Entre em contato conosco

PÓS-GRADUAÇÃO EM

Gestão Lean Six Sigma Black Belt

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

GESTÃO LEAN SIX SIGMA BLACK BELT

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Organizações de quaisquer áreas buscam aprimorar a qualidade em seus vários aspectos, em busca de maior competitividade. Tal competitividade se dá muitas vezes através da redução da variabilidade e incremento da qualidade dos processos, associada a eliminação de desperdícios. A partir deste pressuposto, o curso de Gestão Lean Six Sigma Black Belt visa apresentar aos alunos as melhores práticas e conceitos de melhoria contínua pela perspectiva da consagrada metodologia Six Sigma. Desenvolvida pela Motorola na década de 80, essa metodologia foi incrementada com a adição do Lean Manufacturing e de algumas ferramentas modernas de gestão, pela General Electric na década de 90. Considerada recente, ela pode ser aplicada a qualquer organização e tem impacto significativo no desempenho da empresa, refletido em indicadores como custo, qualidade, entrega, moral e segurança. Tudo isso visando garantir a operação de um sistema produtivo eficiente, eficaz e sustentável.

O curso foi criado por Masters Black Belts com vasta experiência de mercado de trabalho e em formação de Black Belts e especialistas da área de operações, atuantes em organizações de manufatura e serviços Classe Mundial. Sua construção foi baseada nos anseios e necessidades de empresas da área ao buscar profissionais graduados em Six Sigma no mercado de trabalho.

Estes Master Black Belts atuantes em empresas de manufatura e serviços (e professores), ministram aulas baseadas não somente na teoria acadêmica, mas em suas experiências no mercado de trabalho. O corpo docente procura formar indivíduos alinhados com as necessidades das empresas no momento atual e que vislumbrem o futuro.

O curso de Gestão Lean Six Sigma Black Belt do IDD proporciona um processo de aprendizado da metodologia Six Sigma, fortemente embasada em estatística e aplicada a produtos e serviços. Abordando aspectos teóricos e práticos do dia-a-dia das operações das organizações, o curso possibilita a produção de um projeto prático em uma empresa real (com duração de aproximadamente 12 meses) visando explorar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a execução de um Projeto de Melhoria Six Sigma Black Belt.

Ao final do curso, o estudante que finalizar com êxito o Projeto Six Sigma Green Belt, receberá além do Certificado de Especialista em Gestão Lean Six Sigma Black Belt, o Certificado de Six Sigma Green Belt, atestando conhecimentos teóricos e práticos na metodologia Six Sigma e na ferramenta DMAIC, super valorizada no mercado.

É por acreditar na importância da área dentro da estratégia das organizações, que o Instituto IDD, em parceria com o Lean Management Lab (LM Lab), oferta o curso de pós-graduação a nível de especialização em Gestão Lean Six Sigma Black Belt, que abrange com profundidade os temas pertinentes a esta função, e aliada a Dupla Certificação Especialista + Six Sigma Black Belt, garante profundo aprendizado teórico e prático.

OBJETIVOS DO CURSO

1. Preparar, atualizar e qualificar profissionais envolvidos com processos da metodologia Six Sigma, em todos os tipos de organizações, em quaisquer setores ou ramos de atividade;
2. Possibilitar a visão mais ampla da gestão de sistemas produtivos das organizações, entendendo suas inter-relações com outras áreas e também a organização como um sistema. 
3. Gerenciar e implantar processos de incremento de produtividade e melhoria contínua dos processos em todos os tipos de organizações, públicas ou privadas, em quaisquer ramos de atividade, visando aumentar a competitividade das empresas no mercado; 
4. Desenvolver a análise crítica dos processos internos e externos impactantes na produtividade da organização, mantendo o foco no resultado;
5. Criar a cultura do trabalho em equipe, desenvolvendo a liderança e a proatividade - Transformar profissionais em agentes de mudança com foco na melhoria contínua de processos necessários para o mercado de trabalho no momento em que vivemos;
6. Dominar as principais técnicas e ferramentas do Six Sigma;
7. Certificar o aprendizado teórico e prático através de projeto prático orientado - TCC Hands on Six Sigma Green Belt;
8. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
9. Pesquisar soluções para problemas da área.

PÚBLICO-ALVO

O curso de pós-graduação em Gestão Lean Six Sigma Black Belt destina-se aos profissionais com formação superior, atuantes em empresas públicas ou privadas, em quaisquer áreas e que estejam envolvidos direta ou indiretamente com processos produtivos, engenharia de produção, processos produtivos, gestão e controle de qualidade, ou ainda, que pretendam ingressar nesta promissora área de trabalho.

+ DO CURSO

O curso oferece Dupla Certificação fornecendo aos estudantes o Certificado de Especialista em Gestão Lean Six Sigma Black Belt, e também o Certificado Six Sigma Green Belt, ao término do TCC HANDS ON

Conta ainda com aulas ministradas por professores da área, atuantes como profissionais sêniores de empresas reconhecidamente Classe Mundial. O corpo docente ministra aulas baseadas não somente na teoria acadêmica, mas em suas experiências no mercado de trabalho, procurando formar indivíduos alinhados com as necessidades das empresas para o momento atual em que vivemos.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Gestor Lean - Cultura & Liderança | 30 h.a.
Hoshin Kanri - Gerenciamento por Diretrizes e da Rotina | 30 h.a. 
Fundamentos do Lean Thinking e Mapeamento de Fluxo de Valor | 30 h.a.
Green Belt I - Define e Measure | 30 h.a. 
Green Belt II - Analyze, Improve e Control | 30 h.a. 
Gestão do Projeto Black Belt e Cases Aplicados | 30 h.a.
Controle Estatístico de Processos (CEP) | 30 h.a.
Avaliação de Sistemas de Medição (MSA) | 30 h.a.
Análise Estatística Aplicada a Processos I | 30 h.a.
Análise Estatística Aplicada a Processos II | 30 h.a.
Delineamento de Experimentos (DOE) | 30 h.a.
Design for Lean Six Sigma - DMADV | 30 h.a.
TCC Hands On - Black Belt | 60 h.a.

Atividade Complementares | 72 h.a.

Carga Horária Total | 492 h.a.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS
  • 15 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Uso dos gabiões na engenharia civil

    Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

  • 04 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça as vantagens da laje de isopor!

    Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

  • 01 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de barragens mais usadas na engenharia

    A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

  • 25 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

    A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

  • 20 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

    Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

  • 13 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

    Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

  • 10 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

    No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

  • 05 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

    Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

  • 03 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

    As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

  • 28 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

    Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

***1