EXTENSÃO EM

Acústica de Edifícios: Aplicações Práticas

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS: APLICAÇÕES PRÁTICAS

OBJETIVOS DO CURSO

O curso Acústica de Edifícios: aplicações práticas visa promover formação técnica em acústica de edifícios, com foco na avaliação de desempenho do projeto e dos sistemas construtivos nos aspectos teóricos e em aplicações práticas, inserindo-se no contexto atual da construção civil brasileira, com a procura por conforto acústico e atendimento a ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho. No contexto do curso, serão apresentados os critérios normativos e legislativos enquadradores, assim como as metodologias aplicáveis para caracterizar e especificar sistemas construtivos para o adequado isolamento a sons aéreos e de impacto.

Proporcionar formação técnica em acústica de edifícios, com foco na avaliação de desempenho nos aspectos teóricos e em aplicações práticas.

O curso fornece conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Especificar sistemas de vedações verticais para o adequado isolamento acústico;
2. Especificar sistemas de pisos para o adequado isolamento acústico;
3. Avaliar a eficiência de mantas para uso em pisos flutuantes;
4. Analisar criticamente relatórios de ensaios técnicos;
5. Analisar aspectos do projeto de arquitetura que comprometem o desempenho acústico;
6. Avaliar informações técnicas de materiais e de componentes construtivos;
7. Indicar materiais e dispositivos para qualidade acústica de ambientes internos;

PÚBLICO-ALVO

Arquitetos, Engenheiros Civis, graduandos nas áreas de arquitetura e urbanismo e engenharia civil e demais profissionais envolvidos em projetos e construção de edificações residenciais, comerciais e mistas.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Revisão de conceitos básicos
Caracterização do isolamento sonoro
Isolamento ao ruído aéreo: paredes, portas, janelas e fachadas
Isolamento ao ruído de impacto: lajes, pisos flutuantes e revestimentos
Qualidade acústica de ambientes internos
Condicionamento acústico e vibrático de instalações técnicas: excemplos práticos
Critérios normativos
Ensaios para avaliação de desempenho acústico: principais aspectos
Soluções construtivas e exercícios de aplicação

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)