Entre em contato conosco

EXTENSÃO EM

NBR 6123: 1988 - Forças Devidas ao Vento em Edificações - Interpretação, Definições e Procedimentos

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

NBR 6123: 1988 - FORÇAS DEVIDAS AO VENTO EM EDIFICAÇÕES - INTERPRETAÇÃO, DEFINIÇÕES E PROCEDIMENTOS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO
 
Cada vez mais, os escritórios de engenharia e arquitetura são instigados a projetar estruturas mais leves e esbeltas, utilizando materiais ecologicamente corretos e que apresentem melhores propriedades mecânicas com menor peso próprio, a fim de reduzir as cargas nas fundações e obter o máximo desempenho possível do sistema estrutural adotado. Como consequência, podem-se obter estruturas mais econômicas e com custo reduzido.
 
Um dos principais motivos que levam a criação deste cenário é a competitividade entre grandes construtoras e incorporadoras dentro de um mercado cada vez mais desafiador. É devido a esta busca pela "estrutura ótima" que os efeitos produzidos pela ação do vento acabam sendo extremamente relevantes em estruturas com as características acima, tornando essencial a correta avaliação desta força da natureza, a qual, por vezes, pode causar catástrofes e prejuízos incalculáveis.
 
Estruturas como edifícios industriais, torres de transmissão de energia e outras estruturas treliçadas, possuem baixo peso próprio e são as que mais sofrem com estes efeitos provenientes da força do vento. Por conta disso, o profissional que compreende bem as prescrições da NBR 6123, norma que regulamenta o assunto no Brasil, acaba se tornando um profissional diferenciado e bastante valorizado no mercado de trabalho, uma vez que está apto a projetar estruturas leves e com resistências adequadas, mas sem abrir mão da segurança e conforto necessários.
 
Com base no contexto acima, por entender a importância e necessidade de capacitar cada vez mais os profissionais atuantes nas áreas de engenharia civil, engenharia mecânica e arquitetura, o Instituto IDD oferece o curso de Extensão sobre a NBR 6123: 1988, "Forças devidas ao vento em edificações: Interpretação, definições e procedimentos", o qual aborda de maneira completa a norma brasileira de referência sobre o assunto. 
 
OBJETIVOS DO CURSO
 
O principal objetivo do curso é capacitar o participante a interpretar e utilizar as considerações da norma NBR 6123: 1988 da maneira correta, levando em conta as forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeito de cálculo de estruturas.
 
O curso trabalha para que os participantes possam:
 
1. Compreender os objetivos e entender os conceitos e definições da norma;
2. Determinar a velocidade característica do vento para qualquer região do país;
3. Determinar a força e os coeficientes que devem ser empregados no cálculo de galpões para usos gerais e edifícios de múltiplos andares, bem como em reticulados planos, muros e placas, torres de telecomunicação e transmissão de energia;
4. Considerar os efeitos dinâmicos devidos à turbulência atmosférica em estruturas altas;
5. Executar os exercícios práticos que serão abordados, envolvendo situações reais;
6. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
7. Pesquisar soluções para problemas de engenharia.
 
PÚBLICO-ALVO
 
O curso de Extensão sobre a norma brasileira de vento é destinado aos estudantes de engenharia civil, engenharia mecânica, arquitetura e áreas afins, projetistas de estruturas de madeira, aço e/ou concreto e profissionais envolvidos na área de estruturas que estejam buscando aperfeiçoamento.
 
+ DO CURSO
 
O curso oferecido já foi ministrado em universidades do Paraná e Santa Catarina, bem como abordado em palestras e mini-cursos sobre o assunto em Semanas de Engenharia e Semanas Acadêmicas nas principais universidades do Paraná, sendo esta a segunda edição oferecida no Instituto IDD.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Ação do Vento em Edifícios de Múltiplos Andares
Ação do Vento em Galpões para Usos Gerais
Ação do Vento em Placas e Muros
Ação do Vento em Reticulados Planos
Ação do Vento em Torres de Telecomunicações e Transmissão de Energia
Conceitos e Definições da NBR 6123
Efeitos Dinâmicos Devidos à Turbulência Atmosférica
Exercícios Práticos
Objetivos
Procedimento para Cálculo de Forças Devidas ao Vento em Edificações
Velocidade Característica do Vento
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS
  • 15 de março de 2019
    Por: Instituto IDD

    4 motivos para você investir em inspeção!

    As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

  • 12 de março de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os principais sistemas de contenção

    Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

  • 29 de janeiro de 2019
    Por: Instituto IDD

    Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

    A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

  • 15 de janeiro de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

    O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

  • 20 de dezembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

    Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

  • 05 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

    Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

  • 14 de agosto de 2018
    Por: Instituto IDD

    Protensão no caso de pontes

    A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

  • 02 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

    A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

  • 24 de julho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça os tipos de estacas para fundação

    Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

  • 11 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Quais são as funções do CREA ?

    A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, possui entidades em cada estado do Brasil e constituem a incorporação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agr(...)