EXTENSÃO EM

Reabilitação de Manifestações Patológicas em Pavimentos Asfálticos

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

REABILITAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS

OBJETIVO DO CURSO

Apresentar e aprofundar conhecimentos aos participantes sobre o processo de aplicação de técnicas referente à reabilitação das manifestações patológicas ocorrentes nos pavimentos asfálticos com ênfase aos aspectos das metodologias analíticas das deteriorações que ocorrem nos mesmos, avaliá-las e utilizar os procedimentos tradicionais de dimensionamentos como soluções de reforços estruturais.

O curso visa fornecer conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Proceder a processos de reabilitação com desenvolvimento de soluções da deterioração dos pavimentos com desempenho estrutural e funcional, dos mecanismos de trincamentos, das deformações e das desagregações, dos gatilhos para reabilitação e da interação entre os defeitos e evolução da deterioração.

2. Ter noções dos defeitos de superfície: tipos e classes de trincas,  afundamentos, ondulação/corrugação, escorregamento, exsudação, desgaste, panelas, deterioração de remendos, estrias longitudinais, bombeamentos e segregação.

3. Avaliar estruturalmente o pavimento: noções de deformabilidade dos pavimentos, deformadas e parâmetros características, medições e aplicações das deflexões recuperáveis, raios de curvatura, definições de segmentos homogêneos, métodos de inventários, avaliação das condições de superfície (DNIT 005/2003 TER, DNIT 006/2003 PRO, DNIT 007/2003 PRO, DNIT 008/2003 PRO e DNIT 009/2003 PRO) e sondagens.

4. Avaliar funcionalmente o pavimento: avaliação subjetiva e objetiva da serventia funcional, irregularidade longitudinal e exemplo de calibração de sistema de medição de irregularidade do tipo-resposta.

5. Avaliar as condições de segurança: aderência pneu/pavimento, coeficientes de atrito, espessura da lâmina d’água, pneumáticos, deslizamento da roda, macrotextura e microtextura e utilização de dados de aderência.

6. Avaliar o tráfego solicitante: contagens manuais, automáticas e por filmagens, carregamento e classificação da frota (portaria 63/2009 do DENATRAN), volume diário médio, correções sazonais, tráfego médio diário mensal, fatores de equivalência de cargas da AASHTO e USACE, fator de veículos e cálculos do número N.

7. Proceder  abordagem de projeto: classificação dos métodos de dimensionamento de reforços estruturais com procedimentos totalmente empíricos (DNER 10/79 PRO e DNER 11/79 PRO),   procedimento empírico-mecanístico (DNER 269/94 PRO) e por desempenho (DNER PRO 159/85).

PÚBLICO-ALVO

No Curso de Extensão da Faculdade IDD em Reabilitação de Manifestações Patológicas em Pavimentos Asfálticos, podem participar técnicos, inspetores e engenheiros projetistas, construtores, fiscais e peritos que atuam e desejam atuar nessa relevante área da engenharia civil.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Reabilitação de Manifestações Patológicas em Pavimentos Asfálticos

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

• 11 de fevereiro de 2019

• 29 de janeiro de 2019

• 24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)