EXTENSÃO EM

Reabilitação de Manifestações Patológicas em Pavimentos Asfálticos

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

REABILITAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS

OBJETIVO DO CURSO

Apresentar e aprofundar conhecimentos aos participantes sobre o processo de aplicação de técnicas referente à reabilitação das patologias ocorrentes nos pavimentos asfálticos com ênfase aos aspectos das metodologias analíticas das deteriorações que ocorrem nos mesmos, avaliá-las e utilizar os procedimentos tradicionais de dimensionamentos como soluções de reforços estruturais.

O curso visa fornecer conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Proceder a processos de reabilitação com desenvolvimento de soluções da deterioração dos pavimentos com desempenho estrutural e funcional, dos mecanismos de trincamentos, das deformações e das desagregações, dos gatilhos para reabilitação e da interação entre os defeitos e evolução da deterioração.

2. Ter noções dos defeitos de superfície: tipos e classes de trincas,  afundamentos, ondulação/corrugação, escorregamento, exsudação, desgaste, panelas, deterioração de remendos, estrias longitudinais, bombeamentos e segregação.

3. Avaliar estruturalmente o pavimento: noções de deformabilidade dos pavimentos, deformadas e parâmetros características, medições e aplicações das deflexões recuperáveis, raios de curvatura, definições de segmentos homogêneos, métodos de inventários, avaliação das condições de superfície (DNIT 005/2003 TER, DNIT 006/2003 PRO, DNIT 007/2003 PRO, DNIT 008/2003 PRO e DNIT 009/2003 PRO) e sondagens.

4. Avaliar funcionalmente o pavimento: avaliação subjetiva e objetiva da serventia funcional, irregularidade longitudinal e exemplo de calibração de sistema de medição de irregularidade do tipo-resposta.

5. Avaliar as condições de segurança: aderência pneu/pavimento, coeficientes de atrito, espessura da lâmina d’água, pneumáticos, deslizamento da roda, macrotextura e microtextura e utilização de dados de aderência.

6. Avaliar o tráfego solicitante: contagens manuais, automáticas e por filmagens, carregamento e classificação da frota (portaria 63/2009 do DENATRAN), volume diário médio, correções sazonais, tráfego médio diário mensal, fatores de equivalência de cargas da AASHTO e USACE, fator de veículos e cálculos do número N.

7. Proceder  abordagem de projeto: classificação dos métodos de dimensionamento de reforços estruturais com procedimentos totalmente empíricos (DNER 10/79 PRO e DNER 11/79 PRO),   procedimento empírico-mecanístico (DNER 269/94 PRO) e por desempenho (DNER PRO 159/85).

PÚBLICO-ALVO

No Curso de Extensão da Faculdade IDD em Reabilitação de Patologias em Pavimentos Asfálticos, podem participar técnicos, inspetores e engenheiros projetistas, construtores, fiscais e peritos que atuam e desejam atuar nessa relevante área da engenharia civil.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Reabilitação de Patologia em Pavimentos Asfálticos

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

• 24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

• 20 de julho de 2018

Detalhes do Sistema Drywall

O sistema drywall é composto por uma estrutura metálica de sustentação e placas que ficam em contato com meio externo, elas podem ser de madeira, material cimentício(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 13 de julho de 2018

5 Vantagens de usar vidros refletivos!

As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

• 11 de julho de 2018

Quais são as funções do CREA ?

A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, possui entidades em cada estado do Brasil e constituem a incorporação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agr(...)