Entre em contato conosco

Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

  • Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

16 abril, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 1
As casas pré-moldadas de concreto estão casa vez mais presentes na construção civil, por utilizar processos construtivos industrializados esse tipo de construção reduz o tempo da obra e os recursos necessários para fazê-la. Porém não é só de vantagens que vive as casas pré-moldadas de concreto, neste post vamos listar quais são os prós e contras desse processo de construção.
 

Vantagens

 
Eliminação de serviços
 
Com o uso desse tipo de construção, não é preciso utilizar diversos serviços usados nas construções convencionais, por exemplo:
  • Concretagem;
  • Partes das instalações elétricas e hidráulicas;
  • Alvenaria;
  • Armação
Com a eliminação de alguns serviços, reduz a necessidade de compras de diversos insumos, e também diminui o tamanho do estoque da obra.
 
Redução do prazo da obra
 
A fabricação dos módulos pode ser planejada conforme o andamento da obra. A estrutura da obra é montada com apenas um guindaste. Se comparado a uma obra tradicional, as casas pré-moldadas de concreto têm uma economia de tempo de 2 a 3 meses.
 
Redução da Mão de Obra
 
Por ser um processo industrializado, a construção de casas pré-moldadas de concreto elimina boa parte da mão de obra no canteiro. Serviços como carpintaria e instalações por exemplo, não são tão necessários.
 
Construção mais limpa
 
Uma obra limpa possui diversas vantagens, entre elas:
  • Redução do desperdício;
  • Redução da produção de entulhos;
  • Melhor aproveitamento dos espaços do canteiro de obras;
  • Melhor qualidade no ambiente de trabalho para os colaboradores;
  • Redução dos custos com limpeza;
  • Redução da agressão ao meio ambiente.
 
Redução de custos
 
Com menos uso de mão de obra e redução da compra de materiais, as obras de casa pré-moldadas de concreto costumam sair mais baratas que a as casas convencionais. Entretanto é preciso se aconselhar com seu profissional de confiança, perguntado se esse é o tipo de construção ideal para você
 
 

Desvantagens

Necessidade de alto investimento inicial
 
Nas construções de casas pré-moldadas de concreto não é possível fazer de pouco em pouco como numa construção convencional, é preciso entrar com o capital financeiro para que os painéis usados na obra sejam fabricados. Ou seja, os gastos inicias com a obra são bem altos.
 
Disponibilidade em locais distantes
 
Apesar de ter um grande mercado, não é em todos os lugares do Brasil que encontramos esse tipo de construção. Os gastos com transporte, muitas vezes impossibilita a construção de casas pré-moldadas de concreto em determinadas regiões.
 
Falta de personalização
 
Na maioria das vezes as casas pré-moldadas de concreto possuem projetos arquitetônicos pré-definidos, isto é, o cliente terá que escolher umas das opções do portfólio da empresa. Esse tipo de construção também limita muito futuras alterações na casa. Reformas ou ampliações devem ser bem estudadas e de preferência com o auxílio do construtor que fabricou a casa.
 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Engenharia Concreta

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 16 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Reparos superficiais em estruturas de concreto

    Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

  • 07 de agosto de 2018
    Por: Instituto IDD

    Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

    Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

  • 30 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

    Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

  • 18 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Saiba tudo sobre o concreto usinado!

    O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

  • 13 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 Vantagens de usar vidros refletivos!

    As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

  • 03 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

    O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

  • 20 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é Concreto Celular?

    O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

  • 14 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

    A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)

  • 11 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

    O uso da alvenaria estrutural, dispensa o uso de vigas e pilares para a sustentação do edifício, pois são as próprias paredes da edificação fazem a fun(...)

  • 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

    Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

Deixe seu comentário
  1. CMARC ARTEFATOS DE CONCRETO 29 de agosto, 2018 - 09h42

    Saudações a todos!
    Parabéns pela matéria acima, e em referência ao item \\\"Desvantagens\\\", gostaríamos de tecer algumas considerações:

    1. - Necessidade de alto investimento inicial
    \\\"Nas construções de casas pré-moldadas de concreto não é possível fazer de pouco em pouco como numa construção convencional, é preciso entrar com o capital financeiro para que os painéis usados na obra sejam fabricados. Ou seja, os gastos inicias com a obra são bem altos.\\\"

    R.: O investimento na verdade é para o início e fim da obra, já que ela termina em menos de um mês (no caso de nossa empresa). Portanto, quem opta pela casa pré-moldada, o faz visando concluir a construção nos mês seguinte, diferentemente de uma obra de vários meses.

    2. - Disponibilidade em locais distantes
    \\\"Apesar de ter um grande mercado, não é em todos os lugares do Brasil que encontramos esse tipo de construção. Os gastos com transporte, muitas vezes impossibilita a construção de casas pré-moldadas de concreto em determinadas regiões.\\\"

    - R.: Nossa empresa, com base na Baixada Santista, SP, já despachou kits para casas de 60 m² e 78 m² para Ananindeua (próxima a Belém) e Manaus, respectivamente, a custos módicos e ambos os compradores satisfeitos, sendo possível transferir material para os mais longínquos lugares.

    3 - Falta de personalização
    \\\"Na maioria das vezes as casas pré-moldadas de concreto possuem projetos arquitetônicos pré-definidos, isto é, o cliente terá que escolher umas das opções do portfólio da empresa. Esse tipo de construção também limita muito futuras alterações na casa. Reformas ou ampliações devem ser bem estudadas e de preferência com o auxílio do construtor que fabricou a casa.\\\"

    - R.: É possível fazer uma ampliação ou redução de qualquer ambiente pré-moldado, e se torna até mais fácil remover ou incluir novas placas e pilares, já que cada placa pesa em torno de 50kg, sendo possível transitar com as placas e pilares por dentro da própria construção. O sistema para reformar uma casa pré é o mesmo utilizado na alvenaria, escorar eventual viga que vier a ser substituída.

    CMARC Art. de Concreto - Marcelino

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
20 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

13 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

10 de setembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

05 de setembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

03 de setembro de 2018
Por: Instituto IDD

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

28 de agosto de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

***1