Corrosão em Estruturas de Concreto Armado: Ação dos Cloretos e da Carbonatação
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO ATUAL
A corrosão em estruturas de concreto armado é um problema global que pode levar a graves consequências, incluindo tragédias. A justificativa mais cômoda para se explicar problemas associados ao concreto é atribuir o fato à falta de cobrimento adequado, tomando como referência as normas técnicas que tratam do tema. Com isso, o entendimento adequado do fenômeno de corrosão e suas consequências, com uso de tecnologias que a mensurem com precisão e confiabilidade é uma tarefa árdua.
O curso online de Corrosão em Estruturas de Concreto Armado: Mitigação e Intervenção, oferecido pelo professor Daniel Veras, aborda os mecanismos de transporte de contaminantes, formas de mitigação dos problemas, bem como intervenções necessárias quando a corrosão é detectada.
OBJETIVOS:
01. ADQUIRIR a capacidade de entendimento e diferenciação crítica do fenômeno de corrosão;
02. IDENTIFICAR as ferramentas adequadas para avaliação do processo corrosivo proveniente da ação de cloretos e da carbonatação;
03. AVALIAR de forma crítica os resultados em um laudo de avaliação da presença de cloretos e da carbonatação;
04. CONHECER os processos que levam a corrosão da estrutura do concreto, buscando seu entendimento e incremento da vida útil das edificações , com ênfase na corrosão das armaduras do concreto armado (carbonatação e ação de cloretos).
PÚBLICO ALVO:
Engenheiros civis, arquitetos, tecnólogos e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.
Não perca a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais sobre a corrosão em estruturas de concreto armado e aprender com um professor de grande reconhecimento no mercado. Inscreva-se já no nosso curso online e ao vivo, que acontece dia 12 de maio.
Histórico:
4ª TURMA - On-line ao vivo - 2023
3ª TURMA - On-line ao vivo - 2022
2ª TURMA - On-line ao vivo - 2021
1ª TURMA - On-line ao vivo - 2020
Confira Também:
Deterioração em Estruturas de Concreto por Reações Expansivas e Interações Físicas [2]
Carga Horária: 32 h.a. (OnLine Ao vivo)
Investimento
R$ 1.175,00
TÓPICO I: MICROESTRUTURA DO CONCRETO:
Microestrutura do concreto, porosidade, mecanismos, causas e consequências do transporte de substâncias agressivas ao interior do concreto. Tipos de cimento.
- TÓPICO II: CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CORROSÃO:
Reações de corrosão, Serie Galvânica, Despassivação e diagramas de Pourbaix. Oxidação e Ação eletroquímica.Tipos de corrosão.
- TÓPICO III: CONCEITOS BÁSICOS DE DURABILIDADE E VIDA ÚTIL:
Ciclo de vida útil das estruturas de concreto. Conceituação de durabilidade e sua importância. Modelos de vida útil e Lei de Sitter. Efeito da temperatura ambiental e do teor de cloretos nas propriedades do concreto, discutindo os níveis de agressividade ambiental, conforme NBR 6118 e normas internacionais.
- TÓPICO IV: CORROSÃO DAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO DEVIDO À CARBONATAÇÃO:
O fenômeno de carbonatação (mecanismo e formas de indentificação), relação entre características do concreto na carbonatação e seu efeito na corrosão do concreto armado, além de forma de mitigação.
- TÓPICO V: CORROSÃO DAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO POR AÇÃO DE CLORETOS:
Efeito da ação de cloretos das estruturas de concreto armado. Ensaios de avaliação da migração de cloretos e influência dos principais parâmetros de dosagem (relação a/c, teor de argamassa, presença de adições minerais, etc.).