Entre em contato conosco

PÓS-GRADUAÇÃO EM

Energias Renováveis

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

ENERGIAS RENOVÁVEIS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Segundo o Balanço Energético Nacional (2013), fatores como o aumento da população mundial, do número de veículos por habitante e da renda per capita, estão mudando o perfil de consumo brasileiro, em um ritmo que não consegue ser acompanhado pela capacidade de produção e distribuição de energia.

Comparativamente, um cidadão norte americano consome por ano, cerca de cinco vezes mais energia que um brasileiro e quatro vezes mais que um chinês. Essa análise permite concluir que o crescimento da demanda por energia de países como os Brics tende a aumentar consideravelmente. O mesmo relatório também alerta que, em pleno século 21, cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade, e outros 2,8 bilhões de pessoas ainda utilizam madeira ou outros tipos de biomassa para cozinhar e aquecer suas casas.

O consumo de energia no Brasil cresceu quatro vezes mais que o PIB. A energia produzida pelas usinas hidrelétricas está sendo afetada pela sazonalidade mas, para compensar, a utilização de usinas termelétricas tem aumentado - o que impactou diretamente o custo da energia nos últimos anos.

Para melhorar o atendimento da população e reduzir custos, o país necessita utilizar novas fontes de energia, melhorar a distribuição e racionalizar o consumo.

Fontes alternativas de energia, como a eólica, a solar e a biomassa, já estão sendo exploradas por empresas estatais, grandes multinacionais produtoras de energia e até por pequenos consumidores através das Micro-Grids

Esse cenário de falta de recursos e necessidade de crescimento faz com que o mercado esteja aquecido, com alto volume de investimentos no setor. O Brasil precisa de novas fontes de energia, instalação de novas usinas, melhorias na estrutura de distribuição e principalmente de profissionais capacitados para atuar com os diversos tipos de energia.

Diante deste contexto e por acreditar na importância da área dentro da Engenharia Elétrica e de Energia, o Instituto IDD em parceria com a Trend Innovation Labs, oferta o curso de pós-graduação em Energias Renováveis, que abrange com profundidade o tema, explorando o setor de energia nos seus principais aspectos: a geração sustentável, a comercialização e a conservação da energia.

OBJETIVOS DO CURSO

Ao apresentar alternativas de geração, comercialização e conservação de energia, o curso viabiliza que os alunos sejam capazes de: 

1. Identificar formas de produção de energia disponíveis na matriz energética;
2. Conhecer as principais formas de produção de energia renovável: Hidrelétrica (PCHs e CGHs), Eólica, Solar, Biomassa e Biocombustíveis;
3. Identificar tecnicamente as melhores alternativas de geração de energia para cada tipo de aplicação e região.
4. Conhecer modelos de comercialização de energia, modelos de financiamento de projetos e os smartgrids;
5. Elaborar planos de viabilidade de implantação para os sistemas de geração de energia renovável;
6. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
7. Pesquisar soluções para problemas da área.

PÚBLICO-ALVO

O curso de pós-graduação em Energias Renováveis destina-se aos Profissionais graduados em cursos de Engenharia, Tecnologia, Meio Ambiente e áreas correlatas, assim como para profissionais que desejam atuar na área.

+ DO CURSO

A pós-graduação em Energias Renováveis é um dos primeiros cursos do IDD focado em outras áreas da engenharia e além desse campo, se apresentando como um grande passo para a instituição e seu trabalho que conta com mais de 8 anos.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Energia e Meio Ambiente
Empreendedorismo / Metodologia
Biomassa e Biocombustíveis
Energia Eólica
Energia Solar
Energia Hidrelétrica PCHs e CGHs
Comercialização de Energia e Smart Grids
Eficiência Energética
TCC - Empreendedor | Plano de Negócios

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS
  • 25 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 4 edifícios mais altos do mundo!

    Ao redor do mundo existem diversas construções de cair o queixo, com centenas de metros de altura, algumas edificações encantam por sua magnitude. Veja a seguir a lista dos(...)

  • 24 de maio de 2018
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

    O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

  • 22 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

    Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

  • 18 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

    Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

  • 17 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

    O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

  • 16 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é a norma de desempenho NBR 15575?

    Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)

  • 15 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Você sabe o que faz um Tecnólogo em Construção de Edifícios?

    O mercado de trabalho pede cada vez mais rapidez na formação profissional, por isso está se tornando muito comum as pessoas optarem por cursos superiores de tecnologia, esses curs(...)

  • 14 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Casa se monta sozinha em apenas 5 minutos!

    No final de abril de 2018, a Ten Fold Engineering apresentou ao público a primeira unidade de seu edifício auto desdobrável e transportável, chamado de TF-64.  O model(...)

  • 11 de maio de 2018
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    Você conhece o arquiteto Balkrishna Doshi?

    Balkrishna Doshi, foi o primeiro indiano a receber o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Aprendiz de Le Corbusier e Louis Kahn, Doshi e é conhecido por unir a visã(...)

  • 10 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 novas tendências da construção civil

    Já estamos na metade de 2018, porém o uso de determinadas tecnologias está em alta, vamos trazer para você algumas dessas tecnologias e como são usadas para melhorar (...)

***1