GRADUAÇÃO EM

Curso Superior De Tecnologia Em Construção De Edifícios

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Portaria do MEC de autorização do curso nº 1298 , de 18 de novembro de 2016.

Exercício Profissional do Tecnólogo - Ementa CONFEA | Resolução Nº 313, de 26 set 1986.

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Com sede em Curitiba, a Faculdade IDD reconhece as oportunidades da Capital Paranaense na área da Construção Civil, a qual emprega por todo o país, 13 milhões de pessoas, e representa atualmente 9% do PIB nacional.

Segundo dados do boletim socioeconômico do Ministério da Educação (MEC) de 2012 - Prefeitura Municipal de Curitiba - mais de 25% dos trabalhadores da área, possuem nível superior. Contexto que os permite aproveitar as oportunidades oferecidas pela região e no Estado, onde mais de 4.000 empresas estão envolvidas em construções de edifícios no Paraná - quatro como destaque entre as 50 maiores do país - e mais de 1.500 em Curitiba e região. Sem falar que a Capital do Paraná já possui mais de 7.200 edifícios e ocupa a 46° posição entre as cidades com o maior número de edifícios no mundo.

Diante desse contexto, o tecnólogo em construção de edifícios atua na equipe de gestão de obras, através do gerenciamento, planejamento e execução de obras de edifícios. Ao profissional cabe orientar, fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento dos serviços da construção, otimizando processos de forma a atingir qualidade, eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente. Essa otimização pede pela produção do planejamento, o acompanhamento e cumprimento do cronograma físico-financeiro, até o gerenciamento de resíduos das obras. O profissional ainda pode trabalhar nas áreas de recuperação e manutenção de edificações, comercialização e logística de materiais de construção, bem como em construtoras; empresas de planejamento; desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; escritórios de projetos (engenharia e arquitetura); Institutos e Centros de Pesquisa, e Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

O conhecimento específico desse profissional é o que faz com que empresas o procurem cada vez mais. Essa procura por profissionais já rendeu para a área até mesmo uma indicação pela Federação Nacional das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em 2013, como uma das profissões do futuro. Isso porque o profissional apareceu na hora certa para suprir uma carência do mercado, já que o engenheiro civil não precisa estar todo o tempo na obra, mas a obra precisa de um profissional muito bem capacitado e direcionando para geri-la.

Para quem tem interesse pela área, o menor tempo de duração do curso também permite uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, possibilitando ainda um investimento posterior em um curso de engenharia, com a equivalência de várias matérias.

OBJETIVOS DO CURSO

Ao formar profissionais para atuarem na área como tecnólogos, com total embasamento sobre gestão, o curso trabalha com temas como comportamento humano nas organizações, planejamento e responsabilidade socioambiental, fornecendo conhecimentos e ferramentas aos alunos para que possam:

1. Ler e interpretar projetos executivos;
2. Aplicar a legislação de Segurança do Trabalho para construção civil;
3. Aplicar Normas Técnicas relacionadas às atividades do processo construtivo;
4. Implantar o canteiro de obras e sua logística;
5. Gerenciar a execução dos serviços preliminares, fundações, estruturas, alvenarias, esquadrias, revestimentos e coberturas;
6. Gerenciar a execução de instalações prediais elétricas, hidrossanitárias e pluviais;
7. Gerir a produção e a destinação dos resíduos produzidos na obra;
8. Realizar controle de qualidade dos materiais e serviços conforme as normas técnicas;
9. Identificar as manifestações patológicas das construções e propor soluções adequadas de manutenção e/ou recuperação;
10. Quantificar serviços, materiais, mão-de-obra e equipamentos;
11. Compor preços e custos unitários;
12. Elaborar cronogramas físico e físico-financeiro;
13. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
14. Auxiliar em soluções para problemas de engenharia.

PÚBLICO-ALVO

O "Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios" da Faculdade IDD destina-se aos atuais e futuros profissionais que desejam uma formação superior específica para atuar na área

+ DO CURSO

O curso é a primeira graduação da Faculdade IDD, contando com docentes reconhecidos nacionalmente como profissionais de referência nas áreas acadêmica e prática.

Conta com aulas práticas e visitas a obras desde o primeiro semestre do curso, além de metodologia diferenciada e preparação do egresso para inserção imediata no mercado.

É a experiência de mais de dez (10) anos investindo na qualidade de cursos de pós-graduação, em prol de uma graduação de excelência.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

PRIMEIRO SEMESTRE | Carga Horária: 400h

Física Aplicada à Construção
Linguagem a Produção de Texto l
Projetos de Construção l