Você conhece o arquiteto Balkrishna Doshi?

Você conhece o arquiteto Balkrishna Doshi?

11 maio, 2018

Balkrishna Doshi, foi o primeiro indiano a receber o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Aprendiz de Le Corbusier e Louis Kahn, Doshi e é conhecido por unir a visão dos dois arquitetos ao traço das construções indianas.

Desde do início de sua carreira Balkrishna Doshi, foi guiado por uma visão social da arquitetura, segundo ele “o arquiteto deve estar a serviço da sociedade”. As obras de Doshi demostram que edifícios contemporâneos podem ser expressões culturais de um coletivo.

Educador e fundador da CEPT, Doshi hoje aos 90 anos de idade, é a inspiração de muitos jovens indianos, ele também recebe os alunos e os arquitetos de todo mundo para compartilhar experiências. Apesar da fama Balkrishna Doshi sempre foi acessível a todos que o procuram.

Com mais de 70 anos de carreira, Doshi tem como um dos seus maiores feitos o projeto das casas de baixo custo Aranya, localizado em Indore, que hoje acomodam mais de 80 mil pessoas num sistema de casas, jardins e corredores internos.

Veja a seguir algumas das principais obras deste incrível arquiteto:

Life Insurance Corporation Housing

Indian Institute of Management, Bangalore

Tagore Memorial Hall

Amdavad ni Gufa

Fonte:  Exame

15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)