Impermeabilização: Diferentes tipos de membranas e suas aplicações
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO ATUAL:
A busca por projetos de impermeabilização, devido as demandas construtivas vigentes, de corrente do aumento da presença de umidade nas edificações, corrobora para o crescimento deste setor, que é preponderante para a durabilidade e manutenção das edificações na esfera da construção civil.
O processo de impermeabilização, para ser executado com sucesso, depende de várias etapas, desde a fase da concepção do projeto até a manutenção do imóvel em toda sua vida útil. Qualquer desatenção pode representar uma falha, e dependendo da fase em que tenha ocorrido, poderá prejudicar o construtor ou mesmo o usuário final, ou a todos, se a solução projetada não for a mais adequada para a situação, as manifestações patológicas ocasionadas pela umidade são comuns no mundo da construção e estas podem ocasionar vários prejuízos, gerando custos elevados em recuperação e reparo, que poderiam ser evitados com medidas preventivas.
Atendendo esta necessidade de mercado O IDD - Educação Avançada desenvolve curso de impermeabilizacao: diferentes tipos demembranas e suas aplicacoes, que tem como seu principal apresentar os diferentes tipos de membranas impermeabilizantes existentes no mercado nacional, com orientações manuseio, execução e controle de qualidade. Análise e interpretação das normas pertinentes às membranas. Além de abordar referente ao comportamento das estruturas, em decorrência das variações térmicas e mecânicas, para discussão quanto ao dimensionamento mais adequado das membranas impermeabilizantes de acordo com as solicitações.
O profissional egresso do curso O egresso do curso será um profissional habilitado a identificar os tipos de membranas impermeabilizantes existentes e suas aplicações, adquirindo capacidade para analisar os requisitos mínimos de desempenho das normas técnicas pertinentes aos produtos e verificação das especificações de acordo com as demandas impostas.
OBJETIVOS
01. APRESENTAR os diferentes tipos de membranas impermealizantes;
02. ORIENTAR manuseio, execução e controle de qualidade;
03. ANALISAR E INTERPRETAR normas técnicas pertinentes às membranas;
04. ENTENDER o comportamento das estruturas
05. APRESENTAR visão macro do processo de impermeabilização;
06. ABORDAR tipos de estruturas e seus comportamentos;
07. APRESENTAR estruturas enterradas e apoiadas;
08. APRESENTAR estruturas elevadas;
09. INFORMAR sistemas existentes e suas adequações para cada situação;
10. CAPACITAR para conferência e controle de qualidade da execução da impermeabilização.
PÚBLICO-ALVO
Profissional de empresas de impermeabilização, projetistas, engenheiros, arquitetos, técnicos, professores, construtoras, compradores técnicos, fiscais de obras, gerentes de qualidade e pós-graduando que atuam ou que desejam atuar na área.
HISTÓRICO
2ª TURMA - OnLine ao vivo - 2023
1ª TURMA - OnLine ao vivo - 2022
Carga Horária: 12 h.a.
Investimento
R$ 782,00
Módulo I – Introdução da impermeabilização e tipos de membranas existentes Neste módulo faremos uma introdução a impermeabilização e tipos de membranas existentes no mercado nacional. 1.1 Tipos de sistemas: 1.1.1 Cimentícios; 1.1.2 Asfálticos; 1.1.3 Poliméricos. Módulo II – Análise e interpretação das normas técnicas Neste módulo faremos uma análise e discussão das normas técnicas das membranas, para interpretação dos requisitos mínimos de desempenho. 2.1 Normas dos impermeabilizantes 2.1.1 Requisitos mínimos de desempenho; 2.1.2 Análise de boletim técnico; 2.1.3 Leitura e interpretação de laudos comprobatórios. Módulo III - Entendendo o comportamento das estruturas A proposta deste módulo será abordar os diferentes tipos de estruturas utilizadas nas construções e entender o comportamento de cada uma delas, visto que a camada impermeável deve acompanhar as variações térmicas e pressões que a estrutura estará sujeita. 3.1 Tipos de estruturas 3.1.1 Concreto armado; 3.1.2 Laje alveolar; 3.1.3 Alvenaria estrutural; 3.1.4 Concreto pré-fabricado; 3.1.5 Steel frame; 3.1.6 Drywall; 3.1.7 Estrutura mista (concreto e perfil metálico). 3.2 Estruturas enterradas / apoiadas: 3.2.1 Cortinas de subsolo; 3.2.2 Estruturas hidráulicas enterradas; 3.2.3 Poços dos elevadores; 3.2.4 Diques de contenção. 3.3 Estruturas elevadas |
3.3.1 Lajes expostas; 3.3.2 Reservatórios elevados; 3.3.3 Piscinas elevadas; 3.3.4 Áreas molháveis e molhadas. Módulo IV – Dimensionando a impermeabilização Existe uma vasta gama de opções de impermeabilizantes no mercado, mas como verificar se o sistema especificado será o mais adequado para cada situação, será abordado neste módulo. 4.1 Sistemas rígidos; 4.2 Sistemas flexíveis; 4.3 Serviços complementares 4.3.1 Tratamento e preenchimento de juntas; 4.3.2 Camada de imprimação; 4.3.3 Camada de amortecimento; 4.3.4 Camada drenante; 4.3.5 Camada separadora; 4.3.6 Proteção mecânica. Módulo V – Preparo e execução da impermeabilização Neste módulo serão abordados processos de execução em atendimento de normas técnicas e boas práticas e parâmetros para controle de qualidade. 5.1 Preparo do substrato 5.1.1 Substrato em concreto armado; 5.1.2 Tratamentos de fissuras; 5.1.3 Regularização da superfície; 5.1.4 Acerto de superfície; 5.1.5 Substratos especiais: drywall, metal, tubulação PVC etc); 5.1.6 Áreas contaminas com óleo, graxa, desmoldante, cal etc; 5.2 Execução da impermeabilização 5.2.1 Boas práticas; 5.2.2 Ferramentas e métodos; 5.2.3 Controle de qualidade. |