Entre em contato conosco

PÓS-GRADUAÇÃO EM

Engenharia de Avaliações e Perícias

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS


CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO
 
Os custos de manutenção, segundo a lei de Sitter, quando executados preventivamente são 5 vezes menores que quando executados de maneira corretiva. As edificações devem passar por inspeções periódicas para garantir que os custos com manutenção sejam reduzidos e que a vida útil da edificação seja garantida. Com o passar do tempo também surgem manifestações patológicas em edificações pelas mais diversas causas, sendo que o tratamento deve ser realizado após um correto diagnóstico. Estudos apontam que 55% dos problemas encontrados em edificações, quando diagnosticados, já encontram-se em situação crítica e necessitam de reparos urgentes. Esta necessidade urgente de reparo, na grande maioria dos casos, deve-se a execução anterior de processos incorretos de manutenção. A engenharia diagnóstica é a área da engenharia civil e da arquitetura que trata do correto diagnóstico, prognóstico e tratamento das estruturas e manifestações patológicas em edificações. Diversas cidades do Brasil possuem leis que indicam que edificações de uso coletivo, de determinado porte, são obrigadas a contratar um profissional habilitado para a realização de um laudo de inspeção periodicamente. 
 
A determinação correta do valor de mercado de um bem é uma área de especialização da engenharia civil e da arquitetura conhecida como engenharia de avaliações. Todos os processos de cálculo do valor de mercado de um imóvel são normatizados pela NBR 14.653 - Avaliação de Imóveis, e são de atribuição do arquiteto e do engenheiro civil. O cálculo do valor de mercado de um imóvel aplica técnicas de estatística, regressão linear múltipla, matemática financeira, orçamentos de obras, análise de investimentos, projeto e desenvolvido de empreendimentos, negócios imobiliários, entre outras. Hoje 100% das operações de crédito imobiliário, antes de serem efetivadas, necessitam de um laudo de avaliação do imóvel emitido por um engenheiro civil ou arquiteto. Assim como processos judiciais de ações renovatórias de aluguel, inventários, partilha de bens, disputas, entre outros processos relacionados ao valor de mercado de imóveis, também necessitam de avaliações efetuadas pelos mesmos profissionais especialistas.
 
Em ações judiciais, se o juiz de direito não possui conhecimento técnico sobre determinado assunto, é indicado um perito para auxiliá-lo na análise da questão. As partes envolvidas no processo também indicam os chamados assistentes técnicos, que são profissionais com especialização no assunto analisado. Os processos judiciais possuem ritos e procedimentos para sua execução, os quais o profissional de engenharia e de arquitetura deve dominar ao iniciar suas atividades na área de engenharia legal.
 
O curso de especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias do Instituto IDD aborda as três áreas indicadas: engenharia diagnóstica; engenharia de avaliações; e engenharia legal; possibilitando ao profissional atuar em diferentes campos. O especialista nas áreas pode atuar ainda como funcionário de empresas públicas e privadas, se tornar proprietário de sua própria empresa ou atuar como autônomo. Muitos profissionais inclusive, trabalham com outra área de atuação, e desenvolvem atividades de maneira autônoma em perícias e engenharia de avaliações como segunda atividade.
 
OBJETIVOS DO CURSO
 
O curso tem como objetivo capacitar o profissional da engenharia civil e da arquitetura a atuar em engenharia diagnóstica, engenharia de avaliações e engenharia legal. Proporciona ao profissional o conhecimento para atuar na elaboração de laudos técnicos, perícias, avaliações de imóveis urbanos e diagnósticos, como perito judicial e assistente técnico nas áreas de seu domínio, tornando-o apto a:
 
1. Elaborar laudos técnicos;
2. Efetuar perícias de engenharia;
3. Elaborar planos de manutenção de edificações;
4. Realizar avaliações de imóveis segundo a NBR 14.653;
5. Efetuar inspeções prediais;
6. Analisar e efetuar ensaios tecnológicos de diagnóstico;
7. Diagnosticar manifestações patológicas;
8. Realizar vistorias;
9. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
10. Pesquisar soluções para problemas de engenharia.
 
PÚBLICO-ALVO
 
O curso de pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias do IDD destina-se aos estudantes e graduados em engenharia civil e arquitetura, tecnólogos em construção civil e demais profissionais da área que atuam ou desejam atuar com engenharia legal, engenharia diagnóstica e engenharia de avaliações.
 
+ DO CURSO
 
O curso dispõe de aulas práticas como execução de inspeção predial e de estruturas; ensaios tecnológicos; prática de avaliações de imóveis; e prática de perícias e softwares para avaliação de imóveis. Contando ainda com docentes reconhecidos nacionalmente como profissionais de referência nas áreas acadêmica e prática.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Fabiano Romanel, M.sc.

INOVA OBRAS E MANUTENÇÃO - PR

Nathalie Cavalcanti, M.sc.

Avaliações e Perícias de Eng. - PR

Eduardo Baduy, Esp.

Regression Engenharia - PR

Eduardo Pizzatto Schultz, Esp.

Eduardo Pizzatto Advocacia - PR

Marcelo Medvid, Esp.

Regression Engenharia - PR

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Perícias em Sistemas de Impermeabilização
Conceitos de Patologia nas Estruturas de 
Concreto Aplicados a Perícias
Avaliação de Imóveis Urbanos
Inferência Estatística 
Conceitos de Patologia nas Construções 
Aplicados a Perícias - Revestimento 
Ensaios para Diagnóstico
Avaliações Econômicas
Avaliação por Tratamentos de Fatores
Inspeção Predial
Orçamento de Obras e Quantificação de Custos
Noções de Direito e Prática Processual
Inferência Estatística Avançada
Prática de Avaliação de Imóveis
Inovação e Empreendedorismo
Perícias Ambientais
Redação de Laudos Técnicos
Avaliações de Aluguéis
Desempenho das Edificações segundo
a NBR 15575
Prática de Perícias
Problemas Construtivos e Aspectos Técnicos Legais
Avaliações de Glebas Urbanizáveis
Avaliação de Empreendimentos
Avaliação de Máquinas e Empreendimentos
Deteriorização de Estruturas
Especificação de Produtos e Técnicas de 
Recuperação.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS
  • 11 de janeiro de 2019
    Por: Instituto IDD

    5 tendências para Engenharia Civil em 2019

    Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

  • 15 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Uso dos gabiões na engenharia civil

    Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

  • 01 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de barragens mais usadas na engenharia

    A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

  • 13 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

    A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

  • 30 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

    Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

  • 23 de abril de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas rápidas para alavancar a carreira na Engenharia

    Na atual crise que assola o país, é importante se destacar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Não basta ser um ótimo engenheiro, é necessário que(...)

  • 09 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

    Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

  • 27 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 2

    Agora você confere a segunda parte da lista dos softwares de Engenharia!AUTOCAD CIVIL 3DO AutoCAD Civil 3D é também fornecido pela AutoDesk, seu foco é a criaçã(...)

  • 20 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 1

    Aqui vai uma lista para você que está iniciando sua carreira profissional ou que deseja conhecer um pouco mais do mundo da Engenharia!AutoCAD É um dos softwares tipo CAD mais (...)

  • 23 de fevereiro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 softwares para dar um show na Engenharia Estrutural!

    Confira as ferramentas que vão transformar o seu trabalho na hora de produzir projetos de Engenharia Estrutural! Buscando aprimorar a construção de estruturas, os profissiona(...)