Tipos de barragens mais usadas na engenharia

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

01 outubro, 2018

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroelétricas, na navegação, no controle de enchentes e na contenção de água. Construídas de diversas maneiras, todas as barragens possuem uma característica em comum: em algum ponto do percurso, a água fica retida no reservatório formado pelos suportes erguidos.

Conheça os principais tipos de barragens usadas no Brasil:

Barragem de terra: é a mais usada no Brasil, caracteriza-se por vales muito largos e ombreiras suaves.  Pode ser de terra homogênea, constituída de apenas um material, ou de terra zoneada, aquela que, por falta de área de empréstimo com material argiloso suficiente para a construção de todo o aterro, prioriza o núcleo argiloso, no centro.  Esse tipo de barragem permite fundações de qualquer tipo de solo ou rocha.

Barragem de Enrocamento: Consiste em um maciço formado por fragmentos de rocha compactados em camadas cujo peso e imbricação cria a estabilidade do corpo submetido ao impulso hidrostático. O núcleo desse tipo de barragem pode ser impermeável, feito principalmente de material rochoso e núcleo argiloso que veda a passagem de água, ou ter face impermeável, cuja vedação da água é garantida pela impermeabilização da face montante da barragem com uma camada de asfalto, chapa de aço ou outro material.

Barragem de Concreto:  Existem 5 tipos de barragem de concreto, entre eles estão:

- Gravidade: barragens de concreto maciço e com pouca armação, muito rara no Brasil.

- Gravidade Aliviada: essa barragem possui estrutura mais leve, com objetivo de imprimir menos pressão na fundação ou economizar projeto.

- Em contraforte: mais leve que a Gravidade Aliviada, essa barragem concentra em uma pequena área da fundação os esforços causados pela pressão hidrostática.

- De concreto compactado: é uma barragem de gravidade em que o concreto é espalhado com trator de esteira e depois compactado.

- Abóboda: são aquelas cujas as curvaturas ocorrem em duplo sentido. Uma parte da pressão hidráulica é transmitida às ombreiras por estes arcos.

Barragem Mista: Constituída por diferentes matérias, normalmente feita terra e enrocamento, enrocamento e concreto ou concreto e terra.

Fonte: AECweb e Ofina de Textos.

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 29 de janeiro de 2019

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)