Você conhece o arquiteto Balkrishna Doshi?

Você conhece o arquiteto Balkrishna Doshi?

11 maio, 2018

Balkrishna Doshi, foi o primeiro indiano a receber o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Aprendiz de Le Corbusier e Louis Kahn, Doshi e é conhecido por unir a visão dos dois arquitetos ao traço das construções indianas.

Desde do início de sua carreira Balkrishna Doshi, foi guiado por uma visão social da arquitetura, segundo ele “o arquiteto deve estar a serviço da sociedade”. As obras de Doshi demostram que edifícios contemporâneos podem ser expressões culturais de um coletivo.

Educador e fundador da CEPT, Doshi hoje aos 90 anos de idade, é a inspiração de muitos jovens indianos, ele também recebe os alunos e os arquitetos de todo mundo para compartilhar experiências. Apesar da fama Balkrishna Doshi sempre foi acessível a todos que o procuram.

Com mais de 70 anos de carreira, Doshi tem como um dos seus maiores feitos o projeto das casas de baixo custo Aranya, localizado em Indore, que hoje acomodam mais de 80 mil pessoas num sistema de casas, jardins e corredores internos.

Veja a seguir algumas das principais obras deste incrível arquiteto:

Life Insurance Corporation Housing

Indian Institute of Management, Bangalore

Tagore Memorial Hall

Amdavad ni Gufa

Fonte:  Exame

14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)