Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

07 agosto, 2018

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta publicação trouxemos informações importantes sobre este instrumento e qual a melhor forma de adquirir o seguro de obra.

O que é o seguro de obra?

O seguro de obra, ou Seguro de Riscos de Engenharia, é um instrumento de garantia para obras civis em construção e os materiais empregados. O seguro de obra prevê uma indenização ao segurado contra danos que de alguma maneira afetem os serviços de engenharia do objeto do contrato.

A principal função do seguro é repassar o risco para um terceiro, assim evita-se que caiam todas as responsabilidades nos ombros da construtora. Normalmente para a contratação a seguradora pedirá informações, tais como: custo estimado total do projeto, local de construção e o planejamento.

Quais são as modalidades oferecidas pelo mercado?

As modalidades de seguro oferecidas pelo mercado são:

- IM – Instalação e montagem: recomendada para grandes projetos e elementos com vários riscos, por exemplo: montagem de uma ponte de aço.

- QM – Contra quebra de máquinas: essa modalidade cobre os equipamentos que já estão em operação na empresa.

- OCC – Obras Civis em Construção: para todo o período de execução da obra, sendo a principal modalidade oferecida.

Qual cobertura?

Como descrito anteriormente, o seguro de obra resguarda ao construtor de gastos adicionais decorrentes de imprevistos que possam surgir durante toda a construção. A apólice all risks engloba todos os riscos possíveis, exceto pelos riscos explicitamente citados como excluídos no documento.

Geralmente os contratos costumam incluir proteção contra incêndios, explosão, furto qualificado e roubo, intempéries climáticas, impacto de veículos, entre outras.

No caso de máquinas, a apólice cobre problemas como exemplo: defeitos de fabricação, falta de habilidade, curto-circuito, entre outros problemas.

Alguns tipos de seguro cobrem outras eventualidades como ações trabalhistas e previdenciárias.

A escolha do seguro

Para escolher a melhor opção de seguro para a sua obra é importante consultar um corretor de seguros especializado para entender como a natureza, dimensão, custo e as características do projeto poderão influenciar no tipo de cobertura mais indicada.

Custos do seguro

Normalmente essas obras costumam ficar entre 0,1% e 2,5% do custo total do projeto.

Fonte: BlogEquiloc

• 07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

• 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

• 30 de maio de 2018

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!