EXTENSÃO EM

Acústica de Edifícios: Aplicações Práticas

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS: APLICAÇÕES PRÁTICAS

OBJETIVOS DO CURSO

O curso Acústica de Edifícios: aplicações práticas visa promover formação técnica em acústica de edifícios, com foco na avaliação de desempenho do projeto e dos sistemas construtivos nos aspectos teóricos e em aplicações práticas, inserindo-se no contexto atual da construção civil brasileira, com a procura por conforto acústico e atendimento a ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho. No contexto do curso, serão apresentados os critérios normativos e legislativos enquadradores, assim como as metodologias aplicáveis para caracterizar e especificar sistemas construtivos para o adequado isolamento a sons aéreos e de impacto.

Proporcionar formação técnica em acústica de edifícios, com foco na avaliação de desempenho nos aspectos teóricos e em aplicações práticas.

O curso fornece conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Especificar sistemas de vedações verticais para o adequado isolamento acústico;
2. Especificar sistemas de pisos para o adequado isolamento acústico;
3. Avaliar a eficiência de mantas para uso em pisos flutuantes;
4. Analisar criticamente relatórios de ensaios técnicos;
5. Analisar aspectos do projeto de arquitetura que comprometem o desempenho acústico;
6. Avaliar informações técnicas de materiais e de componentes construtivos;
7. Indicar materiais e dispositivos para qualidade acústica de ambientes internos;

PÚBLICO-ALVO

Arquitetos, Engenheiros Civis, graduandos nas áreas de arquitetura e urbanismo e engenharia civil e demais profissionais envolvidos em projetos e construção de edificações residenciais, comerciais e mistas.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Revisão de conceitos básicos
Caracterização do isolamento sonoro
Isolamento ao ruído aéreo: paredes, portas, janelas e fachadas
Isolamento ao ruído de impacto: lajes, pisos flutuantes e revestimentos
Qualidade acústica de ambientes internos
Condicionamento acústico e vibrático de instalações técnicas: excemplos práticos
Critérios normativos
Ensaios para avaliação de desempenho acústico: principais aspectos
Soluções construtivas e exercícios de aplicação

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

• 11 de fevereiro de 2019

• 29 de janeiro de 2019

• 24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)