Tipos de Demolição - A importância da especialização

Tipos de Demolição - A importância da especialização

16 outubro, 2017

TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA.

A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, cálculos e profissionalização. Os profissionais só adquirem experiência através da prática, pois no Brasil a especialização em Engenharia da Demolição ainda não é muito comum como em outros países.

Nos Estados Unidos são ofertados cursos específicos sobre a demolição de edifícios, e no Brasil só é possível encontrar cursos relacionados a Gestão de Resíduos da Construção e Demolição. Através dessas especializações seria possível diminuir o desperdício de materiais e otimizar o tempo.

Os processos de demolição devem ser cuidadosamente pensados, pois é importante quando se trata de urbanização!

DEMOLIÇÃO MECÂNICA

A demolição mecânica depende de máquinas e equipamentos como os guindastes e escavadeiras, as mesmas são voltadas para a derrubada total ou parcial de paredes, coberturas e lajes. É o processo mais rápido se comparado a outros, e o que mais exige mão de obra especializada, devido ao número de acidentes. Além da utilização da retroescavadeira e máquinas com lanças e pás, há também por colapso planejado, que remove as principais peças da estrutura.

DEMOLIÇÃO POR IMPLOSÃO

A demolição por implosão necessita do uso de explosivos. O objetivo deste processo é a destruição da base de estrutura do edifício ou arranha-céu, principalmente em centros urbanos.

DEMOLIÇÃO MANUAL (OU SUSTENTÁVEL)

A demolição manual é também chamada de ‘’demolição sustentável’’, a mão de obra é a protagonista, com a utilização de ferramentas manuais. Este processo serve para uma demolição mais precisa que necessita de mais cuidados com a estrutura da construção quando há um processo de revitalização e manutenção do espaço.

Fontes: blog da engenharia
Imagens: Terraplanagem, Impacto Demolições, Canindé Soares

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)