Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

28 junho, 2018

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Por ser um tipo de fundação rasa, geralmente é usado para obras de pequeno porte.

O radier é executado em obras de fundação quando a áreas de sapatas ocuparem 70% da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.

Fundação Radier Passo-a-Passo

Primeira coisa a se fazer é uma limpeza prévia no terreno, assim como o nivelamento e a compactação. Após essa etapa, coloca-se um lastro de brita para proteger a ferragem do radier. Em torno da fundação, coloca-se madeiras na lateral, fazendo o fechamento da área a ser concretada, as peças de madeira possuem cerca de 10 cm de largura.

As tubulações hidros-sanitária ou elétrica, devem ser assentadas no solo sob o radier com saída através da laje, assim evita o retrabalho e o aumento de custo da fundação.

Vantagens da fundação radier

- Baixo custo em relação a sapatas corridas;

- Tempo de execução reduzido;

- Menos mão de obra;

-  Indicado para terrenos argilosos.

Desvantagem da fundação em radier

- Não pode ser usado para obras de grande porte.

Fonte: Escola Engenharia

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

30 de novembro de 2018

O que é graute?