Tipos de Demolição - A importância da especialização

Tipos de Demolição - A importância da especialização

16 outubro, 2017

TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA.

A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, cálculos e profissionalização. Os profissionais só adquirem experiência através da prática, pois no Brasil a especialização em Engenharia da Demolição ainda não é muito comum como em outros países.

Nos Estados Unidos são ofertados cursos específicos sobre a demolição de edifícios, e no Brasil só é possível encontrar cursos relacionados a Gestão de Resíduos da Construção e Demolição. Através dessas especializações seria possível diminuir o desperdício de materiais e otimizar o tempo.

Os processos de demolição devem ser cuidadosamente pensados, pois é importante quando se trata de urbanização!

DEMOLIÇÃO MECÂNICA

A demolição mecânica depende de máquinas e equipamentos como os guindastes e escavadeiras, as mesmas são voltadas para a derrubada total ou parcial de paredes, coberturas e lajes. É o processo mais rápido se comparado a outros, e o que mais exige mão de obra especializada, devido ao número de acidentes. Além da utilização da retroescavadeira e máquinas com lanças e pás, há também por colapso planejado, que remove as principais peças da estrutura.

DEMOLIÇÃO POR IMPLOSÃO

A demolição por implosão necessita do uso de explosivos. O objetivo deste processo é a destruição da base de estrutura do edifício ou arranha-céu, principalmente em centros urbanos.

DEMOLIÇÃO MANUAL (OU SUSTENTÁVEL)

A demolição manual é também chamada de ‘’demolição sustentável’’, a mão de obra é a protagonista, com a utilização de ferramentas manuais. Este processo serve para uma demolição mais precisa que necessita de mais cuidados com a estrutura da construção quando há um processo de revitalização e manutenção do espaço.

Fontes: blog da engenharia
Imagens: Terraplanagem, Impacto Demolições, Canindé Soares

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)