EXTENSÃO EM

Educação Disruptiva e as Metodologias Ativas de Ensino

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

EDUCAÇÃO DISRUPTIVA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Desde a invenção do mais remoto quadro negro, passando pela chegada do retroprojetor, do videocassete, projetores multimídia e smartboards, é bem provável que o foco da tecnologia em sala de aula foi, e ainda é, a simples apresentação da informação. No século XXI, em razão da disseminação de computadores, tablets, smartphones e de dispositivos móveis, o desafio agora é outro: como acessar, de forma relevante e significativa, a informação.

A tecnologia está mudando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, até mesmo, como exercemos a nossa cidadania. Agora é a vez de transformar também a maneira como aprendemos e ensinamos. Na verdade, já estamos experimentando o ensino de uma maneira completamente diferente. Isso ocorre por conta do avanço tecnológico, que deverá transformar a forma com que as instituições de ensino se relacionam com seus alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Escolas em diversos países, entre eles o Brasil, se adaptam aos novos tempos e, por novos tempos, entenda-se, em muitos casos, a adoção de um novo pensar a educação para a modernidade, com vistas à experiências de aprendizagem e metodologias alternativas inovadoras, ao invés dos tradicionais quadros-negros, slides e livros impressos. Aplicativos, realidade virtual, ensino adaptativo, gameficação, podcasts, entre outros, seduzem gestores, professores e estudantes. Sendo assim, a educação do futuro bate à porta das escolas e, com ela, indagações sobre o futuro da educação.

Afinal, como se sabe, educar em consonância com a atualidade, observando as demandas da geração Z e dos nativos digitais, não se limita a oferecer, em sala de aula, o que há de mais moderno em tecnologia da informação e da comunicação. É o caso, portanto, de discutir o que esperar dessa tecnologia. Encontrar com clareza os processos para que ela realmente beneficie o processo de ensino e aprendizagem. O debate está em curso há anos e, para que possamos realmente experimentar e tangibilizar a educação com inovação, o IDD oferece o curso de Educação Disruptiva e as Metodologias Ativas de Ensino, aos educadores do Século XXI.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso fornece conhecimentos e ferramentas aos profissionais da educação para que possam:

1. Compreender o cenário educacional para o século XXI;
2. Transformar a sua aula para atender às demandas dos alunos nativos digitais;
3. Entender o conceito de Metodologias Ativas de Ensino;
4. Aplicar metodologias atuais de ensino;
5. Utilizar ferramentas digitais para potencializar o aprendizado dos alunos;
6. Usar dados e estatísticas em tempo real na sala de aula;
7. Implementar processos para garantir o aprendizado da turma;
8. Desenvolver facilmente objetos de aprendizagem;
9. Reorganizar as suas aulas de acordo com as novas tendências educacionais.
10. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados à área;
11. Pesquisar soluções para problemas da área.

PÚBLICO-ALVO

O curso de Extensão em Educação Disruptiva e as Metodologias Ativas de Ensino, destina-se a Professores dos segmentos de Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Ensino Superior, Diretores, Gestores e Coordenadores Educacionais.

+ DO CURSO

O curso oferece reflexões, debates e muita mão na massa nas áreas de: Educação para o Século XXI; Peer Instruction; Flipped Classroom; Workshop - Criação de Objetos de Aprendizagem; Tendências e Tecnologias que Impactarão a Educação.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Inovação e Disrupção

Flipped Classroom

Peer Instruction

Experiência Imersiva

Falsa Sensação de Fluência

Neurociência na Educação

Team Based Learning

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)