Sistemas Estruturais - Parte 2

Sistemas Estruturais - Parte 2

07 junho, 2018

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.

Viga (ou feixe)

Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um feixe de uma casa, um arado, um tear ou um equilíbrio. Entretanto na construção de edifícios, um feixe é um membro horizontal que abrange uma abertura e carrega algum tipo e carga, que pode ser uma parede por exemplo.

Estrutura de cabo

Esse tipo de sistema estrutural é mais comum na construção de pontes suspensas e de telhado retransmitido.  A forma de estrutura é de longo alcance, sujeita a tensão e usa cabos de suspenção para suporte.

Cúpula

Na arquitetura é uma estrutura hemisférica que evoluiu a partir de um arco, comumente formando um teto ou telhado.  A cúpula surgiu a vários anos atrás, muito usada em cabanas e túmulos no Oriente Médio, índia e no Mediterrâneo.

Abóboda

Elemento estrutural constituído por um arranjo de arcos, que geralmente forma um telhado ou um teto, ela exerce o mesmo tipo de impulso que o arco circular e deve ser apoiado por todo o seu comprimento por paredes pesadas com aberturas limitadas.

Fonte: Noves Engenharia.

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 02 de julho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 19 de abril de 2018
    Arquitetura

2 arquitetas que você precisa conhecer!

Atualmente mulheres são maioria nos cursos de arquitetura do país, entretanto alguns anos atrás não era exatamente o que acontecia, nesta publicação vamos dar(...)

• 06 de novembro de 2017

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)

• 31 de outubro de 2017

Os sistemas de impermeabilização que você deve saber!

A importância da impermeabilização pode ser medida por sua quase onipresença nas diferentes partes da edificação. Da base ao topo, passando pela fachada e os a(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)