Uso dos gabiões na engenharia civil

Uso dos gabiões na engenharia civil

15 outubro, 2018

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse material é empregado em obras de taludes/encostas ou em obras hidráulicas de macrodrenagem, pois elas visam garantir a segurança nos espaços urbanos.

Os gabiões são constituídos por gaiolas metálicas formadas por fio de aço galvanizado preenchidas com pedras organizadas manualmente.

Atualmente têm sido realizadas diversas pesquisas para entender melhor as características mecânicas, aspectos construtivos do gabião e ainda sua viabilidade econômica e seus impactos ambientais.

As vantagens do uso dos gabiões são diversas, entre elas estão:

- Material sustentável: os gabiões geram uma quantidade menor de resíduos sólidos durante sua execução, se comparada a contenções que utilizam concreto e aço;

- Fácil integração a paisagem original: esse material não impede a passagem do fluxo d’água natural;

- Rapidez na montagem construtiva;

- Mais econômico para muros de contenção de 4 a 5 metros;

- Boa flexibilidade na sua estrutura, respondendo satisfatoriamente às movimentações do solo sem sofrer deformações.

Entretanto, ao optar pelo o gabião, deve-se analisar a condição de suporte do solo e resistência que servirá de fundação para a estrutura de contenção. Também deve se levar em conta a viabilidade de manutenção corretivas das telas metálicas.

Fonte: Civilização Engenheira

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

• 02 de julho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

• 13 de junho de 2018

4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia