EXTENSÃO EM

Inspetor I - Inspeção de Estruturas de Concreto Segundo a ABNT NBR 16230:2013

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

INSPETOR I - INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO SEGUNDO A ABNT NBR 16230:2013

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem como objetivo apresentar e discutir conteúdos relativos à formação de Inspetores I de Estruturas de Concreto. Seguindo a ABNT NBR 16230:2013, visa o estabelecimento de diagnóstico e prognóstico do estado de conservação de estruturas de concreto - principalmente as Obras de Arte Especiais (OAE) - de forma a manter ou restabelecer seus requisitos de segurança estrutural, de funcionalidade e de durabilidade.

+ DO CURSO

O curso oferece aula prática em Inspeção de Pontes e Certificação Pessoal IBRACON - O IBRACON fornecerá certificado de participação no curso para os profissionais que obtiverem frequência maior ou igual a 75%.

R$ 2.100,00 para Sócios IBRACON e ALCONPAT

Consulte-nos para Plano Amigo!

LOCAL

RECIFE | Sinaenco - Sindicato da Arquitetura e da Engenharia | Quinta e Sexta-feira das 13h30 às 22h40

Tecomat | Sábado das 08h00 às 18h00

Corpo Docente: Professores Júlio Timerman, Enio Pazini e Paulo Helene

FORTALEZA | Faculdade Ari de Sá | Quinta e Sexta-feira das 13h30 às 22h40 e Sábado das 08h00 às 18h00

Corpo Docente: Júlio Timerman, Enio Pazini, Paulo Helene e Gilberto Giuzio

BRASÍLIA | 21 e 22 de junho: ASBRACO - SIA Sul Trecho 4, Quadra 03, Lote 2000 - Bloco F, Cobertura, Brasília-DF | Quinta e Sexta-feira das 13h30 às 22h40

23 de junho: CEUB - Campus Taguatinga - Setor D Sul, Lote 03 e Loja 01, Pistão Sul, Taguatinga Sul, Brasília - DF | Sábado: 08h00 às 18h00

Corpo Docente: Júlio Timerman, Paulo Helene e Gilberto Giuzio

BELO HORIZONTE | 9 a 11 de Agosto

Local: Construtora G-Maia - Rua Olympio Teixeira Guimarães, 60 | Estoril

Corpo Docente: Paulo Helene, Enio Pazini e Júlio Timerman

RIO DE JANEIRO | 6 a 8 de Dezembro

Local: IME - Instituto Militar de Engenharia | Praça Gen. Tibúrcio, 80 | Urca

Corpo Docente: Paulo Helene, Enio Pazini, Júlio Timerman e Carlos Henrique Siqueira

O corpo docente sofre pequena variação de acordo com a cidade.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

1º DIA

13h30 - 13h40 | Abertura

13h40 - 18h00 | Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto: Mecanismos de deterioração das estruturas de concreto. (5 h.a.)

19h00 - 22h40 | Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto: Mecanismos de deterioração de pontes e viadutos. (4 h.a.)

2º DIA

13h30 - 18h00 | Programação da Inspeção: Plano de trabalho; Designar atividades; Mitigar situações de risco. (2 h.a.)

13h30 - 18h00 | Projeto de Recuperação ou de Reforço: Ler e interpretar projetos; Cadastrar elementos estruturais. (3 h.a.)

19h00 - 22h40 | Inspeção de Estruturas de Concreto: Tipo de inspeção; Competências do Inspetor I; Relatório de inspeção cadastral; Prazo de validade; Reflexão. (4 h.a.)

3º DIA

08h00 - 18h30 | Método de Ensaios e sua Aplicabilidade na Inspeção de Estruturas de Concreto:

A. Aula Teórica
A1. Coleta de Amostras no Campo: Retirada, identificação, transporte, etc.
A.2. Ensaios para Apoio ao Diagnóstico: Retirada, identificação, transporte, etc. (2 h.a.)

B. Aula de Laboratório: Uso de equipamentos e execução de ensaios (3 h.a.)

Aula Prática: Visita a Obra (5 h.a.)

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)