Entre em contato conosco

Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

  • Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

05 dezembro, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Aqui no Brasil foi desenvolvida uma tecnologia inovadora para o cimento: o tecnocimento. É visto no mercado um uso crescente desse novo material. Diferente do acabamento polimérico - uma versão conhecida popularmente como cimento queimado - esse revestimento tem a mais simples e econômica aplicação, ideal para reformas arquitetônicas. Seu conceito foi muito bem aceito em países da Europa e Estados Unidos. 

 

 

SEU USO NA ARQUITETURA

Há múltiplas funcionalidades para o tecnocimento. Ele pode ser aplicado em pisos, paredes e tetos, em áreas internas e externas, mesmo que sobre superfícies já existentes, como cerâmica. A variedade de cores disponíveis é grande e o acabamento é feito com uma resina impermeabilizante nas versões semifosco, acetinado ou brilhante.

É a transformação de um simples cimento em algo verdadeiramente arrojado, de alto padrão estético. E o mais interessante é que, de algum modo, os aspectos visuais mais interessantes da matéria-prima ainda são preservados.

 

 

O CONCEITO DE APLICAÇÃO

Ele também é composto de pó de limestone, pó de mármore e de quartzo. Sua aplicação deve ser feita como uma massa corrida, com o uso de uma desempenadeira de aço.

Indica-se que o manuseio desse material seja realizado apenas por pintores, aplicadores de massa ou de textura, gesseiros e pedreiros.

 

VANTANGES E DESVANTAGENS

alta tecnologia dessa composição resulta em um acabamento de baixa espessura, sem juntas e trincas. Esse é o resultado de sua boa trabalhabilidade – resistente às mudanças de temperatura, à abrasão e à mecânica.

O tecnocimento também é muito durável, tem secagem rápida e é de fácil manutenção e limpeza.

 

 

 

Pode-se encontrar relatos na internet de pessoas contando sobre problemas enfrentados pela má execução na aplicação do material. Não é incomum aparecerem problemas, já que o processo é quase todo artesanal.

Podem surgir manchas e escurecimentos, devido à possíveis infiltrações ou umidades; desgaste no verniz de proteção, principalmente por causa do contato com produtos agressivos de limpeza; e mais.

Na foto abaixo é possível perceber claramente a patologia sofrida pelo tecnocimento

 

 

Você pode conferir agora, no vídeo abaixo, todo o procedimento de aplicação do tecnocimento! 

 

 

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Blog da Engenharia

 

 

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 20 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é Concreto Celular?

    O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

  • 04 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

    As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

  • 24 de maio de 2018
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

    O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

  • 22 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

    Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

  • 18 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

    Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

  • 16 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é a norma de desempenho NBR 15575?

    Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)

  • 15 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Você sabe o que faz um Tecnólogo em Construção de Edifícios?

    O mercado de trabalho pede cada vez mais rapidez na formação profissional, por isso está se tornando muito comum as pessoas optarem por cursos superiores de tecnologia, esses curs(...)

  • 09 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Você sabe o que é Wood Frame?

    Wood frame é um sistema de construção que utiliza principalmente painéis de madeira reflorestada, optar por este tipo de obra reduz o desperdício de material, o gast(...)

  • 04 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 fatores que causam rachaduras ou fissuras no concreto

    O concreto é um item essencial na construção civil, o material é feito a partir da mistura de areia, cimento, água e pedra brita. Por mais que seja resistente, o con(...)

  • 20 de abril de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Termos que todo engenheiro deve conhecer

    No mundo da engenharia existe muitos termos, neste post nós vamos ensinar os significados de alguns deles, vem com a gente aprender! Agregado – Nome dado à areia (agregado mi&(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
21 de junho de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Emulsão Asfáltica - Aplicação.

A Emulsão Asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes.  As emuls&otil(...)

20 de junho de 2018
Por: Instituto IDD

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

15 de junho de 2018
Por: Instituto IDD

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

14 de junho de 2018
Por: Instituto IDD

Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)

13 de junho de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

12 de junho de 2018
Por: Instituto IDD

Entenda as diferenças entre calhas e rufos

As calhas e rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção, mas você qual a diferença entre eles, e qual é a melhor escolha para sua obra? Ho(...)

***1