Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

30 julho, 2018

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nós explicaremos o que é essa ferramenta, quais são seus usos e quais são suas vantagens, confira!

A régua vibratória é uma máquina que possui uma lâmina de alumínio endurecido acoplada ao um motor à gasolina, ela produz uma vibração uniforme que serve para nivelar superfícies de concreto ou argamassa.

O equipamento é utilizado principalmente para dar acabamento nas superfícies de concreto, com desempenho muito superior ao método tradicional. O uso da régua vibratória reduz muito a mão de obra necessária, pois só precisa de uma pessoa para executar a tarefa.

Além do modelo simples que explicamos acima, existe também a versão treliça da régua. Essa versão possui lâminas de aço e funcionam com apoio de sobreguias para a movimentação.

Vantagens

Produtividade: Com o uso de régua vibratória cada metro quadrado demora cerca de 0,21 para ser nivelado. O mesmo metro quadrado demoraria em torno de 0,3 minutos se adensamento fosse feito manualmente.

O uso desse equipamento aumenta aproximadamente 1,5 vezes a produtividade.

Economia de mão de obra: Como dito anteriormente, o uso da régua vibratória diminui a utilização de mão de obra.  A economia nesse caso pode chegar a 70% .

Praticidade:  O modelo simples da régua vibratória geralmente possui apenas 18 kg, com isso, esse equipamento desliza com facilidade sobre o concreto.

Acabamento perfeito:  O resultado do adensamento realizado com a régua vibratória é perfeito e homogêneo.  Além de deixar a aparência do concreto mais bonita, ele também aumenta a resistência desse material, pois reduz a porosidade da mistura ao retirar as bolhas de ar. Com isso, o concreto torna-se impermeável, aumentando a vida útil do mesmo.

Fonte: Blog Equiloc

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

30 de novembro de 2018

O que é graute?

20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas