O que você irá
aprender
1. Fundamentos em Gerenciamento de Projetos: Introdução, áreas de conhecimento e grupos
de processos de gerenciamento de projetos
2. Planejando o Escopo: Entendendo e definindo o escopo do projeto, construção da EAP
(WBS) e exercícios
3. Introdução ao MS Project: Introdução ao MS Project, exibição da área de trabalho, criando
um novo projeto em branco e a partir de um modelo, operações básica, preparando o
ambiente, configurações iniciais, configuração da escala do tempo, inserindo informações do
projeto (data de início, calendário, data de status, etc.), inserindo propriedades avançadas no
projeto , ajustes e configuração dos calendários, copiando calendários configurados para
novos projetos e exercícios
4. Inserindo tarefas, marcos (etapas) e fases: Inserindo as tarefas, inserindo tarefas
periódicas, organização de tarefas em fases, criação de etapas (marcos), atribuindo
calendário às tarefas, campo indicador, inserindo anotações em uma tarefa e exercícios.
5. Dependências entre tarefas, antecipações e esperas: Tipos de dependências,
sequenciamento de tarefas, aplicação de antecipação e espera, exercícios
6. Definindo durações, análise PERT e CPM (caminho crítico): Durações suportadas pelo
MS Project, duração x trabalho, duração decorrida, Análise PERT, definição de prazos finais
(deadline), análise CPM ? Método do Caminho Crítico, tabela cronograma e exercícios
7. Trabalhando com Restrições: Como as restrições afetam o cronograma, tipos de restrições
(Unidade, Duração e Esforço Fixo), exemplos práticos e exercícios
8. Trabalhando com Recursos: Tipos de recursos e seus custos, adicionando e gerenciando
recursos, criando calendário de recursos, atribuição de recursos, histograma de recursos,
identificando e tratando problemas de superalocação de recursos, redistribuição de recursos,
planejador de recursos, inspetor de tarefas e exercícios
9. Monitoramento e Controle do Projeto: A linha de base do Projeto, atualização da execução
das tarefas, reagendando tarefas, acompanhamento do progresso do projeto com AVA (
Análise do Valor Agregado), análise e acompanhamento dos custos, análise e
acompanhamento do cronograma, análise e acompanhamento do esforço
10. Relatórios no MS Project: Comunicação com stakeholders, categoria de relatórios,
visualizando e configurando relatórios, exercícios.