PÓS-GRADUAÇÃO EM

Pontes e Grandes Estruturas Viárias com Ênfase em Projetos

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

PONTES E GRANDES ESTRUTURAS VIÁRIAS COM ÊNFASE EM PROJETOS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Com o aumento da população, do consumo e o crescimento das cidades, torna-se indispensável a implantação de interseções e passagens em desnível (pontes e viadutos) a fim de atender a evolução da demanda de tráfego, possibilitando assim agilidade e conforto de transporte, necessidades da rotina moderna.

Para tanto, exige-se do profissional engenheiro conhecimento aprofundado do tema, sensibilidade e experiência no momento de projetar. Por isso, o Instituto IDD oferece o curso de pós-graduação em Pontes e Grandes Estruturas Viárias com Ênfase em Projetos, como instrumento de capacitar plenamente os profissionais a produzir projetos na área, suprindo assim a demanda pela implantação e manutenção de obras de arte especiais.

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais capazes de elaborar projetos estruturais completos de pontes em nível executivo, através da simulação da rotina e da prática profissional das empresas de consultoria especializadas no ramo, tornando o profissional apto a:

1. Calcular e projetar obras de arte especiais
2. Desenvolver modelos de elementos finitos com o uso de software comercial para obras de arte especiais;
3. Identificar interferências e problemas na concepção de projetos e propor soluções otimizadas;
4. Elencar os elementos técnicos necessários à elaboração dos projetos;
5. Conhecer detalhadamente os sistemas construtivos existentes para obras de arte especiais e correntes;
6. Atuar na inspeção e manutenção de obras de arte especiais;
7. Gerenciar projetos de obras de arte especiais e correntes;
8. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
9. Pesquisar soluções para problemas de engenharia.

PÚBLICO-ALVO

curso de pós-graduação em Pontes e Grandes Estruturas com Ênfase em Projetos, destina-se aos graduados da engenharia civilengenharia mecânicaarquitetura e urbanismo e demais profissionais com vocação para estudos avançados no tema.

+ DO CURSO

curso conta com aulas que traçam um paralelo entre os modelos clássicos acadêmicos e as mais modernas práticas de modelagem computacional (método dos elementos finitos) para obras de arte especiais, ministradas por profissionais de grande destaque da engenharia estrutural brasileira, sendo um curso pioneiro na área de pós-graduação (Lato Sensu) no Brasil.

Como pré-requisitos para o ingresso no programa, o profissional deve possuir graduação em engenharia ou ciências exatas. É aconselhável conhecimento intermediário em AutoCad e Microsoft Excel.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Efeitos Dinâmicos em Pontes e Viadutos
Projeto Geométrico e Pavimentação de Rodovias
Tópicos Avançados em Concreto Armado
Tópicos Avançados em Concreto Protendido
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
  • 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

• 02 de julho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 07 de maio de 2018

Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

• 17 de abril de 2018

Pontes incríveis pelo mundo!

Hoje vamos conhecer algumas das mais incríveis pontes ao redor do mundo, modernas ou tradicionais as pontes são um grande desafio para os engenheiros e arquitetos.  Ponte de Vi(...)

• 09 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado

As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

• 17 de julho de 2017

Estruturas de concreto protendido: fatos que você precisa conhecer

Se você quer trabalhar com o material, precisa saber de alguns fatos básicos para se sair bem na sua construção. Vem conferir eles com a gente!Antes de falar sobre o assunto(...)

• 21 de junho de 2017

As 4 estruturas de pontes com que você precisa saber lidar!

Tipos de estruturas de pontes existem aos montes, mas existem quatro tipos de pontes com que todo engenheiro precisa saber trabalhar de olhos fechados! Vem saber quais são elas.Resultado de ano(...)