EXTENSÃO EM

Acústica de Edifícios: Aplicações Práticas

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS: APLICAÇÕES PRÁTICAS

OBJETIVOS DO CURSO

O curso Acústica de Edifícios: aplicações práticas visa promover formação técnica em acústica de edifícios, com foco na avaliação de desempenho do projeto e dos sistemas construtivos nos aspectos teóricos e em aplicações práticas, inserindo-se no contexto atual da construção civil brasileira, com a procura por conforto acústico e atendimento a ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho. No contexto do curso, serão apresentados os critérios normativos e legislativos enquadradores, assim como as metodologias aplicáveis para caracterizar e especificar sistemas construtivos para o adequado isolamento a sons aéreos e de impacto.

Proporcionar formação técnica em acústica de edifícios, com foco na avaliação de desempenho nos aspectos teóricos e em aplicações práticas.

O curso fornece conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Especificar sistemas de vedações verticais para o adequado isolamento acústico;
2. Especificar sistemas de pisos para o adequado isolamento acústico;
3. Avaliar a eficiência de mantas para uso em pisos flutuantes;
4. Analisar criticamente relatórios de ensaios técnicos;
5. Analisar aspectos do projeto de arquitetura que comprometem o desempenho acústico;
6. Avaliar informações técnicas de materiais e de componentes construtivos;
7. Indicar materiais e dispositivos para qualidade acústica de ambientes internos;

PÚBLICO-ALVO

Arquitetos, Engenheiros Civis, graduandos nas áreas de arquitetura e urbanismo e engenharia civil e demais profissionais envolvidos em projetos e construção de edificações residenciais, comerciais e mistas.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Revisão de conceitos básicos
Caracterização do isolamento sonoro
Isolamento ao ruído aéreo: paredes, portas, janelas e fachadas
Isolamento ao ruído de impacto: lajes, pisos flutuantes e revestimentos
Qualidade acústica de ambientes internos
Condicionamento acústico e vibrático de instalações técnicas: excemplos práticos
Critérios normativos
Ensaios para avaliação de desempenho acústico: principais aspectos
Soluções construtivas e exercícios de aplicação

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)