Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

30 julho, 2018

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nós explicaremos o que é essa ferramenta, quais são seus usos e quais são suas vantagens, confira!

A régua vibratória é uma máquina que possui uma lâmina de alumínio endurecido acoplada ao um motor à gasolina, ela produz uma vibração uniforme que serve para nivelar superfícies de concreto ou argamassa.

O equipamento é utilizado principalmente para dar acabamento nas superfícies de concreto, com desempenho muito superior ao método tradicional. O uso da régua vibratória reduz muito a mão de obra necessária, pois só precisa de uma pessoa para executar a tarefa.

Além do modelo simples que explicamos acima, existe também a versão treliça da régua. Essa versão possui lâminas de aço e funcionam com apoio de sobreguias para a movimentação.

Vantagens

Produtividade: Com o uso de régua vibratória cada metro quadrado demora cerca de 0,21 para ser nivelado. O mesmo metro quadrado demoraria em torno de 0,3 minutos se adensamento fosse feito manualmente.

O uso desse equipamento aumenta aproximadamente 1,5 vezes a produtividade.

Economia de mão de obra: Como dito anteriormente, o uso da régua vibratória diminui a utilização de mão de obra.  A economia nesse caso pode chegar a 70% .

Praticidade:  O modelo simples da régua vibratória geralmente possui apenas 18 kg, com isso, esse equipamento desliza com facilidade sobre o concreto.

Acabamento perfeito:  O resultado do adensamento realizado com a régua vibratória é perfeito e homogêneo.  Além de deixar a aparência do concreto mais bonita, ele também aumenta a resistência desse material, pois reduz a porosidade da mistura ao retirar as bolhas de ar. Com isso, o concreto torna-se impermeável, aumentando a vida útil do mesmo.

Fonte: Blog Equiloc

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 11 de fevereiro de 2019

• 24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

• 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!