Entre em contato conosco

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

  • Tire  suas dúvidas  sobre seguro de obra

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

07 agosto, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta publicação trouxemos informações importantes sobre este instrumento e qual a melhor forma de adquirir o seguro de obra.

O que é o seguro de obra?

O seguro de obra, ou Seguro de Riscos de Engenharia, é um instrumento de garantia para obras civis em construção e os materiais empregados. O seguro de obra prevê uma indenização ao segurado contra danos que de alguma maneira afetem os serviços de engenharia do objeto do contrato.

A principal função do seguro é repassar o risco para um terceiro, assim evita-se que caiam todas as responsabilidades nos ombros da construtora. Normalmente para a contratação a seguradora pedirá informações, tais como: custo estimado total do projeto, local de construção e o planejamento.

Quais são as modalidades oferecidas pelo mercado?

 As modalidades de seguro oferecidas pelo mercado são:

- IM – Instalação e montagem: recomendada para grandes projetos e elementos com vários riscos, por exemplo: montagem de uma ponte de aço.

- QM – Contra quebra de máquinas: essa modalidade cobre os equipamentos que já estão em operação na empresa.

- OCC – Obras Civis em Construção: para todo o período de execução da obra, sendo a principal modalidade oferecida.

 

 

Qual cobertura?

Como descrito anteriormente, o seguro de obra resguarda ao construtor de gastos adicionais decorrentes de imprevistos que possam surgir durante toda a construção. A apólice all risks engloba todos os riscos possíveis, exceto pelos riscos explicitamente citados como excluídos no documento.

Geralmente os contratos costumam incluir proteção contra incêndios, explosão, furto qualificado e roubo, intempéries climáticas, impacto de veículos, entre outras.

No caso de máquinas, a apólice cobre problemas como exemplo: defeitos de fabricação, falta de habilidade, curto-circuito, entre outros problemas.

 Alguns tipos de seguro cobrem outras eventualidades como ações trabalhistas e previdenciárias.

A escolha do seguro

Para escolher a melhor opção de seguro para a sua obra é importante consultar um corretor de seguros especializado para entender como a natureza, dimensão, custo e as características do projeto poderão influenciar no tipo de cobertura mais indicada.

Custos do seguro

Normalmente essas obras costumam ficar entre 0,1% e 2,5% do custo total do projeto.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: BlogEquiloc

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 13 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

    Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

  • 10 de agosto de 2018
    Por: Instituto IDD

    As mais incríveis obras de Renzo Piano

    Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

  • 18 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Saiba tudo sobre o concreto usinado!

    O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

  • 29 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

    As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

  • 28 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

    Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

  • 15 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 games para os engenheiros se divertirem!

    Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

  • 30 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

    Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

  • 28 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os drones podem melhorar a segurança e produtividade na sua obra

    A cada ano que passa os drones são mais utilizados no canteiro de obras, principalmente para verificar as condições de infraestrutura e instalações das obras. No ano(...)

  • 17 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

    O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

  • 07 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

    Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
15 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

25 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

20 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

13 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

***1