Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

11 junho, 2018

O uso da alvenaria estrutural, dispensa o uso de vigas e pilares para a sustentação do edifício, pois são as próprias paredes da edificação fazem a função estrutural.

A principal característica da alvenaria estrutural é o uso de blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes. A alvenaria estrutural surgiu com a intenção de substituir o método tradicional de construção, visando uma obra mais rápida, limpa e barata.

Vantagens da Alvenaria Estrutural

- Redução do uso da madeira, aço e concreto;

- Construção mais rápida;

- Mais barato se comparado a alvenaria tradicional;

- Canteiro de obras mais limpo e organizado;

- Facilidade no treinamento de mão de obra.

Desvantagens da Alvenaria Estrutural

-  Arquitetura e design restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais;

-  É preciso ter o aval de um engenheiro em caso de reformas, pois a estrutura pode cair se uma parede for retirada sem os devidos cuidados.

14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)