Entre em contato conosco

EXTENSÃO EM

Drones - Teoria e Prática de Voo: O Que Preciso Saber Sobre Essa Tecnologia? Módulo I

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

DRONES - TEORIA E PRÁTICA DE VOO: O QUE PRECISO SABER SOBRE ESSA TECNOLOGIA? MÓDULO I

 

 

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Durante quatro anos o mercado de Aeronaves Remotamente Pilotadas, conhecidas como Drones, esperou por uma regulamentação para o uso comercial, o que se transformou numa realidade em maio de 2017, após uma consulta pública realizada em setembro de 2015. O uso dessa tecnologia tem sido útil em atividades de diversos setores, como a agricultura e a construção civil, e com potencial em diversas outras aplicações como a inspeção de torres e linhas de transmissão, resgate de pessoas, verificação de sinistros na área de seguros e pulverização na agricultura

Estudos apontam que já existam por volta de 900 empresas com atuação em atividades ligadas a Drones no Brasil, entre as quais se destacam empresas de prestação de serviços, fabricação, treinamento, tecnologia, manutenção, seguros, etc. O panorama do mercado mundial de Drones tem mostrado uma tendência de crescimento muito rápida, aliada ao avanço tecnológico das aeronaves e seus componentes. Nesse cenário é fundamental que as empresas invistam em seus profissionais, em novos modelos de negócio e principalmente na criação de produtos diferenciados com maior valor agregado. 

Nesse contexto, o IDD, como instituição de ensino e pesquisa, visa colaborar na formação de profissionais que buscam se aperfeiçoar e adquirir conhecimentos técnicos e de mercado, a partir de informações atualizadas e fundamentadas em projetos realizados por profissionais altamente conceituados no mercado.

OBJETIVOS DO CURSO

O IDD tem uma super novidade para os amantes da tecnologia! O objetivo do curso é apresentar os Drones ou VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados): Como surgiram, seus principais usos, marcas populares, como realizar uma compra satisfatória alinhada ao seu objetivo profissional, princípios legais contemporâneos e como planejar um voo na prática, com o equipamento.

PÚBLICO-ALVO

O curso de extensão em “Drones - Teoria e Prática de Voo. O Que Preciso Saber Sobre Essa Tecnologia? Módulo I”, destina-se a Engenheiros Civis, Arquitetos, Geógrafos, Engenheiros Florestais, Engenheiros Ambientais, Engenheiros Agrícolas, Agrônomos, Tecnólogos em Geoprocessamento, Técnicos Agrícolas, Técnicos Florestais e profissionais que tenham interesse pela área.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

CAPÍTULO 01 – MODELOS EXISTENTES NO MERCADO
1.1 – Conceitos
1.2 – Tipos de Equipamentos Existentes (Multirotor e Asa Fixa)
1.3 – Plataformas Embarcadas (Câmeras e LaserScanner)

CAPÍTULO 02 – LEGISLAÇÃO 
2.1 – Conceitos Legais
2.2 – Uso do Espaço Aéreo
2.3 – Legislação Vigente (Registro na ANAC e Ministério da Defesa)

CAPÍTULO 03 – PROCESSAMENTO DE IMAGENS
3.1 – Resolução das Imagens
3.2 – Que decisão tomar sobre o Software a ser usado?
3.3 – Cartografia 3D ou 2D?
3.4 – Interpretação da Imagem
3.5 - Como fazer um plano de voo correto

CAPÍTULO 04 – VOO EM CAMPO
Voo em campo

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS
  • 15 de janeiro de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

    O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

  • 11 de janeiro de 2019
    Por: Instituto IDD

    5 tendências para Engenharia Civil em 2019

    Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

  • 20 de dezembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

    Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

  • 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

    Por que as paredes estouram?

    Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

  • 30 de novembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é graute?

    Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

  • 20 de novembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

    Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

  • 06 de novembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Fibras de Concreto

    As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

  • 26 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

    A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

  • 17 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 princípios básicos do Lean Construction

    O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

  • 15 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Uso dos gabiões na engenharia civil

    Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)