Sistemas Estruturais - Parte 2

Sistemas Estruturais - Parte 2

07 junho, 2018

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.

Viga (ou feixe)

Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um feixe de uma casa, um arado, um tear ou um equilíbrio. Entretanto na construção de edifícios, um feixe é um membro horizontal que abrange uma abertura e carrega algum tipo e carga, que pode ser uma parede por exemplo.

Estrutura de cabo

Esse tipo de sistema estrutural é mais comum na construção de pontes suspensas e de telhado retransmitido.  A forma de estrutura é de longo alcance, sujeita a tensão e usa cabos de suspenção para suporte.

Cúpula

Na arquitetura é uma estrutura hemisférica que evoluiu a partir de um arco, comumente formando um teto ou telhado.  A cúpula surgiu a vários anos atrás, muito usada em cabanas e túmulos no Oriente Médio, índia e no Mediterrâneo.

Abóboda

Elemento estrutural constituído por um arranjo de arcos, que geralmente forma um telhado ou um teto, ela exerce o mesmo tipo de impulso que o arco circular e deve ser apoiado por todo o seu comprimento por paredes pesadas com aberturas limitadas.

Fonte: Noves Engenharia.

• 02 de julho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 19 de abril de 2018
    Arquitetura

2 arquitetas que você precisa conhecer!

Atualmente mulheres são maioria nos cursos de arquitetura do país, entretanto alguns anos atrás não era exatamente o que acontecia, nesta publicação vamos dar(...)

• 06 de novembro de 2017

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)

• 31 de outubro de 2017

Os sistemas de impermeabilização que você deve saber!

A importância da impermeabilização pode ser medida por sua quase onipresença nas diferentes partes da edificação. Da base ao topo, passando pela fachada e os a(...)

• 27 de outubro de 2017

5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 2

Agora você confere a segunda parte da lista dos softwares de Engenharia!AUTOCAD CIVIL 3DO AutoCAD Civil 3D é também fornecido pela AutoDesk, seu foco é a criaçã(...)

• 23 de outubro de 2017

Iniciando minha vida profissional! Parte 1

Você é estudante de Engenharia Civil e quer muito começar a atuar no mercado? Então confere algumas vagas que separamos especialmente para você!ATIVIDADES: Trabal(...)

• 20 de outubro de 2017

5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 1

Aqui vai uma lista para você que está iniciando sua carreira profissional ou que deseja conhecer um pouco mais do mundo da Engenharia!AutoCAD É um dos softwares tipo CAD mais (...)

• 17 de outubro de 2017
    Conteúdo Especializado

A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)