Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

16 abril, 2018
As casas pré-moldadas de concreto estão casa vez mais presentes na construção civil, por utilizar processos construtivos industrializados esse tipo de construção reduz o tempo da obra e os recursos necessários para fazê-la. Porém não é só de vantagens que vive as casas pré-moldadas de concreto, neste post vamos listar quais são os prós e contras desse processo de construção.

Vantagens

Eliminação de serviços

Com o uso desse tipo de construção, não é preciso utilizar diversos serviços usados nas construções convencionais, por exemplo:
  • Concretagem;
  • Partes das instalações elétricas e hidráulicas;
  • Alvenaria;
  • Armação
Com a eliminação de alguns serviços, reduz a necessidade de compras de diversos insumos, e também diminui o tamanho do estoque da obra.

Redução do prazo da obra

A fabricação dos módulos pode ser planejada conforme o andamento da obra. A estrutura da obra é montada com apenas um guindaste. Se comparado a uma obra tradicional, as casas pré-moldadas de concreto têm uma economia de tempo de 2 a 3 meses.

Redução da Mão de Obra

Por ser um processo industrializado, a construção de casas pré-moldadas de concreto elimina boa parte da mão de obra no canteiro. Serviços como carpintaria e instalações por exemplo, não são tão necessários.

Construção mais limpa

Uma obra limpa possui diversas vantagens, entre elas:
  • Redução do desperdício;
  • Redução da produção de entulhos;
  • Melhor aproveitamento dos espaços do canteiro de obras;
  • Melhor qualidade no ambiente de trabalho para os colaboradores;
  • Redução dos custos com limpeza;
  • Redução da agressão ao meio ambiente.

Redução de custos

Com menos uso de mão de obra e redução da compra de materiais, as obras de casa pré-moldadas de concreto costumam sair mais baratas que a as casas convencionais. Entretanto é preciso se aconselhar com seu profissional de confiança, perguntado se esse é o tipo de construção ideal para você

Desvantagens

Necessidade de alto investimento inicial

Nas construções de casas pré-moldadas de concreto não é possível fazer de pouco em pouco como numa construção convencional, é preciso entrar com o capital financeiro para que os painéis usados na obra sejam fabricados. Ou seja, os gastos inicias com a obra são bem altos.

Disponibilidade em locais distantes

Apesar de ter um grande mercado, não é em todos os lugares do Brasil que encontramos esse tipo de construção. Os gastos com transporte, muitas vezes impossibilita a construção de casas pré-moldadas de concreto em determinadas regiões.

Falta de personalização

Na maioria das vezes as casas pré-moldadas de concreto possuem projetos arquitetônicos pré-definidos, isto é, o cliente terá que escolher umas das opções do portfólio da empresa. Esse tipo de construção também limita muito futuras alterações na casa. Reformas ou ampliações devem ser bem estudadas e de preferência com o auxílio do construtor que fabricou a casa.

Fonte: Engenharia Concreta

23 de abril de 2018

Dicas rápidas para alavancar a carreira na Engenharia

Na atual crise que assola o país, é importante se destacar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Não basta ser um ótimo engenheiro, é necessário que(...)

20 de abril de 2018

Termos que todo engenheiro deve conhecer

No mundo da engenharia existe muitos termos, neste post nós vamos ensinar os significados de alguns deles, vem com a gente aprender! Agregado – Nome dado à areia (agregado mi&(...)

19 de abril de 2018
Arquitetura

2 arquitetas que você precisa conhecer!

Atualmente mulheres são maioria nos cursos de arquitetura do país, entretanto alguns anos atrás não era exatamente o que acontecia, nesta publicação vamos dar(...)

18 de abril de 2018
Arquitetura

As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

17 de abril de 2018

Pontes incríveis pelo mundo!

Hoje vamos conhecer algumas das mais incríveis pontes ao redor do mundo, modernas ou tradicionais as pontes são um grande desafio para os engenheiros e arquitetos.  Ponte de Vi(...)

13 de abril de 2018

Casas pequenas que são verdadeiras inspirações

A cada ano que passa, a população mundial só aumenta. É um desafio para os engenheiros e arquitetos encontrar soluções para este problema .Hoje o IDD New(...)