EXTENSÃO EM

Reabilitação de Manifestações Patológicas em Pavimentos Asfálticos

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

REABILITAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS

OBJETIVO DO CURSO

Apresentar e aprofundar conhecimentos aos participantes sobre o processo de aplicação de técnicas referente à reabilitação das manifestações patológicas ocorrentes nos pavimentos asfálticos com ênfase aos aspectos das metodologias analíticas das deteriorações que ocorrem nos mesmos, avaliá-las e utilizar os procedimentos tradicionais de dimensionamentos como soluções de reforços estruturais.

O curso visa fornecer conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Proceder a processos de reabilitação com desenvolvimento de soluções da deterioração dos pavimentos com desempenho estrutural e funcional, dos mecanismos de trincamentos, das deformações e das desagregações, dos gatilhos para reabilitação e da interação entre os defeitos e evolução da deterioração.

2. Ter noções dos defeitos de superfície: tipos e classes de trincas,  afundamentos, ondulação/corrugação, escorregamento, exsudação, desgaste, panelas, deterioração de remendos, estrias longitudinais, bombeamentos e segregação.

3. Avaliar estruturalmente o pavimento: noções de deformabilidade dos pavimentos, deformadas e parâmetros características, medições e aplicações das deflexões recuperáveis, raios de curvatura, definições de segmentos homogêneos, métodos de inventários, avaliação das condições de superfície (DNIT 005/2003 TER, DNIT 006/2003 PRO, DNIT 007/2003 PRO, DNIT 008/2003 PRO e DNIT 009/2003 PRO) e sondagens.

4. Avaliar funcionalmente o pavimento: avaliação subjetiva e objetiva da serventia funcional, irregularidade longitudinal e exemplo de calibração de sistema de medição de irregularidade do tipo-resposta.

5. Avaliar as condições de segurança: aderência pneu/pavimento, coeficientes de atrito, espessura da lâmina d’água, pneumáticos, deslizamento da roda, macrotextura e microtextura e utilização de dados de aderência.

6. Avaliar o tráfego solicitante: contagens manuais, automáticas e por filmagens, carregamento e classificação da frota (portaria 63/2009 do DENATRAN), volume diário médio, correções sazonais, tráfego médio diário mensal, fatores de equivalência de cargas da AASHTO e USACE, fator de veículos e cálculos do número N.

7. Proceder  abordagem de projeto: classificação dos métodos de dimensionamento de reforços estruturais com procedimentos totalmente empíricos (DNER 10/79 PRO e DNER 11/79 PRO),   procedimento empírico-mecanístico (DNER 269/94 PRO) e por desempenho (DNER PRO 159/85).

PÚBLICO-ALVO

No Curso de Extensão da Faculdade IDD em Reabilitação de Manifestações Patológicas em Pavimentos Asfálticos, podem participar técnicos, inspetores e engenheiros projetistas, construtores, fiscais e peritos que atuam e desejam atuar nessa relevante área da engenharia civil.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Reabilitação de Manifestações Patológicas em Pavimentos Asfálticos

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)