Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

11 junho, 2018

O uso da alvenaria estrutural, dispensa o uso de vigas e pilares para a sustentação do edifício, pois são as próprias paredes da edificação fazem a função estrutural.

A principal característica da alvenaria estrutural é o uso de blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes. A alvenaria estrutural surgiu com a intenção de substituir o método tradicional de construção, visando uma obra mais rápida, limpa e barata.

Vantagens da Alvenaria Estrutural

- Redução do uso da madeira, aço e concreto;

- Construção mais rápida;

- Mais barato se comparado a alvenaria tradicional;

- Canteiro de obras mais limpo e organizado;

- Facilidade no treinamento de mão de obra.

Desvantagens da Alvenaria Estrutural

-  Arquitetura e design restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais;

-  É preciso ter o aval de um engenheiro em caso de reformas, pois a estrutura pode cair se uma parede for retirada sem os devidos cuidados.

• 11 de fevereiro de 2019

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

• 13 de julho de 2018

5 Vantagens de usar vidros refletivos!

As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

• 14 de junho de 2018

Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)

• 06 de junho de 2018

Você conhece o método construtivo Steel Frame?

O sistema construtivo Steel Frame é industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço leve, galvanizado e externamente revestido de OBS. Seu fechamento &(...)

• 29 de maio de 2018

3 Motivos para usar reforço estrutural com fibra de carbono

O reforço estrutural aumenta a resistência das peças de concreto armado. Esse processo é indicado quando as construções, sendo novas ou antigas, estão s(...)

• 25 de abril de 2018

Vantagens e desvantagens das casas de containers

Os containers estão ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Construídos primariamente para transportar cargas marítimas, os containers vêm se(...)

• 16 de abril de 2018

Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

As casas pré-moldadas de concreto estão casa vez mais presentes na construção civil, por utilizar processos construtivos industrializados esse tipo de construç&atild(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)