Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

13 setembro, 2018

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar influenciará no desempenho e na qualidade.

Muitas pessoas não possuem conhecimento sobre as propriedades da argamassa, por esse fator vamos explicar os três tipos diferentes e suas aplicabilidades. A escolha correta do tipo de argamassa evita retrabalhos e gastos adicionais.

O que é argamassa?

A argamassa é uma mistura de cimento, água e areia. O que muda em cada tipo de argamassa, é o consumo destes três elementos que irão alterar a aderência e a retenção de água.

Tipos de argamassa

ARGAMASSA AC-I

Essa argamassa é comumente usada para assentamento de revestimento e de pisos cerâmicos em ambientes internos. Podem ser utilizadas em áreas secas e em áreas molhadas como banheiros e cozinhas.

ARGAMASSA AC-II

Esse tipo de argamassa pode ser usada tanto em ambientes externos como nos internos. O que permite seu uso em ambientes externos são as suas propriedades, pois ela tem a capacidade de absorver as variações de temperatura, umidade e ação do vento dos revestimentos cerâmicos ou pisos. Graças a essa característica, a AC-II pode ser usada para revestimento de paredes e fachadas, pisos em áreas externas, assentamento de revestimento de piscinas de água fria e pisos cerâmicos industrias ou de área pública.

ARGAMASSA AC-III

Esse é o tipo mais aderente entre dos três. Por isso, a AC-III é indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos em fachadas onde o risco de acidentes por queda das peças é maior. Também é indicado para revestimento em piscinas de água quente e saunas e para assentamento de revestimentos de placas grandes, maiores do que 60x60cm.

Fonte: Engenheiro no Canteiro e Escola da Engenharia

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

• 01 de novembro de 2017

10 motivos para você nunca deixar de fazer a manutenção das suas obras!

O planejamento das manutenções de uma Construção Civil traz muitos ganhos, deve ser implementado sempre! A construtora aumenta seu grau de confiança nas máqui(...)

• 16 de outubro de 2017

Tipos de Demolição - A importância da especialização

TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA. A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, c&(...)