Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

07 agosto, 2018

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta publicação trouxemos informações importantes sobre este instrumento e qual a melhor forma de adquirir o seguro de obra.

O que é o seguro de obra?

O seguro de obra, ou Seguro de Riscos de Engenharia, é um instrumento de garantia para obras civis em construção e os materiais empregados. O seguro de obra prevê uma indenização ao segurado contra danos que de alguma maneira afetem os serviços de engenharia do objeto do contrato.

A principal função do seguro é repassar o risco para um terceiro, assim evita-se que caiam todas as responsabilidades nos ombros da construtora. Normalmente para a contratação a seguradora pedirá informações, tais como: custo estimado total do projeto, local de construção e o planejamento.

Quais são as modalidades oferecidas pelo mercado?

As modalidades de seguro oferecidas pelo mercado são:

- IM – Instalação e montagem: recomendada para grandes projetos e elementos com vários riscos, por exemplo: montagem de uma ponte de aço.

- QM – Contra quebra de máquinas: essa modalidade cobre os equipamentos que já estão em operação na empresa.

- OCC – Obras Civis em Construção: para todo o período de execução da obra, sendo a principal modalidade oferecida.

Qual cobertura?

Como descrito anteriormente, o seguro de obra resguarda ao construtor de gastos adicionais decorrentes de imprevistos que possam surgir durante toda a construção. A apólice all risks engloba todos os riscos possíveis, exceto pelos riscos explicitamente citados como excluídos no documento.

Geralmente os contratos costumam incluir proteção contra incêndios, explosão, furto qualificado e roubo, intempéries climáticas, impacto de veículos, entre outras.

No caso de máquinas, a apólice cobre problemas como exemplo: defeitos de fabricação, falta de habilidade, curto-circuito, entre outros problemas.

Alguns tipos de seguro cobrem outras eventualidades como ações trabalhistas e previdenciárias.

A escolha do seguro

Para escolher a melhor opção de seguro para a sua obra é importante consultar um corretor de seguros especializado para entender como a natureza, dimensão, custo e as características do projeto poderão influenciar no tipo de cobertura mais indicada.

Custos do seguro

Normalmente essas obras costumam ficar entre 0,1% e 2,5% do custo total do projeto.

Fonte: BlogEquiloc

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

• 30 de maio de 2018

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

• 28 de maio de 2018

Os drones podem melhorar a segurança e produtividade na sua obra

A cada ano que passa os drones são mais utilizados no canteiro de obras, principalmente para verificar as condições de infraestrutura e instalações das obras. No ano(...)

• 17 de maio de 2018

Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

• 07 de maio de 2018

Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

• 26 de abril de 2018

Vida e Obra de Le Corbusier

O arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mundialmente conhecido por Le Corbusier, foi um grande talento do século XX. Com obras modernas e contemporâneas Le Corbusier é inspira&(...)

14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)