Engenharia!AutoCAD É um dos softwares tipo CAD mais (...)

• 17 de outubro de 2017

A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

• 15 de setembro de 2017
    Conteúdo Especializado

Segurança nas alturas: sistemas de proteção

Saiba como manter sua obra seguraO Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) possui soluções que s&ati(...)

• 15 de agosto de 2017

Mais 5 Dicas para passar no vestibular - Parte 2

A matéria dessa semana traz mais dicas super importantes para você passar no vestibular!Hoje você confere mais 5 dicas infalíveis para passar no vestibular! Vem com a gente. (...)

21 de junho de 2018

Emulsão Asfáltica - Aplicação.

A Emulsão Asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes.  As emuls&otil(...)

20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

14 de junho de 2018

Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)