EXTENSÃO EM

Avaliação, Gerenciamento, Manutenção e Recuperação de Pavimentos Asfálticos

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

AVALIAÇÃO, GERENCIAMENTO, MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

O transporte rodoviário em nosso país é o principal meio de escoamento da produção nacional. Nesse contexto, as malhas viárias rodoviárias e dos municípios merecem especial atenção quanto a sua correta conservação por representarem um patrimônio de grande valor. Além de que, a falta de investimentos em manutenção acarreta a deterioração desta malha e a necessidade de altos investimentos.

O objetivo principal da pavimentação é garantir a trafegabilidade em qualquer época do ano e condições climáticas, e proporcionar aos usuários conforto ao rolamento e segurança. Toda cidade deve ter um método de gerência de pavimentos para desenvolver programas de construção e reabilitação de pavimentos selecionando, com base na experiência, ruas para as atividades de manutenção e reabilitação.

A correta avaliação dos pavimentos flexíveis, tipos de defeitos, causas, métodos de avaliação e a sua conservação, auxiliam na hierarquização de prioridades e alternativas de intervenção. Diante desse contexto e por acreditar na importância da área dentro da engenharia civil, o Instituto IDD oferta o curso de Extensão em Avaliação, Gerenciamento, Manutenção e Recuperação de Pavimentos Asfálticos, que abrange com profundidade o tema, explorando a patologia dos pavimentos flexíveis nos seus principais aspectos: o diagnóstico e as mais diferentes técnicas de avaliação, reparos, e gerenciamento desses pavimentos.

OBJETIVOS DO CURSO

Ao trabalhar com a avaliação das patologias que acometem os pavimentos e apresentar alternativas de gerenciamento, técnicas de manutenção e de recuperação dos pavimentos flexíveis, o curso fornece conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Gerenciar obras de pavimentação
2. Avaliar as condições de superfícies;
3. Reconhecer os tipos de defeitos de superfícies;
4. Aplicar metodologias de avaliação
5. Calcular índices de estado de superfícies;
6. Aplicar técnicas de manutenção e recuperação de pavimentos;
7. Planejar e gerir obras nas malhas viárias;
8. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
9. Pesquisar soluções para problemas de engenharia.

PÚBLICO ALVO

O curso de Extensão em Avaliação, Gerenciamento, Manutenção e Recuperação dos Pavimentos Asfálticos do Instituto IDD destina-se aos estudantes e graduados em engenharia civil, tecnólogos em construção civil e áreas afins, que atuam nas áreas pública e privada ou desejam atuar na área de pavimentos.

+ DO CURSO

O curso, que já teve sua primeira turma em 2016, foi finalizado com sucesso e conta com o trabalho de docente com referência na área de gerenciamento e manutenção de pavimentos flexíveis.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Avaliação e Classificação das Condições de Superfície
Cálculo do IES - Índice do Estado de Superfície do Pavimento
Defeitos Superfície
Diagnóstico
Metodologia de Avaliação
Tipos de Recuperação dos Pavimentos
Visita técnica a Usina de Asfalto CBUQ
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)