Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

13 setembro, 2018

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar influenciará no desempenho e na qualidade.

Muitas pessoas não possuem conhecimento sobre as propriedades da argamassa, por esse fator vamos explicar os três tipos diferentes e suas aplicabilidades. A escolha correta do tipo de argamassa evita retrabalhos e gastos adicionais.

O que é argamassa?

A argamassa é uma mistura de cimento, água e areia. O que muda em cada tipo de argamassa, é o consumo destes três elementos que irão alterar a aderência e a retenção de água.

Tipos de argamassa

ARGAMASSA AC-I

Essa argamassa é comumente usada para assentamento de revestimento e de pisos cerâmicos em ambientes internos. Podem ser utilizadas em áreas secas e em áreas molhadas como banheiros e cozinhas.

ARGAMASSA AC-II

Esse tipo de argamassa pode ser usada tanto em ambientes externos como nos internos. O que permite seu uso em ambientes externos são as suas propriedades, pois ela tem a capacidade de absorver as variações de temperatura, umidade e ação do vento dos revestimentos cerâmicos ou pisos. Graças a essa característica, a AC-II pode ser usada para revestimento de paredes e fachadas, pisos em áreas externas, assentamento de revestimento de piscinas de água fria e pisos cerâmicos industrias ou de área pública.

ARGAMASSA AC-III

Esse é o tipo mais aderente entre dos três. Por isso, a AC-III é indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos em fachadas onde o risco de acidentes por queda das peças é maior. Também é indicado para revestimento em piscinas de água quente e saunas e para assentamento de revestimentos de placas grandes, maiores do que 60x60cm.

Fonte: Engenheiro no Canteiro e Escola da Engenharia

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

• 01 de novembro de 2017

10 motivos para você nunca deixar de fazer a manutenção das suas obras!

O planejamento das manutenções de uma Construção Civil traz muitos ganhos, deve ser implementado sempre! A construtora aumenta seu grau de confiança nas máqui(...)

1. Jessica Cardoso 30 de novembro, 2018 - 16h42

Queria saber mais a respeito da argamassa baritada, vocês tem alguma materia sobre isso? achei alguma coisa nesse site https://promovex.com.br/argamassa-baritada/ mais ainda tenho duvidas

Deixe sua resposta
15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)