Tipos de barragens mais usadas na engenharia

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

01 outubro, 2018

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroelétricas, na navegação, no controle de enchentes e na contenção de água. Construídas de diversas maneiras, todas as barragens possuem uma característica em comum: em algum ponto do percurso, a água fica retida no reservatório formado pelos suportes erguidos.

Conheça os principais tipos de barragens usadas no Brasil:

Barragem de terra: é a mais usada no Brasil, caracteriza-se por vales muito largos e ombreiras suaves.  Pode ser de terra homogênea, constituída de apenas um material, ou de terra zoneada, aquela que, por falta de área de empréstimo com material argiloso suficiente para a construção de todo o aterro, prioriza o núcleo argiloso, no centro.  Esse tipo de barragem permite fundações de qualquer tipo de solo ou rocha.

Barragem de Enrocamento: Consiste em um maciço formado por fragmentos de rocha compactados em camadas cujo peso e imbricação cria a estabilidade do corpo submetido ao impulso hidrostático. O núcleo desse tipo de barragem pode ser impermeável, feito principalmente de material rochoso e núcleo argiloso que veda a passagem de água, ou ter face impermeável, cuja vedação da água é garantida pela impermeabilização da face montante da barragem com uma camada de asfalto, chapa de aço ou outro material.

Barragem de Concreto:  Existem 5 tipos de barragem de concreto, entre eles estão:

- Gravidade: barragens de concreto maciço e com pouca armação, muito rara no Brasil.

- Gravidade Aliviada: essa barragem possui estrutura mais leve, com objetivo de imprimir menos pressão na fundação ou economizar projeto.

- Em contraforte: mais leve que a Gravidade Aliviada, essa barragem concentra em uma pequena área da fundação os esforços causados pela pressão hidrostática.

- De concreto compactado: é uma barragem de gravidade em que o concreto é espalhado com trator de esteira e depois compactado.

- Abóboda: são aquelas cujas as curvaturas ocorrem em duplo sentido. Uma parte da pressão hidráulica é transmitida às ombreiras por estes arcos.

Barragem Mista: Constituída por diferentes matérias, normalmente feita terra e enrocamento, enrocamento e concreto ou concreto e terra.

Fonte: AECweb e Ofina de Textos.

• 29 de janeiro de 2019

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019