Entre em contato conosco

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

  • Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

26 outubro, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resistência adequada para que consigam suportar todas as tensões.

Para que a fundação consiga exercer seu papel, o solo precisa ter resistência e rigidez para que a estrutura não sofra rupturas ou deformações.

Existem diversos tipos fundação, para que se escolha a correta é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. As edificações são divididas em 2 tipos básicos: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.

Conheças os tipos de fundações:

Fundações superficiais:

Essas fundações são aquelas em que a carga é transmitida através do solo por meio de elementos superficiais, sem necessidade de grandes equipamentos para cravação ou escavação de seus componentes. Normalmente, essas fundações são feitas de maneira manual. As fundações superficiais são executadas nas primeiras camadas do solo, possuindo no máximo 3 metros de altura.

Tipos de fundações superficiais

Sapata: elementos de concreto armado, geralmente retangular ou trapezoidal, dimensionado de modo que as tensões nele sejam produzidas sejam resistidas pela armadura e não pelo concreto. A sapata corrida recebe a carga distribuída linearmente. A sapata associada recebe vários pilares, cujos centros não estão no mesmo alinhamento.

Bloco de fundação: esse elemento normalmente possui uma base quadrada ou retangular, possuindo uma elevação semelhante a um pedestal que serve para absorver as cargas e distribui-las no terreno.

Radier: assemelha-se a uma placa que abrange toda a área da construção, recebendo toda a carga e distribuindo-a no terreno.

Viga de fundação:  elemento comum a vários pilares, cujos os centros estão no mesmo alinhamento.

 

 

Fundações profundas:

Essas fundações são executadas nas camadas mais profundas do solo, recorrendo a ajuda de equipamentos para a escavação ou cravação.

Tipos de fundações profundas

Estacas: elemento 100% executado através do uso de equipamentos e ferramentas, durante a sua execução não há descida de operários. ­­­­­­­As estacas possuem grandes comprimentos e secções transversais pequenas, podem ser de madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco ou mistos.

Tubulões:  elemento de fundação profunda, normalmente cilíndrico.  Na sua fase final, há descida de operário. Esse tipo de fundação pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido e ter ou ter não base alargada. Pode ser de aço ou concreto com ou sem revestimento.

Caixões: elemento de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna, podendo usar ar comprimido, podendo ou não ter base alargada.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Escola da Engenharia e Mapa da Obra

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 01 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de barragens mais usadas na engenharia

    A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

  • 13 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

    Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

  • 10 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

    No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

  • 03 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

    As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

  • 28 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

    Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

  • 22 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

    Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

  • 16 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Reparos superficiais em estruturas de concreto

    Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

  • 24 de julho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça os tipos de estacas para fundação

    Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

  • 05 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 Principais tipos de demolição

    Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

  • 16 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    Tipos de Demolição - A importância da especialização

    TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA. A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, c&(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
15 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018
Por: Instituto IDD

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

20 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)