Entre em contato conosco

EXTENSÃO EM

Capacitação Gerencial para Certificações Florestais e Madeireiras Voluntárias

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

CAPACITAÇÃO GERENCIAL PARA CERTIFICAÇÕES FLORESTAIS E MADEIREIRAS VOLUNTÁRIAS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

O mercado mundial de produtos florestais madeireiros e não madeireiros vem sofrendo fortes alterações em suas estruturas de ação devido a grande pressão mundial a respeito da conservação dos recursos naturais. A madeira e outros produtos florestais possuem elevada atração internacional, contudo suas restrições aumentam a cada dia e por isso encontram-se em posição de forte atenção, uma vez que suas origens podem ser ilegais e resultantes de altos impactos ambientais, sociais e econômicos

Desde 1992 organizações mundiais vêm desenvolvendo ações conjuntas para regular este mercado e assegurar a legalidade da origem dos materiais consumidos ao longo de toda sua cadeia comercial. As certificações florestais e ambientais voluntárias apresentam papel extremamente importante na contribuição do fortalecimento destas ações mundiais e locais. No Manejo Florestal, as principais certificações são o FSC e PEFC. Atualmente são mais de 198 milhões de hectares de Florestas certificadas pelo FSC e mais de 300 milhões de hectares florestais certificados pelo PEFC. O PEFC possui mais de 750.000 proprietários florestais certificados e cerca de 19 mil empresas registradas. No processo de cadeia de custódia o FSC possui aproximadamente 33 mil certificados emitidos e mais de 1.500 certificados envolvendo práticas de manejo e cadeia de custódia florestal e de processos industriais madeireiros

Para o acesso a mercados madeireiros europeus, se exige o atendimento a normas específicas da Comunidade Europeia e também a certificações internas de certos países, exemplo é a certificação CE, necessária aos paineis de madeira. No mercado americano também há exigência de certificações de produtos madeireiros, sendo a TP e CARB as mais demandadas. Entretanto, mesmo após 25 anos de ações conjuntas de diversas entidades nacionais e internacionais, não existe uma formação acadêmica específica e os profissionais se deparam com dificuldades à interpretação e aplicação destas Normas e regras internacionais, criando uma defasagem no conhecimento dos processos e procedimentos para a obtenção das certificações, pois o número de profissionais envolvidos e capacitados para o gerenciamento de processos de implantação e preparação de projetos florestais e empresas é bastante reduzido.

É frente a esse cenário que o IDD oferece o curso de extensão (de curta duração) em Capacitação Gerencial Para Certificações Florestais e Madeireiras Voluntárias.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem como objetivos principais:

1. Apresentar noções introdutórias aos profissionais envolvidos para o entendimento dos processos e padrões de certificações voluntárias mundiais
2. Promover o raciocínio para o desenvolvimento de sistemas gerenciais necessários para a adequação de processos produtivos e industriais da cadeia de valor da madeira e produtos oriundos de florestas; 
3. Incentivar o pensamento integrado de boas práticas de gestão e governança que atendam aos Princípios e Normas Internacionais de Certificações Florestais e Madeireiras Voluntárias, possibilitando o acesso de produtos florestais e madeireiros a mercados internacionais, fortalecendo e consolidando a sua participação em mercados nacionais ambiental e socialmente responsáveis.
4. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
5. Pesquisar soluções para problemas dentro deste cenário. 

PÚBLICO-ALVO

O curso de extensão em “Capacitação Gerencial Para Certificações Florestais e Madeireiras Voluntárias” destina-se a Engenheiros florestais; Engenheiros Ambientais; Engenheiros de Produção; Engenheiros Industriais Madeireiros; Engenheiros Civis; Arquitetos; Engenheiros Agrônomos e demais profissionais relacionados às áreas da engenharia industrial madeireira, construção e produção. Além de Gestores empresariais; Economistas; Profissionais das áreas Sociais; Profissionais de áreas ambientais; Gestores Públicos e Representantes de Instituições Governamentais.

+ DO CURSO

O curso abrangerá as certificações florestais FSC, tanto para o manejo como para a cadeia de custódia, além das certificações PEFC/CERFLOR, ISO 14.000; Entendimento ao Órgão Especialista na Regulamentação Europeia de Produtos de Madeira (EUTR) que atua no âmbito legal da Diretiva Europeia para as certificações de produtos madeireiros CE, CARB, KOMO, BFU 100; e as certificações americanas TP e Carb.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Introdução ao Processos Mundiais de Certificação Voluntária
Princípios e Padrões Internacionais de Certificações Voluntárias Para o Manejo Florestal
Princípios e Padrões Internacionais de Certificações Voluntárias Para a Cadeia de Custódia Florestal e Madeireira
Noções Introdutórias às Normas das Certificações de Produtos Industrializados Madeireiros
Desenvolvimento de Sistemas de Gestão de Certificações Florestais e Madeireiras
Aplicação Prática de Conteúdos Desenvolvidos

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS
  • 21 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Emulsão Asfáltica - Aplicação.

    A Emulsão Asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes.  As emuls&otil(...)

  • 20 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é Concreto Celular?

    O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

  • 15 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 games para os engenheiros se divertirem!

    Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

  • 14 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

    A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)

  • 13 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

    A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

  • 12 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Entenda as diferenças entre calhas e rufos

    As calhas e rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção, mas você qual a diferença entre eles, e qual é a melhor escolha para sua obra? Ho(...)

  • 11 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

    O uso da alvenaria estrutural, dispensa o uso de vigas e pilares para a sustentação do edifício, pois são as próprias paredes da edificação fazem a fun(...)

  • 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

    Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

  • 07 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Sistemas Estruturais - Parte 2

    Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.Viga (ou feixe)Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um f(...)

  • 06 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Você conhece o método construtivo Steel Frame?

    O sistema construtivo Steel Frame é industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço leve, galvanizado e externamente revestido de OBS. Seu fechamento &(...)

***1