Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

07 agosto, 2018

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta publicação trouxemos informações importantes sobre este instrumento e qual a melhor forma de adquirir o seguro de obra.

O que é o seguro de obra?

O seguro de obra, ou Seguro de Riscos de Engenharia, é um instrumento de garantia para obras civis em construção e os materiais empregados. O seguro de obra prevê uma indenização ao segurado contra danos que de alguma maneira afetem os serviços de engenharia do objeto do contrato.

A principal função do seguro é repassar o risco para um terceiro, assim evita-se que caiam todas as responsabilidades nos ombros da construtora. Normalmente para a contratação a seguradora pedirá informações, tais como: custo estimado total do projeto, local de construção e o planejamento.

Quais são as modalidades oferecidas pelo mercado?

As modalidades de seguro oferecidas pelo mercado são:

- IM – Instalação e montagem: recomendada para grandes projetos e elementos com vários riscos, por exemplo: montagem de uma ponte de aço.

- QM – Contra quebra de máquinas: essa modalidade cobre os equipamentos que já estão em operação na empresa.

- OCC – Obras Civis em Construção: para todo o período de execução da obra, sendo a principal modalidade oferecida.

Qual cobertura?

Como descrito anteriormente, o seguro de obra resguarda ao construtor de gastos adicionais decorrentes de imprevistos que possam surgir durante toda a construção. A apólice all risks engloba todos os riscos possíveis, exceto pelos riscos explicitamente citados como excluídos no documento.

Geralmente os contratos costumam incluir proteção contra incêndios, explosão, furto qualificado e roubo, intempéries climáticas, impacto de veículos, entre outras.

No caso de máquinas, a apólice cobre problemas como exemplo: defeitos de fabricação, falta de habilidade, curto-circuito, entre outros problemas.

Alguns tipos de seguro cobrem outras eventualidades como ações trabalhistas e previdenciárias.

A escolha do seguro

Para escolher a melhor opção de seguro para a sua obra é importante consultar um corretor de seguros especializado para entender como a natureza, dimensão, custo e as características do projeto poderão influenciar no tipo de cobertura mais indicada.

Custos do seguro

Normalmente essas obras costumam ficar entre 0,1% e 2,5% do custo total do projeto.

Fonte: BlogEquiloc

• 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

• 30 de maio de 2018

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

• 28 de maio de 2018

Os drones podem melhorar a segurança e produtividade na sua obra

A cada ano que passa os drones são mais utilizados no canteiro de obras, principalmente para verificar as condições de infraestrutura e instalações das obras. No ano(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)