EXTENSÃO EM

Curso Preparatório para: Inspetor I - Inspeção de Estruturas de Concreto Segundo a ABNT NBR 16230:2013

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

CURSO PREPARATÓRIO PARA: INSPETOR I - INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO SEGUNDO A ABNT NBR 16230:2013

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem como objetivo apresentar e discutir conteúdos relativos à formação de Inspetores I de Estruturas de Concreto. Seguindo a ABNT NBR 16230:2013, visa o estabelecimento de diagnóstico e prognóstico do estado de conservação de estruturas de concreto - principalmente as Obras de Arte Especiais (OAE) - de forma a manter ou restabelecer seus requisitos de segurança estrutural, de funcionalidade e de durabilidade.

+ DO CURSO

O curso oferece aula prática em Inspeção de Pontes e Certificação Pessoal IBRACON - O IBRACON fornecerá certificado de participação no curso para os profissionais que obtiverem frequência maior ou igual a 75%.

R$ 2.100,00 para Sócios IBRACON e ALCONPAT

Consulte-nos para Plano Amigo!

LOCAL

RECIFE | Sinaenco - Sindicato da Arquitetura e da Engenharia | Quinta e Sexta-feira das 13h30 às 22h40

Tecomat | Sábado das 08h00 às 18h00

Corpo Docente: Professores Júlio Timerman, Enio Pazini e Paulo Helene

FORTALEZA | Faculdade Ari de Sá | Quinta e Sexta-feira das 13h30 às 22h40 e Sábado das 08h00 às 18h00

Corpo Docente: Júlio Timerman, Enio Pazini, Paulo Helene e Gilberto Giuzio

BRASÍLIA | 21 e 22 de junho: ASBRACO - SIA Sul Trecho 4, Quadra 03, Lote 2000 - Bloco F, Cobertura, Brasília-DF | Quinta e Sexta-feira das 13h30 às 22h40

23 de junho: CEUB - Campus Taguatinga - Setor D Sul, Lote 03 e Loja 01, Pistão Sul, Taguatinga Sul, Brasília - DF | Sábado: 08h00 às 18h00

Corpo Docente: Júlio Timerman, Paulo Helene e Gilberto Giuzio

BELO HORIZONTE | 9 a 11 de Agosto

Local: Construtora G-Maia - Rua Olympio Teixeira Guimarães, 60 | Estoril

Corpo Docente: Paulo Helene, Enio Pazini e Júlio Timerman

RIO DE JANEIRO | 6 a 8 de Dezembro

Local: IME - Instituto Militar de Engenharia | Praça Gen. Tibúrcio, 80 | Urca

Corpo Docente: Paulo Helene, Enio Pazini, Júlio Timerman e Carlos Henrique Siqueira

CURITIBA | 11 a 13 de Abril

Local: Instituto IDD | Rua Emiliano Perneta, 174 | Centro | 7º ao 10º andar

Corpo Docente: Paulo Helene, Enio Pazini, Júlio Timerman e Gilberto Giuzio

O corpo docente sofre pequena variação de acordo com a cidade.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

1º DIA

13h30 - 13h40 | Abertura

13h40 - 18h00 | Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto: Mecanismos de deterioração das estruturas de concreto. (5 h.a.)

19h00 - 22h40 | Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto: Mecanismos de deterioração de pontes e viadutos. (4 h.a.)

2º DIA

13h30 - 18h00 | Programação da Inspeção: Plano de trabalho; Designar atividades; Mitigar situações de risco. (2 h.a.)

13h30 - 18h00 | Projeto de Recuperação ou de Reforço: Ler e interpretar projetos; Cadastrar elementos estruturais. (3 h.a.)

19h00 - 22h40 | Inspeção de Estruturas de Concreto: Tipo de inspeção; Competências do Inspetor I; Relatório de inspeção cadastral; Prazo de validade; Reflexão. (4 h.a.)

3º DIA

08h00 - 18h30 | Método de Ensaios e sua Aplicabilidade na Inspeção de Estruturas de Concreto:

A. Aula Teórica
A1. Coleta de Amostras no Campo: Retirada, identificação, transporte, etc.
A.2. Ensaios para Apoio ao Diagnóstico: Retirada, identificação, transporte, etc. (2 h.a.)

B. Aula de Laboratório: Uso de equipamentos e execução de ensaios (3 h.a.)

Aula Prática: Visita a Obra (5 h.a.)

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 29 de janeiro de 2019

• 24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)