Engenharia de Avaliações e Perícias
SOBRE O CURSO
A pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias do IDD - Educação Avançada é uma especialização completa e única no mercado que aborda em um só curso os principais temas relacionados à Engenharia Legal, Engenharia de Avaliações, elaboração de laudos e pareceres técnicos e realização de perícias.
Por meio dessa formação de qualidade, o profissional obtém competência para atuar em diferentes campos da Engenharia, como funcionário de empresas públicas e privadas, proprietário de sua própria empresa ou autônomo.
Curso cadastrado no sistema CONFEA/CREA, confira aqui!
OBJETIVO
Capacitar o profissional de Engenharia Civil e/ou Arquitetura para atuar com excelência e qualidade na Engenharia Legal; proporcionar os conhecimentos e competências necessárias para que esses profissionais possam conduzir a elaboração de laudos técnicos, perícias, avaliações de imóveis urbanos e diagnósticos, bem como atuar como peritos judiciais e assistentes técnicos, além de prepará-los para:
PÚBLICO-ALVO
Graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e demais profissionais de áreas correlatas que atuam ou desejam atuar em Engenharia Legal.
DIFERENCIAIS
POR QUE FAZER A PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS?
Segundo a Lei de Sitter, os custos de manutenção, quando executados preventivamente, são cinco vezes menores do que quando executados de maneira corretiva. Com o passar do tempo, também surgem manifestações patológicas em edificações pelas mais diversas causas, sendo que o tratamento deve ser realizado após um correto diagnóstico.
Estudos apontam que 55% dos problemas encontrados em edificações, quando diagnosticados, já encontram-se em situação crítica e necessitam de reparos urgentes. Esta necessidade urgente de reparo, na grande maioria dos casos, deve-se à execução anterior de processos incorretos de manutenção. A Engenharia Diagnóstica é a área da Engenharia Civil e da Arquitetura que trata do correto diagnóstico, prognóstico e tratamento das estruturas e manifestações patológicas em edificações.
Diversas cidades do Brasil possuem leis que indicam que edificações de uso coletivo, de determinado porte, são obrigadas a contratar um profissional habilitado para a realização de um laudo de inspeção periodicamente.
A determinação correta do valor de mercado de um bem é uma área de especialização da Engenharia Civil e da Arquitetura conhecida como engenharia de avaliações. Todos os processos de cálculo do valor de mercado de um imóvel são normatizados pela NBR 14.653 - Avaliação de Imóveis, e são de atribuição do arquiteto e do engenheiro civil.
O cálculo do valor de mercado de um imóvel aplica técnicas de estatística, regressão linear múltipla, matemática financeira, orçamentos de obras, análise de investimentos, projeto e desenvolvido de empreendimentos, negócios imobiliários, entre outras. Hoje 100% das operações de crédito imobiliário, antes de serem efetivadas, necessitam de um laudo de avaliação do imóvel emitido por um engenheiro civil ou arquiteto. Assim como processos judiciais de ações renovatórias de aluguel, inventários, partilha de bens, disputas, entre outros processos relacionados ao valor de mercado de imóveis, também necessitam de avaliações efetuadas pelos mesmos profissionais especialistas.
Em ações judiciais, se o juiz de direito não possui conhecimento técnico sobre determinado assunto, é indicado um perito para auxiliá-lo na análise da questão. As partes envolvidas no processo também indicam os chamados assistentes técnicos, que são profissionais com especialização no assunto analisado. Os processos judiciais possuem ritos e procedimentos para sua execução, os quais o profissional de engenharia e de arquitetura deve dominar ao iniciar suas atividades na área de Engenharia Legal.
Duração: 24 meses
Carga Horária: 440 h.a.
Periodicidade: Mensal
- Conceitos de Patologia nas Estruturas e Edificações Aplicados a Perícias;
- Avaliação de Imóveis Urbanos com o Uso de Inferência Estatística; - Perícias em Fachadas e Revestimentos; - Inspeção Predial e Redação de Laudos Técnicos; - Avaliações de Alugueis; - Análise Estrutural Aplicada a Perícias; - Ensaios para Diagnóstico; - Quantificação de Custo e Avaliações Econômicas; - Ensaio, Auditoria, Controle e Avaliações da Resistência do Concreto; - Práticas de Vendas e Comportamentais em Trabalhos de Avaliações e Perícias; - Avaliações de Glebas Urbanizáveis; - Avaliação de Empreendimentos; - Especificação de Produtos, Técnicas de Recuperação e Reforço de Estruturas; - Noções de Direito e Prática Processual; - Prática de Avaliação de Imóveis; - Problemas Construtivos e Aspectos Técnicos Legais; - Desempenho das Edificações [NBR 15575(2014)]; - Acessibilidade; - Perícias Ambientais; - Avaliação por Tratamento de Fatores; - Gestão de Pessoas. |