Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

11 junho, 2018

O uso da alvenaria estrutural, dispensa o uso de vigas e pilares para a sustentação do edifício, pois são as próprias paredes da edificação fazem a função estrutural.

A principal característica da alvenaria estrutural é o uso de blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes. A alvenaria estrutural surgiu com a intenção de substituir o método tradicional de construção, visando uma obra mais rápida, limpa e barata.

Vantagens da Alvenaria Estrutural

- Redução do uso da madeira, aço e concreto;

- Construção mais rápida;

- Mais barato se comparado a alvenaria tradicional;

- Canteiro de obras mais limpo e organizado;

- Facilidade no treinamento de mão de obra.

Desvantagens da Alvenaria Estrutural

-  Arquitetura e design restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais;

-  É preciso ter o aval de um engenheiro em caso de reformas, pois a estrutura pode cair se uma parede for retirada sem os devidos cuidados.

21 de junho de 2018

Emulsão Asfáltica - Aplicação.

A Emulsão Asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes.  As emuls&otil(...)

20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

14 de junho de 2018

Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)